TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Barreiras da Criatividade

Por:   •  9/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

As barreiras da criatividade são popularmente conhecidas como bloqueio ou bloqueio da criatividade.

Com base nas pesquisas que fiz sobre o tema barreiras a criatividade, percebi que a maneira com que cada um se comporta pode ajudar ou dificultar o seu processo criativo.

O comportamento é uma chave importante para as pessoas e quando se trata de criatividade esta característica é fundamental, porque uma pessoa que deseja ser criativa deve prestar atenção em todas as suas ações para não se prejudicar.

Medo de falhar: um grande obstáculo do processo criativo é o medo de falhar. Não se trata da falha em si, mas sim em antecipá-la. Quando se teme um resultado negativo, o processo criativo sofre, tornando-se ineficiente e, ironicamente, mais propenso às falhas que a pessoa teme que ocorram.

Medo de críticas: profissionais desejam ser aceitos pelos outros. Isso acaba gerando o medo em ter ideias rejeitadas e criticadas. Esse é um grande inimigo da criatividade, levando a escolhas que evitam a inovação, tentando se adequar a opções seguras e abaixo do esperado.

Manter-se na zona de conforto: às vezes, pensar apenas em algo constante pode ser um obstáculo para o processo criativo. O medo de tentar algo novo acaba limitando o profissional e afastando-o de ser parte de um processo de inovação pleno.

Passividade: o pensamento criativo exige proatividade. Ele precisa estar em um ambiente que desafie o comum, a rotina. Sem que haja um desafio ou algo que estimule o colaborador, não há como a criatividade ser desenvolvida. Por isso, é preciso que se estimule o cérebro constantemente com novas informações e ideias.

Resistência a mudanças

Faz parte do processo criativo mudar constantemente de ideias, experimentar novas perspectivas e enxergar além, mas para isso é preciso não temer as mudanças. Rotinas não combinam com inovação, por isso, o novo deve ser algo desafiador e não um motivo para se proteger, confie no seu potencial e na sua capacidade.

Falta de perseverança

Ao construir novos conceitos é preciso entender que nem tudo será tão fácil e rápido. Normalmente o processo criativo exige pesquisas, planejamento, planos de ação e muita paciência. A perseverança pode ser a sua maior aliada, saber esperar o momento certo para agir, questionar e cobrar pode definir o sucesso de seus ideais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com