TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo: Liderança e Coaching: desenvolvendo pessoas, recriando organizações (Denis Juliano Gaspar e Renato Mehler Portásio)

Por:   •  12/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo: Liderança e Coaching: desenvolvendo pessoas, recriando organizações (Denis Juliano Gaspar e Renato Mehler Portásio)

Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/rcger/article/view/2601 

O artigo relata que uma das medidas adotadas para se adequar a um mercado dinâmico e em constante evolução é romper com o paradigma através do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades no indivíduo. Assim, surge um estudo que avalia a liderança exercida através do processo de Coaching.

O Coaching consiste em um processo onde o Coach (treinador) estimula o Coachee (treinado) a desenvolver competências pessoais e o acompanha até alcançar seu objetivo. Ou seja, não se trata apenas de uma ferramenta profissional, é um processo de evolução de performance.

O conceito de liderança surge com o advento da revolução industrial, onde as estruturas das empresas, agora mais complexas, não comportavam mais o modelo antigo da empresa dirigida pela família. Com isso, passaram a existir os primeiros Gerentes Profissionais (assalariados). Estes exerciam liderança sobre toda a produção, para alcançar o objetivo determinado pela empresa.

No artigo o autor também propõe que existem dois tipos de teorias sobre liderança: a primeira é a Teoria dos Traços de Personalidade, onde o líder exerce influência sobre os liderados em razão de traços da sua personalidade. Foi feito um estudo onde notou-se que cerca de 34 traços de personalidade convergiam entre grandes líderes.

O outro tipo de teoria é a Teoria de Liderança Comportamental, que concilia comportamentos do líder com o tipo de liderado, podendo o líder ser autocrático, democrático, liberal, executivo, de tarefa, sócio - emocional, carismático, reformista, coercitivo ou situacional.

Analisando o artigo, pude compreender que o processo de Coach é uma ferramenta que possibilita o Coachee atingir determinado objetivo. Sendo assim, está diretamente ligada à performance do Coachee. Enquanto que liderança é uma característica, uma influência que um indivíduo exerce sobre outro ou grupo com intuito de atingir determinada meta. Liderança está diretamente ligada à influência exercida pelo líder. Portanto, a característica que diferencia um líder de um Coach é que o Líder exerce sua influência visando alcançar uma meta determinada por si ou por terceiros, em oposição ao Coach que utiliza sua influência para desenvolver competências no Coachee (visa alcançar a meta do Coachee).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com