TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Embalagens

Por:   •  11/5/2018  •  Monografia  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Embalagens mais usadas para este tipo de produto:

    As garrafas utilizadas na produção do vinho espumante são de vidro e devem obedecer a determinadas características especificas. Deverão ter uma capacidade de 750ml, devem suportar até sete vezes a pressão do produto de forma a suportarem o decorrer da segunda fermentação. Além de possuir uma superfície interna perfeitamente polida, para evitar a formação de espuma durante o processo de engarrafamento e um fundo afunilado para dentro (punt) para garantir a resistência da garrafa. (RIZZON, et. al., 2005).

   A cor da garrafa tem grande importância na proteção do vinho contra as diferentes radiações de luz solar, sendo assim, são utilizadas de preferência garrafas de cor verde ou marrom do que as incolores (CARDOSO, 2005).

     Após o engarrafamento é inserido o obturador plástico ou bidule que consiste num copo de polietileno normalmente com 17 milímetro de diâmetro e 14 mm de altura. Estes “copos” têm a função de vedar a garrafa impedindo fugas de CO2 e de reter as leveduras, o que facilita a sua expulsão. Em seguida é colocada a cápsula metálica coroa com a inscrição do ano de engarrafamento. Esta cápsula é de inox com uma junta interna que melhora a vedação da garrafa, impedindo perdas de CO2 e reduzindo risco de oxidação (CARDOSO,2005).

[pic 1]

    As rolhas utilizadas atualmente são construídas de uma parte composta de grânulos de cortiça aglomerada sobre os quais são colocadas duas fatias de cortiça (a que fica em contato com o vinho é denominada espelho). Na rolha deve conter a denominação de origem champagne e, se for o caso, o ano da safra (CARDOSO, 2005).

    Uma vez introduzida no gargalo da garrafa, a rolha é coberta por uma placa, que por sua vez é presa por um arame, sendo o conjunto placa/arame denominado gaiola. A garrafa é em seguida agitada vigorosamente, (poignettage) para assegurar a homogeneidade do vinho e do licor. Finalmente, ela é cuidadosamente inspecionada para controlar sua limpidez e devolvida às cavas onde permanecerá por alguns meses (CARDOSO, 2005).

   Na última etapa antes de sair para as adegas a garrafa é rotulada. A rotulagem das garrafas é composta de uma cápsula que cobre a rolha e a gaiola que frequentemente tem um colarinho em sua base. Sobre o corpo da garrafa é colocada uma etiqueta e às vezes, um contra etiqueta onde constam as menções obrigatórias e as informações para o consumidor (CARDOSO,2005).

Métodos de conservação combinados:

  Apesar de não possuir um método de conservação combinado, são utilizados alguns métodos de armazenamento para a maturação de leveduras. Ao abrigo de luz as garrafas permanecem nas cavas por um longo período de maturação, a temperatura deve estar próxima a 12°C, por um período de 15 meses, dentre os quais 12 meses sobre as borras de leveduras para os vinhos não safrados, e de 3 anos para os safrados a contar da data de tirage (CARDOSO, 2005).

   

Referencias:

RIZZON, L. A; MENEGUZZO, J; GASPARIN, A. M.; Elaboração do vinho moscatel espumante. Bento Gonçalves: Embrapa uva e vinho, 2005. P.42.

CARDOSO, A. Tecnologia de vinhos espumantes. DRABL, ANADIA., 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com