TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquisição de imóveis por escalada

Tese: Aquisição de imóveis por escalada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Tese  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

kkfkdkcnkdcd

mbbbnbnmbmn

Aquisição da propriedade imobiliária por ascessão

A acessão está prevista no novo Código Civil Brasileiro do artigo 1.248 ao artigo 1.259. Segundo Clóvis Beviláqua, trata-se de modo originário de adquirir, em virtude do qual fica pertencendo ao proprietário tudo quanto se une ou se incorpora ao seu bem. Já Orlando Gomes define: é uma alteração quantitativa ou qualitativa da coisa...o aumento do volume ou do valor do objeto da propriedade devido a forças externas.

São duas as modalidades de acessão, a natural, que acontece por causas naturais, e a artificial ou industrial que se dá por causas artificiais, ou seja, do trabalho do homem. A acessão por causas naturais se subdivide em formação de ilhas, aluvião, avulsão e abandono de álveo. Já a acessão por causas artificiais se limita a plantações e construções, essas são as formas previstas pelo Código Civil.

Acessão por causas naturais

Formação de ilhas

Diversos motivos podem ocasionar a formação de ilhas em rios, movimentos sísmicos, depósito contínuo de areia e cascalho, ou rebaixamento de águas são alguns deles. Para se averiguar quem será o proprietário de tal propriedade recém surgida, é necessário seguir algumas regras previstas no Código Civil. Por exemplo, há a necessidade de traçar-se uma linha imaginária, chamada pela doutrina de mediana, dividindo o rio ao meio. Tal linha seria o suficiente para definir até onde o proprietário do terreno ribeirinho fronteiro terá direito de propriedade na ilha. A parte da ilha encontrada da linha mediana até a margem direita, seria do proprietário do terreno fronteiro da direita, já a porção da ilha que se encontra entre a linha mediana e a margem esquerda do rio, seria do proprietário do terreno fronteiro da esquerda.

Se a ilha formada ficar localizada, na sua totalidade, em apenas uma das metades do rio, ou seja, em apenas um dos lados da linha mediana, o direito de propriedade será atribuído apenas ao proprietário do terreno ribeirinho fronteiro daquela margem do rio. Por exemplo, se ao traçar-se a linha mediana ficar constatado que a ilha em questão está totalmente entre a linha mediana e a margem direita do rio, a ilha será apenas do proprietário do terreno ribeirinho fronteiro daquela margem do rio, o proprietário do terreno ribeirinho fronteiro da esquerda não terá direito a nada.

Já se a ilha resultar da formação de um novo braço do rio que “corta” a terra, tal ilha formada pertencerá ao proprietário que perdeu terras pela mudança do curso da água, ocasionando a formação de uma ilha nova.

Aluvião

A aluvião se dá com o paulatino acréscimo de terras às margens de um rio ou de uma corrente, por conta de desvio de águas, ou lentos e, por isso, imperceptíveis depósitos ou aterros naturais. A propriedade que surge por aluvião será considerada do dono do imóvel ao qual tais terras novas se aderiram. Não existe aluvião artificial, não sendo considerado aluvião todo e qualquer trabalho que o proprietário ou alguém faça para que a propriedade avance por cima das águas de um rio.

A aluvião própria acontece pelos depósitos ou aterros naturais, já a aluvião imprópria se dá pelo afastamento das águas do rio, descobrindo parte do álveo.

Em caso de a aluvião aumentar a propriedade de mais de uma pessoa, cada uma terá direito baseado nas testadas daquilo que já possuíam antes do fenômeno.

Avulsão

Um evento natural de força violenta pode ocasionar a avulsão, que se trata do descolamento de uma porção de terra de uma propriedade e a posterior fixação de tal porção a outra propriedade, ocasionando a óbvia diminuição da primeira e o conseqüente aumento da segunda.

O proprietário do terreno que sofreu um aumento será obrigado a ressarcir o proprietário cujas terras sofreram uma diminuição, pagando o valor equivalente à terra que sofreu avulsão. Porém, para que tal pagamento ocorra, é necessário que o proprietário cujas terras foram diminuídas se manifeste exigindo o pagamento, caso contrário, o proprietário que teve suas terras aumentadas as manterá sem qualquer custo. O prazo para se exigir o pagamento é de 1 (um) ano após o acontecimento da avulsão, decaindo do direito de ressarcimento o proprietário que não se manifestar nesse período de tempo.

Já se o proprietário que se beneficiou não aceitar efetuar o pagamento pelo aumento que suas terras sofreram, deverá concordar com a remoção da terra que havia sido agregada a sua propriedade.

Abandono de álveo

É a mudança natural do curso de um rio, fazendo com que terras cobertas de água fiquem secas, podendo ser incorporadas às propriedades ribeirinhas fronteiras. Nessa forma de aquisição por acessão, seguem-se as mesmas regras da formação de ilhas, com a utilização da linha mediana (linha imaginária) para saber até onde o proprietário do terreno ribeirinho fronteiro da direita terá direito sobre as novas terras, e até onde o proprietário da esquerda terá direito sobre as mesmas terras.

O desvio do curso de um rio, consequentemente, alagará e fará inútil uma outra área, cujo proprietário não terá direito à indenização nenhuma pelo fato de o agente causador do alagamento de suas terras ser natural e, como se sabe, ninguém pode ser culpado pelo fortuito.

Acessão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com