TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Eua Bilaterais

Por:   •  25/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8
  1. VISÃO HISTÓRICA DAS RELAÇÕES ECONÔMICAS E COMERCIAIS ENTRE BRASIL E EUA

As relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos são antigas, começando no século XIX com a exportação de café. Já no século XX, os Estados Unidos começaram a fornecer ao Brasil produtos manufaturados e também a aumentar seus investimentos em serviços e indústrias de produtos de bens duráveis brasileiros.

Com a substituição do padrão-ouro pelo dólar na década de 1930 e o final da Segunda Guerra Mundial, a relação de Estados Unidos e Brasil se tornou mais forte e fez com que o Reino Unido se tornasse desfavorecido nas suas relações com o Brasil e outros países da América Latina.

Nos anos de 1950, iniciou-se no Brasil um grande crescimento industrial, o qual os Estados Unidos tiveram grande participação. Esse impulso no setor industrial de deve às instalações de indústrias automotivas norte-americanas em solo brasileiro.

Em 1960 a modernização da economia brasileira era cada vez melhor, pois os Estados Unidos participavam ativamente cooperando financeiramente por meio da implantação de tecnologias e reforçando o processo de substituição de importações (o que fazia o Brasil se tornar mais autossuficiente em tecnologia e que alterações no plano internacional não impactassem demais o país).

Mais adiante é possível perceber que as trocas comerciais entre Brasil e Estados Unidos são mais importantes para um deles, o Brasil. Afinal, o mercado americano é o principal comprador de produtos e serviços brasileiros no exterior. Com essa relação houve uma quantia de quase 40 bilhões de dólares, sendo a maioria compra de produtos e serviços brasileiros pelos norte-americanos.

  1. A LIBERALIZAÇÃO E O PROTECIONISMO

Na década de 1980 houve divergências entre assuntos econômico-comerciais entre Brasil e Estados Unidos, tendo mais importância a crise da dívida externa que afetou o Brasil e outros países latino-americanos. Nesse período houve negociações sobre a dívida externa do Brasil e uma busca maior para esforçar a exportação, onde o país oferecia incentivos fiscais para a exportação de manufaturados. Porém, assim que os Estados Unidos souberam eles começaram a implantar sobretaxas em vários produtos brasileiros.

Ao mesmo tempo em que naquela época o governo brasileiro tentava impedir que os norte-americanos empregassem tantas barreiras comerciais, incluindo financiamento e comercialização dos produtos, havia um aumento no apoio ao liberalismo econômico dos Estados Unidos. Com o livre comércio tinha como característica fundamental a prosperidade e paz. Nesse momento, houve o fortalecimento da teoria, mas não seu nascimento.

Nessa década houve também incentivos para o consentimento do “Consenso de Washington” nos Estados Unidos que era uma manifestação liberalista no sentido de política comercial para a América Latina e outros países em desenvolvimento. Por mais que a América de Norte focasse os princípios liberalistas, algumas características internas demonstravam caráter protecionista.

Nos dias atuais, esse caráter protecionista tem influência no sentido que o Brasil perca aproximadamente 17 bilhões de dólares por ano, sendo a maior parte da perda com produtos agrícolas. Com as dificuldades surgidas com o protecionismo, fábricas brasileiras estão se instalando em solo norte-americano para fugir de taxas e tarifas.

O “Consenso de Washington” foi implantado no Brasil durante a década de 1980. Entretanto, o favorecimento da recuperação dos problemas econômicos (dívidas externas e inflações) do país não foi possível. Tais práticas neoliberais fizeram com que a inflação apenas crescesse e que a economia estagnasse.

“O protecionismo norte-americano, juntamente com as necessidades do Brasil de exportar manufaturados, fizeram com que este, procurasse diversificar seus mercados, tanto com países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Ao perceber o crescimento econômico do Brasil, os EUA aumentavam sua pressão sobre o país, que mudava de acordo com a intensidade da conjuntura.” (SILVA, 2005, p.276).

  1. A INTEGRAÇÃO DOS DOIS PAÍSES NA OMC

Com a criação da OMC na década de 1990 e tendo o Brasil e os Estados Unidos como os países com a inciativa, os Estados Unidos mudam sua estratégia e passam a exercer esquemas multilateralistas de comércio liberalista e também de características bilaterais.

Na época o então presidente George Bush apresentou a “Iniciativa para as Américas”. Esse acordo consistia uma política exclusiva dos Estados Unidos para a América Latina e tinha como fundamentos a liberalização do comércio, estímulo ao investimento e redução da dívida externa. O objetivo seria estabelecer um mercado comum nas américas, tendo como pontapé inicial a criação do NAFTA.

No início, o Brasil não demonstrou empolgação para a relação já que, se o país fosse um colaborador, os Estados Unidos iriam preferir que o México fornecesse produtos e ocasionaria o que chamamos de desvio de comércio.

No entanto, ao mesmo tempo que os Estados Unidos tentavam integrar os países latino-americanos, o Brasil também teve uma proposta de integração regional com a criação de um mercado comum que tornou-se o MERCOSUL. A criação deste tornou-se um escudo para os membros em relação aos interesses dos Estados-Unidos relacionados a acordo bilaterais e inciativas regionais.

Mais adiante, já no século XXI, mais divergências entre Brasil e Estados Unidos ocorreram. O primeiro grande desentendimento entre os dois países foi relacionado ao destino do ALCA. O objetivo da integração era estabelecer uma área de livre-comércio nas Américas. Com isso, o Brasil se opôs, pois, com o livre-comércio era possível que o país não conseguisse concorrer com países mais desenvolvidos e dinâmicos. O pensamento brasileiro sobre o Alca percorreu os anos de 2000 podendo ser notada com a atuação dentro na OMC e as tentativas de maior integração econômica regional.

Na década de 2000. O Brasil se tornou influente na OMC pois o país dava importância na utilização da OMC para negociações, apresentações de opiniões divergentes e resolução de problemas com outros países. Com a preferência dada à OMC, o Brasil conseguiu atingir objetivos de comércio internacional com o poder de barganha e se salvar de uma grande pressão de poder dos norte-americanos.

Com a oportunidade de gerar a liberalização do comércio no âmbito mundial, a Rodada de Doha permitiu que Brasil e Estados Unidos discutissem a manutenção de subsídios agrícolas e direitos compensatórios. Um dos pontos discutidos dentro desses assuntos esteve a disputa do algodão. Essa disputa começou em 2003 e se estendeu até por volta de 2011. Resumidamente, o Brasil dirigiu-se a OMC condenando os Estados Unidos por estarem subsidiando  a produção de algodão brasileiro. Após muitas queixas e tentativas de negociações entre os dois países, em 2011, a Câmara dos Representantes norte-americanos aprovou uma lei que previa a suspensão do pagamento de compensação ao Brasil. O Brasil por sua vez decidiu que se a lei fosse realmente aprovada, a ação seria um demonstrativo de rompimento da relação bilateral entre os dois países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com