TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Opinião Estrelas Alem do Tempo

Por:   •  10/5/2017  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  1.728 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ARTIGO DE OPINIÃO

 QUESTÕES DE GÊNERO E ÉTICA RACIAL NA ATUALIDADE (ESTRELAS ALÉM DO TEMPO)

Salvador

2017

LUIZ CÉSAR SOUZA DA SILVA JUNIOR

ARTIGO DE OPINIÃO

 QUESTÕES DE GÊNERO E ÉTICA RACIAL NA ATUALIDADE (ESTRELAS ALÉM DO TEMPO)

Trabalho apresentado à disciplina Oficina de Leitura e Escrita, com o requisito parcial para a avaliação do ciclo em curso sob a orientação do professor Saulo.

Salvador

2017

Estrelas Além do Tempo conta o fato de três mulheres negras que tinha um emprego na NASA e que tiveram que romper preconceitos para conquistar valor e respeito. O plano de fundo do filme é sobre a corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, até mesmo com certas imagens verídicas sendo exibidas, o que dá mais crédito ao filme e ajuda a posicionar o espectador sobre a época em que ocorre a história.

Outro tema que da mesma forma serve de plano de fundo e que é debatido, é sobre a segregação racial presente nos Estados Unidos na década de 60. O filme exibe como os negros eram menosprezados pela sociedade, e mesmo aqueles com grande capacidade e inteligência não eram tratados como os brancos. Para nós, da atualidade, tudo isso é desumano e desprezível. Para os negros desse tempo isso era uma perseguição, vivida há aproximadamente 100 anos desde que os escravos foram libertos. Para os brancos, aquele era o estilo de sociedade aceitável, aquele era o correto, e eles ficavam indignados quando um negro entrava em sua área. Uma segregação racial que ocorreu após os escravos serem libertos é uma coisa, mas outra é isso ser permitido pelas gerações subsequente como algo normal, correto e continuar até a década de 60! Se você parar para raciocinar, a década de 60 não faz tanto tempo que sucedeu. Isso mostra que até um tempo desses os americanos negros ainda brigavam contra o fim da segregação e do preconceito (preconceito, aliás, que existe até hoje, mas agora diminuído e disfarçado).

"Estrelas Além do Tempo" não é apenas sobre a segregação entre negros e brancos, mas também sobre o desenvolvimento da mulher e o direito em trabalhar, ter uma família e estudar. Não há incerteza de que as conquistas delas, nos anos 60, refletem nos dias atuais. Por outro lado, é necessário ter mais visão para que a sociedade não sofra um horrível retrocesso, pois é indispensável que figuras como essas não fiquem escondidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com