TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo margem de contribuição

Por:   •  17/9/2017  •  Artigo  •  5.850 Palavras (24 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

ESTUDO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA COMERCIAL NO RAMO DE INFORMATICA E MATERIAIS ELETRICOS E ELETRÔNICOS EM ILHEUS - BAHIA

        Autor: Gabriel Soares Araújo ¹ (gabriel-s-araujo@hotmail.com)

Orientador: Pablo Assis (admpabloassis@yahoo.com.br)

RESUMO

Este trabalho buscou calcular a margem de contribuição de uma empresa varejista no ramo de informática e materiais elétricos e eletrônicos em Ilhéus – BA. Para tanto, o custeio variável, a análise de custos e receitas, investimento, os custos fixos, bem como a análise da margem de contribuição, estão miradas neste estudo. O presente artigo foi um estudo de caso e os dados coletados foram secundários, ou seja, os dados prontos da própria empresa, o que auxiliou e facilitou bastante nas previsões das despesas e custos fixos e variáveis, relatório de vendas, entre outros. Também se utilizou de uma pesquisa bibliográfica que incluiu livros, monografias, revistas, artigos científicos entre outros. O resultado revela que a empresa analisada proporciona uma margem de contribuição consideravelmente positiva, possuindo uma média dos meses estudados de 47,2%, com isso a empresa possui quase metade do seu faturamento para cobrir seus custos fixos e ainda gerar o seu resultado esperando. Mas ainda pode-se observar que a empresa tem um alto custo operacional que precisará ser enxugado para poder gerar um resultado positivo confortável para a empresa. Conclui-se que com esse artigo a organização irá dispor de uma importante informação, como ferramenta para tomada de decisão.

Palavras-Chaves: Margem de contribuição, análise de custos e custos fixos


  1. INTRODUÇÃO

As constantes mudanças no perfil do consumidor tornam o mercado cada vez mais competitivo. Este novo perfil prevê clientes cada vez mais exigentes, o que obriga as empresas a estarem cada vez mais competitivas, oferecendo sempre os melhores produtos e serviços. Com isso a margem de contribuição aparece como uma ferramenta que possibilita ao gestor comparar o resultado das vendas de sua organização, com os custos dela mensurados, e com isso podendo resultar numa ferramenta de apoio ao gestor para o processo decisório dela no mercado.

As empresas de varejo no ramo de informática, elétrica e eletrônica, além de trabalhar com uma grande quantidade de produtos, têm de se adequar a este novo perfil, mantendo sempre seu mix de produtos bastante atualizado ao gosto do cliente. É diante deste cenário, que foi atribuída uma maior importância à contabilidade, principalmente a contabilidade de custos destas organizações, já que os preços praticados são ditados pelos segmentos de mercados no quais elas atuam. Ter uma precisa administração dos custos torna-se uma grande vantagem competitiva. Como o preço a ser cobrado não deve ultrapassar ao praticado no setor, a precisa mensuração dos custos torna-se uma excelente ferramenta para organização, já que quanto menor o custo, maior será à margem de contribuição desta organização, e portanto, maior sua vantagem em relação à concorrência (MARTINS, 2010).

A empresa analisada atua no mercado da cidade de Ilhéus na Bahia há vinte anos, possui quatro funcionários e um estagiário, esta localizada no centro da cidade, o seu publico abrange todas as classes sociais e possui bastantes concorrentes neste seu setor, não só na cidade como também na região (cidades vizinhas). O presente artigo tem como tema a margem de contribuição de um micro empresa no ramo varejista em Ilhéus – BA, buscando resolver o seguinte problema: Qual a margem de contribuição da empresa estudada no ramo de Informática e materiais elétricos e eletrônicos?

Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a margem de contribuição da empresa no ramo de Informática e materiais elétricos e eletrônicos. Para atingir esse objetivo geral foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: - Definir margem de contribuição; - Apresentar os dados coletados da empresa estudada; - Calcular a margem de contribuição da empresa estudada e analisar o resultado da margem de contribuição frente à teoria de base levantada.

Com todas estas exigências, os controles efetivos dos custos tornam-se um desafio para as tomadas de decisões gerenciais. Pois avaliar a lucratividade, observar seus indicadores de desempenho requer indicadores criteriosos para se obter de informações precisas.

Neste contexto, a justificativa deste presente artigo mostrará o quanto é importante para uma empresa conhecer sua margem e contribuição e estilizá-la como uma ferramenta para as suas tomadas de decisões gerenciais.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O entendimento dos conceitos da contabilidade de custos é importante para o alcance do objetivo geral deste presente artigo, já que o conhecimento deles se faz necessário para propor soluções ao problema proposto. Esses conceitos foram coletados e avaliados através da literatura relacionada ao tema; portanto, são apresentados diferentes pontos de vistas de variados autores, referente aos seguintes assuntos: gasto, desembolso, investimento, perda, despesa, custos, margem de contribuição e tipos de custeio.

  1. Gasto

Os gastos podem ser englobados como todos aqueles sacrifícios financeiros realizados para obter um produto ou serviço, como gastos com a compra de matérias primas, mão de obra, honorários, entre outros. Para Ribeiro (2009, p.20) “gastos é todo desembolso a vista ou a prazo para obtenção de bens ou serviços, independentemente da destinação que esses bens ou serviços possam ter na empresa”.

Segundo Datar (2000, p.704):

Gastos são todos os custos de fabricação considerados parte do objeto de custo (por exemplo, unidades acabadas ou semi-acabadas), mas que não podem ser individualmente identificados ao objeto de custo de modo economicamente viável.

Um gasto pode se transformar num investimento que logo depois se torna um custo e uma despesa, exemplo disto seria um a aquisição de um veiculo, equipamentos, fardamento, ferramentas, entre outros.

  1. Desembolso

De acordo com Leite (1997, p.60) “Desembolso (ou desencaixe) é uma saída de caixa para pagar uma dívida, ou para pagar despesas, ou para distribuir aos acionistas o lucro auferido pela empresa”. Com esta afirmação de Leite podemos deduzir que o desembolso se caracteriza por ser qualquer esforço financeiro associado ao pagamento (saída de caixa), normalmente, resultante da aquisição de bem ou serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (325.9 Kb)   docx (83.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com