TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte da guerra (sun tsun)

Por:   •  30/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

        

   

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

TEMA: A Arte da Guerra

                           (Sun Tzu)

BRUNO DE CÁSSIO PONTES (377866)

RENATA MARIA NOVAIS DA SILVA (859734)

VALERIA S. SOUZA (296959)

Belo Horizonte 2015

[pic 2]

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

        

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

TEMA: A Arte da Guerra

                           (Sun Tzu)

Trabalho Acadêmico apresentado ao curso de graduação da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

                                                                                                           

                                                                                         

                         Orientador (a): Ariane Rocha Albergaria

BRUNO DE CÁSSIO PONTES (377866)

RENATA MARIA NOVAIS DA SILVA (859734)

VALERIA S. SOUZA (296959)

Belo Horizonte 2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO.................................................................06

3 CONCLUSÃO..............................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................11


1 INTRODUÇÃO

Arte da Guerra (Ping-fá)

Sun Tzu

Escrito a mais de 2.500 anos por Sun Tzu um dos mais respeitados e admiráveis pensadores militares da história, Arte da Guerra (Ping-fa) constitui-se no mais antigo tratado sobre estratégia militar que se tem noticias e inclui-se seguramente entre os clássicos mais lidos sobre o assunto em todos os tempos. Embora as informações sobre o autor hoje disponíveis sejam esparsas e fragmentadas, os registros mais antigos apontam-no como um general chinês que viveu o Século V a.C contemporâneo de Confúcio no final do período da primavera e do Outono (703 a 481 a.C) fase turbulenta da história da China que assiste a derrocada da dinastia Chow e via os pais mergulhados em sangrentos e prolongados conflitos internos.

Descoberto o Século VIII a.C pelos Japoneses que foram estudar civilização na China, rapidamente se difundiu em toda a Ásia Continental e no Japão, Sun Tzu logo se tornou familiar aos Samurais que adotaram seus preceitos como base de sua doutrina militar; na Europa Sun Tzu chegaria somente em 1782, levado pelo Jesuíta Francês Joseph M.Amiot que viveu na China e traduziu para seu idioma, entretanto a obra permaneceria ignorada no Ocidente até 1910 quando o Dr. Lionel Giles importante sinólogo do Departamento de Obras impressas e manuscritas do Oriente do Museu Britânico fez a primeira tradução para o Inglês e somente em 1958 foi traduzido para o Português pela Biblioteca do Exército Editora Sun Tzu, reuniu tudo quanto nessa arte era considerado certo na sua época e procurou lugar ao futuro, sob a forma de recomendações, os mais seguros ensinamentos. Sua intenção parece ter sido estabelecer bases racionais para o planejamento e a conduta das operações militares desenvolvendo uma sistematização de processos a qual servisse de guia na procura de êxitos mais seguros; Ele compreendia que a Guerra, assunto de vital interesse para o estado, requer estudo e análise, seus princípios estratégicos, expressão, formas favoráveis de proceder na luta sob a forma de normas ou leis as ações que repetidas através dos séculos pelos comandantes ou chefes asseguraram sempre a vitória.

O pensador Chinês soube com maestria e lucidez compreender essas coisas, na época remota em que viveu e retirar da aparente confusão das lutas e ferrenhos combates de seu tempo, os princípios que registrou em sua obra tentando estabelecer uma estratégia indireta que minimize os enormes sofrimentos e custos sociais de guerras cada vez mais cruentas. “A estratégia perfeita não é aquela que permite derrotar o inimigo no campo de batalha, mas sim, a que subjugue o oponente sem guerreá-lo...” (Sun Tzun 703 a 481 a.C).

2 DESENVOLVIMENTO

Arte da Guerra é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista Sun Tzu, e é composto por treze capítulos, onde em cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra, ele faz um apanhado de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Arte da Guerra já foi traduzida em varias línguas e durante os séculos acredita-se que tenha sido usado por vários estrategistas militares. Hoje ele serve como referencia para as empresas no mundo dos negócios como forma de ensinamento quando o assunto estratégia.

Cada capitulo do livro traz um ensinamento de como se obter o objetivo passo a passo simplesmente pela estratégia. O livro apesar de ser uma estratégia militar, ele serve perfeitamente no mundo das empresas, basta olharmos para as demais como nossas inimigas e o mercado como a área de batalha serve como referência de como a estratégia é o ponto fundamental para o sucesso.

- Avaliação (Capitulo 1): Diz respeito a arte de planejar, ou seja antes de iniciar qualquer ação ou movimento é necessário planejar as suas ações primeiro determinando cinco aspectos importantes como o caminho, o clima, o terreno, a liderança e a disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com