TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Margem de Contribuição e Segurança

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

À medida que as variáveis existentes são modificadas seja, sejam elas de impacto externo (ameaças e oportunidades) ou interno (pontos fracos e pontos fortes), elas determinam a criação ferramentas gerenciais que proporcionem conduzir os negócios com eficácia e eficiência. Na área da gestão empresarial, as práticas de contabilidade gerencial são desenvolvidas visando produzir informações precisas, confiáveis e que permitam aos gestores maior segurança e confiabilidade no gerenciamento da organização.

Neste conjunto de práticas de contabilidade gerencial, o estudo refere-se sobre a análise custo-volume-lucro (CVL), uma técnica de análise que permite examinar as inter-relações entre diversas variáveis, tais como: receitas, custos, despesas e volume de atividades, e a influência delas em relação ao lucro (HANSEN e MOWEN, 2001).

A aplicação da CVL é relevante no ambiente de negócios atual, seja no apoio a decisões habituais, como em decisões estratégicas, dentre outras.

Diante disto, o artigo tem como objetivo discutir a aplicação de tal técnica como uma ferramenta de gestão, uma forma de apurar o reconhecimento que a prática empresarial tem dado aos desenvolvimentos pressupostos sobre o tema.

A análise do custo, volume e lucro

Tornando-se maior a descrição inicial dada acima sobre a análise CVL, Maher (2001) destaca que ela é uma ferramenta que auxilia os gestores em seu processo decisório sobre o nível de operação dos negócios, quanto a questões financeiras, econômicas e patrimoniais, podendo indicar para um impacto negativo nos resultados de um possível retraimento ou ampliação dos mesmos. A análise CVL é um exame sistemático das relações entre preços de venda, volumes de produção e de venda, custos, despesas e lucros. Importante ressaltar que a análise de alterações do custo, volume e lucro é utilizada tendo como base o método de custeio variável.

Considera-se importante, conforme destacado por Rayburn (1996), compreender que a análise se completa quando as ferramentas são utilizadas em conjunto.

Margem de contribuição

A margem de contribuição representa o valor derivado da venda após serem deduzidos os custos e despesas variáveis associados ao produto comercializado. Conforme Rayburn (1996), a margem de contribuição pode ser interpretada como a parte do preço de venda que ultrapassa os custos e despesas variáveis, e que auxiliar para cobertura dos custos fixos e ainda para geração do lucro.

De acordo com Wernke (2004), a margem de contribuição pode ser calculada unitariamente ou no valor total. A margem de contribuição é um componente presente no cálculo das demais ferramentas da análise CVL, em virtude de estarem diretamente relacionada os demais conceitos de margem de segurança e de alavancagem operacional.

Ponto de equilíbrio

A determinação do Ponto de Equilíbrio das empresas é uma das aplicações mais conhecidas e destacadas pela análise CVL. Por meio dessa ferramenta, conforme Rayburn (1996) que se pode determinar o menor nível de operações no qual a organização não apresenta prejuízo, podendo ser expresso em termos de volume, de valores monetários e de percentual de utilização da capacidade produtiva. O PEC, de acordo com Dubois, Kulpa e Souza (2009), determina a quantidade mínima de produção e venda em que a empresa não obtém lucro, mas também não sofre prejuízos. É calculado, em unidades físicas ou em valor ($), pela divisão dos custos e despesas fixas pela Margem de Contribuição.

ELOÁ

Estudos Relacionados

Através de pesquisas realizadas sobre contabilidade e custos foi identificado um destaque na literatura, para ser mais preciso em livros para análise de CVL e suas principais práticas.

Entretanto com base em pesquisas feitas através de artigos científicos publicados em congresso de controladoria e contabilidade da USP (2010), do congresso brasileiro de custos (2010) e dos eventos da ANPAD (2010) não se observa a mesma existência de estudo sobre o tema. Para cada evento foi feita uma análise de 10 anos, e os artigos selecionados foi o referente a área de controladoria e contabilidade gerencial.

Detalhes das pesquisas:

Para os Encontros da ANPAD e para o Congresso Brasileiro de Custos os 10 anos pesquisados se referem ao período de 2000 a 2009, visto que os trabalhos do ano de 2010 ainda não haviam sido publicados até a data de encerramento deste estudo.

Para o Congresso da USP analisou-se o período de 2001 a 2010.

A análise dos trabalhos aprovados foi realizada através da leitura dos seus respectivos resumos.

Tendo em vista esta baixa incidência de trabalhos sobre CVL, torna-se difícil mensurar uma possível queda ou aumento do número sobre o total publicado, visto que desde 2002 o número varia de 2 a 4 trabalhos por ano. Considerando que os congressos têm como objetivo promover o debate de ideias novas sobre a teoria e a prática, pode-se afirmar que o estudo sobre as relações do custo-volume-lucro não tem presença relevante na agenda dos pesquisadores como tema para potenciais estudos, apesar da destacada relevância dada nos livros que abordam as práticas de contabilidade gerencial.

Como complemento às análises realizadas nos canais dos Congressos identificou-se alguns estudos sobre a aplicabilidade da análise CVL nas organizações. Cita-se a pesquisa realizada por Souza, Lisboa e Rocha (2003) com o objetivo de identificar as práticas de contabilidade gerencial utilizadas por 49 subsidiárias brasileiras de empresas multinacionais. Dentre as práticas pesquisadas, os autores incluíram a análise das relações custo-volume-lucro, com foco sobre o uso do ponto de equilíbrio e da margem de contribuição. Os dados coletados confirmam que a aplicação rotineira do ponto de equilíbrio não é realidade nas organizações, dado que somente 49% das empresas declararam utilização eventual e em 39% não há nenhuma utilização. Com relação à margem de contribuição, foi possível constatar que 49% utilizam eventualmente e 20% não utilizam, ou seja, quase 70% do total das empresas pesquisadas não referendam a utilidade que é tão citada e destacada na literatura.

Após a aplicação das técnicas da análise CVL, os gestores da empresa identificaram informações antes não existentes para a tomada de decisão, sendo elas: margem de contribuição por produto e total, ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com