TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem Wal - Mart - Estudo de Caso

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Logística de Distribuição  –   Professor: Gunnar Rauert Pereira

Caso 4. “Wal-Mart e Procter & Gamble”

A forma como a Wal-Mart, trabalha com a Procter & Gamble, no controle de seus estoques de fraldas descartáveis Pampers.

Trata-se de um item volumoso que exige um espaço de armazenagem enorme em relação ao seu valor. A Wal-Mart mantinha os seus estoques de Pampers em seus centros de distribuição, dos quais supria os pedidos de suas lojas. Quando os estoques do centro de distribuição começavam a baixar, a Wal-Mart encomendava mais fraldas à P&G.

A administração de estoques é uma delicada atividade de equilíbrio. Estoques insuficientes descontentam os clientes e provocam a perda de vendas. Estoques excessivos acarretam custos financeiros e de estocagem elevados. Ademais, a gestão de estoques é, em si mesma, uma atividade cara. Com o intuito de melhorar esse aspecto de suas atividades, a Wal-Mart dirigiu-se à P&G com a observação de que esta, provavelmente, sabia muito mais sobre a movimentação de fraldas, pois contava com informações sobre padrões de consumo e reposição de varejistas em todos os Estados Unidos. A Wal-Mart sugeriu, portanto, que a P&G assumisse a responsabilidade de lhe informar quando solicitar as Pampers para o seu centro de distribuição e em que quantidades. Diariamente, a Wal-Mart informaria à P&G a quantidade de estoques transferidos do centro de distribuição para as lojas. Quando julgasse apropriado, a P&G avisaria à Wal-Mart estar na hora de encomendar uma determinada quantidade. Se a recomendação não ferisse o bom senso, a Wal-Mart a aprovaria e a P&G expediria os produtos.

O novo sistema funcionou tão bem que, com o tempo, a Wal-Mart sugeriu à P&G que, doravante, eliminasse a recomendação de compra e, simplesmente, remetesse as fraldas que julgasse necessárias. Em outras palavras, a Wal-Mart transferiu a sua função de reposição dos estoques para o seu fornecedor, ilustrando o princípio, da reorganização do trabalho através das fronteiras organizacionais. Nesse caso, porém, as fronteiras foram interempresas, e não intra-empresa. Ambas as empresas se beneficiaram. A “P&G” teve que entender que a Wal-Mart não é um cliente, mas sim, é o seu canal de distribuição!.

A Wal-Mart eliminou os custos da manutenção de seus estoques de Pampers. Os estoques são geridos mais eficazmente, pois a P&G está mais qualificada para essa tarefa do que a Wal-Mart. Por conseguinte, o varejista trabalha com menos estoques e, mesmo assim, não sofre situações de falta de estoques. Os níveis reduzidos de estoques liberam espaço no centro de distribuição da Wal-Mart e reduzem a sua necessidade de capital de giro para financiar esses estoques. Na realidade, a gestão dos estoques foi tão otimizada, que os produtos percorrem o centro de distribuição e as lojas da Wal-Mart e chegam às mãos do consumidor antes que a Wal-Mart tenha de pagá-los à P&G. Quando chega a pagar, a Wal-Mart utiliza dinheiro já recebido dos consumidores. Quer chamemos esse esquema de custos financeiros dos estoques negativos ou retorno do capital infinito, trata-se de um paraíso para a Wal-Mart.

Outras empresas também poderiam fornecer fraldas à Wal-Mart, mas a P&G adiciona valor às que fornece ao executar o processo de gestão dos estoques. Em conseqüência, ela é a fornecedora preferencial dessa grande cadeia varejista. Como tal, desfruta de espaço adicional nas prateleiras das lojas da Wal-Mart e o disputado espaço nas extremidades dos corredores. O processo pós-reengenharia também trouxe grandes benefícios Internos à P&G. Primeiro, a empresa consegue gerir as suas operações de fabricação e logística mais eficientemente, agora que dispõe das informações de que precisa para projetar melhor a demanda do produto. Os estoques não mais são transferidos para a Wal-Mart irregularmente e em grandes lotes, mas continuamente e em lotes pequenos. Esse tipo de acordo entre fabricante e varejista, conhecido como "reabastecimento contínuo", também é adotado por outras empresas, a exemplo da Levi Strauss com muitos de seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (320.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com