TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas Incubadas

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Micro e Pequenas Empresas 2020.1

Isabela Gonçalves de Mesquita

20141102184

Por que as empresas saem mais preparadas do processo de incubação para o mercado?

1. Introdução

        O sonho do negócio próprio vem crescido exponencialmente no Brasil, levando milhares de pessoas a se jogarem na onda do empreendedorismo e a investirem muitas vezes todo o seu dinheiro e tempo na criação de uma empresa, que para muitos representa a tão desejada estabilidade financeira e a oportunidade de ser o próprio chefe.

        Contudo, muitos empresários acabam empreendendo de forma precária, não tendo conhecimento, dinheiro ou a estrutura necessária para a sobrevivência do negócio. É preciso muito planejamento para que a ideia não só saia do papel, como sobreviva no mercado a longo prazo, fazendo frente aos concorrentes, alcançando metas e antecipando os possíveis obstáculos do caminho.

        Há centenas de más decisões que podem acabar sendo tomadas, quando não há o planejamento e a organização necessária, que podem culminar no endividamento precoce antes mesmo do negócio começar a funcionar. Com isso, a taxa de mortalidade de novos empreendimentos é alta no país, enquanto pesquisas recentes mostram que empresas que nascem em incubadoras tem uma taxa de longevidade de mais de 70% nos primeiros cinco anos de funcionamento.

As empresas incubadoras chegam para auxiliar novos empreendedores, fortalecendo o negócio e oferecendo toda a estrutura para o desenvolvimento do produto ou serviço desejado.

2. Desenvolvimento

        Quando pensamos no conceito da palavra “incubadora” nos vem a cabeça o local onde bebês recém-nascidos são colocados para se desenvolverem, se fortalecerem e estarem prontos para sair para o mundo, certo? É justamente para isso que servem as incubadoras de empresas. Elas oferecem toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de uma nova ideia, e até de empresas que já existem, mas pretendem inovar.

Existem diversos tipos de incubadoras, que se dedicam a uma vasta gama de modalidade de negócios, por isso é muito importante escolher o ambiente mais adequado às necessidades da empresa em questão.

No ambiente de incubação, o empreendimento vai receber diversos tipos de assessoria: financeira, gerencial, jurídica, contábil e de marketing. Muitas vezes, o empreendedor tem um amplo conhecimento e criatividade para o desenvolvimento dos produtos ou serviços, mas lhe falta experiência em vendas ou captação de recursos, principalmente.

O papel da incubadora é suprir uma deficiência existente no negócio e complementar habilidades imprescindíveis para o funcionamento da empresa, que as vezes estão sendo mal executados pelo gestor, que muitas vezes acaba tendo que desempenhar atividades que não fazem parte da sua formação. Por isso, as incubadoras oferecem uma série de treinamentos, cursos e capacitações específicas, de acordo com as necessidades reais das empresas incubadas.

O networking proveniente do ambiente de incubação também acaba sendo um grande aliado do empreendedor. Atualmente, empresas do mesmo ramo passam a ser vistas não só como concorrentes, mas como parceiras, criando-se assim uma importante rede de contatos. Lá, as empresas se conectam também com possíveis investidores e programas governamentais de financiamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com