TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Período administração

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        PESQUISA DE MERCADO        

2.2        NEGOCIAÇÃO        

2.3        MARKETING        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo embasar o desenvolvimento de conteúdos teóricos aprendidos durante o terceiro período do curso de Administração no modelo de franquia proposto para ser desenvolvido em uma cidade a escolha do estudante do curso de Administração.

Para aprimorar situações para o desenvolvimento pessoal e profissional, esta franquia seria instalada na cidade de Atílio Vivacqua, município localizado ao sul do Estado do Espírito Santo. O texto resultante apresenta os conteúdos de todas as disciplinas trabalhadas durante este semestre e apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa em administração, assim como em qualquer outra área de atuação e de estudo, tem o objetivo de investigar, analisar, interpretar e relatar informações de modo que as decisões administrativas se tornem mais eficazes.

Assim, a franquia escolhida para dissertar todas as questões propostas neste trabalho é a Jan-Pro, que é uma das maiores franquias do mundo, com 118 escritórios e mais de 12 mil franqueados. No Brasil, atua desde 2011, a marca conta com 90 franqueados e oito escritórios regionais. A rede norte-americana oferece serviços profissionais de limpeza, com diferentes formatos de franquia, que custam entre 7,5 mil e 350 mil reais. O tempo de retorno varia de 6 a 18 meses, conforme o modelo investido.

Não há restrição territorial ao franqueado, pois nesta cidade não há o mesmo tipo de serviço oferecido em grande escala, apenas serviços domésticos realizados por diaristas e secretárias do lar. Como o serviço é voltado para empresas, é oferecida limpeza e conservação de salas comerciais, condomínios e empresas; limpeza profissional por meio de  Sistema de desinfecção totalmente sustentável e também  limpeza pós-obras - Limpeza após o término de uma reforma da empresa.

A escolha dessa franquia se deu pelo fato de não haver um serviço desta forma na localidade. Para tanto, inicialmente será feita uma pesquisa de mercado para verificar se a empresa é um atrativo para a cidade, verificando assim quais as necessidades dos futuros clientes.

A pesquisa de identificação de problema busca identificar algum problema específico que a área de marketing possa estar enfrentando no momento. Já uma pesquisa para solução de problema busca identificar soluções para o departamento de marketing esteja enfrentando no momento.

Las Casas; Guevara (2010) enfatizam que devido ao fato da pesquisa necessitar de investimentos financeiros para sua realização, é necessário que adeque ao que se vai empreender ou não uma pesquisa. Nessa decisão é preciso que a empresa leve em conta aspectos, tais como: a importância da pesquisa para a decisão, à disponibilidade de recursos, tipo e natureza da informação buscada, aspectos éticos. Os autores ainda enfatizam que quando escolher o tipo de pesquisa deve-se tomar cuidado, pois é importante que selecione a que realmente ofereça as condições necessárias para que se obtenham as informações que respondam aos problemas da pesquisa, interagindo-se os objetivos, as hipóteses, análise e resultados visando à coerência do estudo. Para os autores, o passo inicial para a realização de um estudo mais aprofundado é a pesquisa exploratória, já que a mesma tenta responder de maneira inicial determinada problemática encontrada.

Já a pesquisa descritiva busca descrever fatos e comportamentos, descrever determinada situação. É utilizada para descrever, por exemplo, perfis de consumidores. Nesse caso, a pesquisa descritiva é de grande ajuda para a franquia, se ela visa conhecer primeiramente os seus futuros clientes, qual o estilo que eles buscam de um profissional da franquia, quais são os serviços mais procurados pelos seus clientes, comportamentos e as atitudes.

A pesquisa experimental deixa em evidência a opinião dos clientes em relação a tudo, clientes, serviço, preços, produtos, tempo de serviço, etc. A pesquisa casual, que é realizado após a experimental, é feita através da amostra colhida da pesquisa exploratória para que possa explicar as relações de causa e efeito dentre outros fatores que possam justificar a falta de procura ou a insatisfação do preço.  

Para análise dos dados, os métodos qualitativos são indicados para a pesquisa exploratória, pois esse tipo de pesquisa é considerado o passo inicial para a realização de outro estudo, visando responder de maneira inicial uma determinada problemática encontrada.

Na pesquisa quantitativa, utilizado para se buscar medidas quantificáveis em relação a alguns aspectos, tais como características de entrevistados, atitude e opiniões dependendo dos objetivos da pesquisa. Nesse método de pesquisa, requer que o entrevistador interaja com o entrevistado.

  1. NEGOCIAÇÃO

Todas as decisões que são tomadas no dia a dia, seja no ambiente organizacional ou na vida particular, envolvem negociação. Na franquia Ja-Pro os tipos de negociações que possivelmente pode acontecer são: Quando tem mais a ofertar do que a receber, geralmente acontece esse tipo de situação, logo, é importante apontar claramente os seus objetivos e estabelecer seu teto de concessões. Caso contrário, dependendo da habilidade de seu interlocutor, é possível acabar saindo no prejuízo; e quando todos têm muito a ganhar, é quase uma simples formalidade e as vantagens para a franquia e para o prestador de serviços, ambas têm inúmeras vantagens, porém é importante ter muito cuidado para não deixar que a euforia crie uma fantasia e esconda uma desvantagem ou outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com