TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 100 Lições de Drucker

Por:   •  12/5/2017  •  Dissertação  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 11

100 Lições de Drucker

1.Não se faz a gestão desejada sem pessoas dignas, responsáveis e éticas.

Para se obter os resultados esperados, toda organização deve conter em seu quadro de colaboradores pessoas responsáveis e que sabem lidar com as responsabilidades que são essenciais para o bom andamento dos negócios; dignas e éticas, capazes de tomar decisões com impessoalidade e estratégia visando também os profissionais envolvidos.

“A administração é um processo operacional composto por funções: Planejamento, organização, direção e controle. O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. ” (Peter F. Drucker)

Theodore Levitt, em O Carrossel dos Administradores; o administrador não é apenas analisado pelas organizações por seus conhecimentos tecnológicos da Administração, mas principalmente por seu modo de agir, suas atitudes, conhecimento, habilidades, competências, personalidade e filosofia de trabalho, pois não existe uma única maneira certa de agir ou de conduzir.

2.Gerenciar é essencialmente lidar com pessoas, e, portanto, lidar com os valores das pessoas.

Segundo Robert L. Katz, em Habilidades de um efetivo administrador, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços peculiares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.

Para Drucker, uma organização sem a administração é apenas um amontoado de pessoas.

O administrador é um tomador de decisões, frente as situações com que se defronta no seu trabalho. A atitude representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para a frente.

Drucker deu muito destaque aos líderes eficazes, ao autogerenciamento e a inovação, os lideres devem ser criativos, paciente, ter bom conhecimento, bom relacionamento interpessoal, formando assim o ideal para uma boa administração.

8. Para que existe a empresa? Para o benefício da sociedade (não apenas para o lucro...).

Uma discussão clássica sobre responsabilidade social define a questão como "a obrigação do empresário de adotar políticas, tomar decisões e acompanhar linhas de ação desejáveis segundo os objetivos e valores da sociedade".

Segundo Kugel, por exemplo, o desenvolvimento do conceito de responsabilidade social acompanhou a própria evolução dos numerosos programas de responsabilidade social estabelecidos pelas empresas americanas, isto é, segundo o autor, a experiência dos anos passados demonstra que a sensibilidade para, os problemas sociais foram institucionalizados. Os executivos passaram a aceitar a necessidade de realizar certas ações e procuraram fazer com que estas fossem componentes regulares das operações das empresas.

Esta concepção confirma a tese de que a responsabilidade social se tem caracterizado por pressões para tomar as empresas mais solidárias com os problemas da sociedade. Em outras palavras, segundo Davis e Fiftch, a origem da responsabilidade social se situa em propósitos de estabelecer meios para que a empresa possa se inserir mais adequadamente nas relações lógicas do sistema econômico, político e social em que deve atuar.

Segundo Keith Davis que defende a responsabilidade social das empresas. Ele argumenta que a responsabilidade social anda de mãos dadas com o poder social, e já que a empresa é a maior potência no mundo contemporâneo, ela tem a obrigação de assumir uma responsabilidade social correspondente.  

 Por sua vez, a sociedade, que deu esse poder às empresas, pode chamar a empresa para prestar contas pelo uso desse poder. A empresa precisa estar aberta aos problemas sociais e que a sociedade deveria valorizar os esforços na área da responsabilidade social. Ser socialmente responsável tem seu preço, mas as empresas deveriam repassar com legitimidade esse custo aos consumidores na forma de aumento de preços. De maneira ainda mais revolucionária, A empresa tem obrigação até de ajudar a resolver problemas sociais nos quais está diretamente envolvida.  

 Essa obrigação visa ao bem comum, porque quando a sociedade melhora, a empresa se beneficia. Em geral, Davis encara a empresa como uma pessoa.

Para além do papel financeiro, as empresas também têm um papel cívico. Ajudam a resolver problemas que afetam a generalidade das pessoas. Por exemplo, as empresas patrocinam iniciativas de cariz cultural, científico e social.

Em última análise, as empresas têm um papel muito importante na boa gestão dos recursos. Enquanto organizações profissionais, garantem uma maior eficiência na gestão de recursos naturais, humanos e financeiros.

10. A gestão é a atividade distintiva de toda organização; sua responsabilidade é por tudo o que afeta o desempenho e os resultados da empresa.

Os administradores de empresas são aqueles profissionais ao quais cabe o planejamento, a organização, gestão, e a orientação do uso dos recursos tecnológicos, físicos, humanos e financeiros das pessoas jurídicas, a fim de encontrar soluções para toda espécie de problemas administrativos.

Assim sendo, é o administrador ou gestor que planeja atividades, cria métodos, organiza o correto funcionamento dos diversos setores de uma empresa, garante a circulação de informações, de maneira perfeita, e calculam despesas referentes a diversos processos. Seu objetivo é fazer com que não ocorram falhas na comunicação, ou seja, que a empresa trabalhe com o número correto de colaboradores, identificar onde acontece e o porquê da existência de gastos desnecessários, fatos que podem gerar prejuízos à produção e consequente déficit orçamentário.

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.  

A importância de uma gestão de qualidade reflete-se na maneira como os empreendedores conduzem a empresa. Isso significa que uma boa gestão pode ser capaz de identificar erros e programar melhorias que tornarão o produto mais competitivo no mercado. Em resumo, mesmo um produto mal concebido pode ser ajustado e vendido. Por outro lado, um bom produto sem uma boa gestão reduz as chances de sucesso e de lucro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com