TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrelas Alem do Tempo

Por:   •  14/12/2018  •  Resenha  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

O filme documenta a vida de três mulheres negras, Katherine, Dorothy e Mary, nos anos de 60 no Estados Unidos. É uma época em que estava começando o Black Rights movement com Martin Luther king Jr, então ainda havia segregação entre pessoas brancas e negras. Sendo que as pessoas de cores diferentes precisam usar banheiros diferentes, bebedouros diferentes etc. Além disso, é um período na história aonde predominava o machismo.

As três mulheres eram matemáticas e trabalhavam na NASA. Com principal desafio da NASA era vencer a Rússia na “Corrida Espacial” e levar o homem para lua. Elas almejavam uma promoção e crescimento profissional mas tinham que superar os maiores desafios da época, ser negras e mulheres. Assim que começa a história de verdade.

Katherine, uma matemática, mãe viúva com três filhas, foi contratada, temporariamente, para o setor de cálculos de trajetórias. Aonde, estavam com dificuldades em determinar a trajetória correto para o espaço. Katherine tem como função revisar os cálculos dos engenheiros mas tem como desafio a falta de autorização para verificar os relatórios como um todo. Por exemplo, os relatórios eram entregues a ela com as informações delicadas ocultas através de uma caneta preta. Consequentemente, foi obrigada a ler entre as linhas e determinar as equações. Como também, teve como desafio a segregação. O banheiro para pessoa que não são brancas mais perto ficava a 1 km de distância, resultando em uma desgastante corrida até o banheiro todos os dias. Além desse, teve o desafio psicológico de ser julgada em um ambiente que só existia homens e brancos.

A segunda personagem Dorothy era uma matemática e contemplavam a equipe de matemáticas negras da NASA. Ela tinha um cargo de matemática, mas estava exercendo todas as funções de uma supervisora e tinha um perfil de liderança dentro da equipe. Dorothy almejava um cargo de supervisão, mas quando solicitou a promoção, foi negada sem justificativa. Mantendo sua convicção continuou suas atividades sempre procurando uma evolução. Sempre observando tudo ao seu redor, Dorothy notou a chegada de equipamentos novos, mas ainda não tinha conhecimento sobre o mesmo. Através de sua pro-atividade descobriu que os equipamentos chamavam IBM, a primeira geração de computadores, processadores fabricados. O IBM ia revolucionar os cálculos e eliminar a necessidade das matemáticas. Sendo uma pessoa que sempre quer mais, Dorothy decidiu que ia aprender a usar esses computadores.

A terceira personagem, Mary, era matemática e física. A história dela começa sendo chamada para trabalhar temporariamente na equipe de engenharia que estava, sem sucesso, projetando a cauda dos foguetes. O sonho da Mary era ser uma engenheira mas encontrava dificuldade devido ao fato de ser negra e mulher. Com a equipe de engenharia Mary se destacou e chamou a atenção do líder de engenharia, um polonês judeu. Tinha uma vaga para a turma de formação de engenheiros na NASA e ele ofereceu a Mary. Sofrendo resistência do marido, que tinha medo dela ficar magoada caso não desse certo, Mary teve que superar as barreiras só para aplicar para o programa. Em sequência, sua aplicação foi negada devido a mudanças no regimento interna da empresa. Na nova política era necessários cursos complementares para entrar no programa de engenharia e esses cursos só eram disponíveis em escolas brancas.

Mesmo tudo sendo desfavorável as três, elas não desistiram. Katherine descobriu que colocando as folhas perto da luz conseguia ver as partes ocultas dos relatórios. Com essa informação ela não só conferiu os resultados dos engenheiros mas calculou o trajeto correto. Com esse resultado ela conseguiu autorização para ver todos os relatórios e participar das reuniões de engenharia. Porém, o líder de engenharia só repassava as informações vindo das reuniões secretas com o governo Americano. Devido ao seu ótimo desempenho Katherine conseguiu participar das reuniões com o governo americano, sendo a primeira mulher e negra participar da reunião. Em seguida, ela calculou corretamente a trajetória do foguete e continuou no projeto para calcular a trajetória até a lua, virando uma referência dentro da NASA.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com