TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Da Empresa Boticario

Ensaios: Marketing Da Empresa Boticario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  7.587 Palavras (31 Páginas)  •  4.660 Visualizações

Página 1 de 31

TRODUÇÃO

Este estudo apresenta os vários aspectos que fundamentam a atuação do O Boticário no mercado pessoense. Elucidando as estratégias da franquia na região da grande João Pessoa para despontar entre as concorrentes à preferência dos consumidores, seja nos serviços ou nos produtos oferecidos.

O trabalho apresenta a missão e visão da franquia, primeiramente, e elucida como a empresa está inserida no macroambiente e no microambiente de marketing; o seu composto de marketing definido a partir dos “quatro P’s”, praça, promoção, produto e preço; a definição do seu target, ou seja, o seu público alvo; a estratégia de posicionamento e a estratégia diante os concorrentes.

O trabalho se justifica pela crescente preocupação das empresas em definir e posicionar sua atuação no mercado. Deste modo, o estudo tenta demonstrar a importância do Marketing para as organizações, constituindo uma ferramenta eficaz para o seu desenvolvimento e, consequentemente, para o seu sucesso.

1 INSTITUCIONAL

1.2 Missão

O Boticário, empresa do setor de cuidados pessoais, define assim sua missão:

“Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam”:

a) “O bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade”;

b) “Assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio”.

1.2 Visão

“Ser reconhecido por colaboradores, parceiros, cliente e segmentos em que atua com uma das mais importantes referências mundiais em beleza e fazer com que suas ações para a preservação da vida estabeleçam uma forma de identificação com a sociedade.”

1.3 Objetivos

A franquia do O Boticário em João Pessoa está desenvolvendo os objetivos organizacionais (informação verbal)¹.

2 ANÁLISE DOS AMBIENTES MACRO E MICRO DE MARKETING

2.1 Análise do Macroambiente de Marketing

A Análise Macroambiente de Marketing envolve variáveis incontroláveis, Segundo Kotler (2000), as principais variáveis a serem consideradas são:

2.1.1 Ambiente Demográfico

Para Kotler (2000, p.146), "a primeira força ambiental a se monitorar é a população, porque as pessoas representam mercados". Já para Sousa (2001, p.01):

O ambiente demográfico é de interesse primordial para os administradores de marketing, visto que envolve elementos constituintes dos mercados: as pessoas. Os profissionais de marketing têm de acompanhar as tendências de mudança de idade, estrutura das famílias, mudanças geográficas da população, características educacionais e diversidade populacional.

O Boticário tem em seu mix de produtos linhas que atendem os mais variados públicos, ou seja, produtos específicos para cada faixa etária da população, para cada tipo de cabelo e pele e linhas completas de cuidados e higiene para homens e mulheres. A empresa atualmente tem uma linha de produtos de mais de 600 itens divididos em cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, bronzeadores, maquiagem, deo-colônias, desodorantes, sabonetes, xampus e condicionadores. (O BOTICÁRIO... 2006)

Para o público feminino, por exemplo, O Boticário desenvolveu os seguintes produtos, com as suas respectivas características e ano de lançamento apresentadas em O Boticário... (2006).

Carpe Diem (2000), “uma fragrância jovial, vibrante e marcante”.

Royalty (2007), “uma verdadeira alquimia de sensações”.

Coffee Woman (2009), “uma fragrância exclusiva que contém em sua composição o cheiro da flor do café e a infusão dos próprios grãos, tornando o perfume irresistível e marcante”.

Egeo “fragrância para mulheres que se envolvem na arte da sedução”

Para o público masculino, por exemplo, O Boticário desenvolveu os seguintes produtos:

Dimitri, clássico perfume da marca, que revela um “homem audacioso e com espírito inovador”.

Uomini, fragrância sensual, expressiva e elegante que ressalta toda a sensualidade do homem.

Malbec (2004), “fragrância rica em contrastes, inspirada no refinado mundo dos vinhos, que revela a modernidade do homem atual”.

Para o público infantil, por exemplo, O Boticário desenvolveu os seguintes produtos:

Sophie (2007), “linha desenvolvida para garotas com idade entre 6 e 12 anos, composta por maquiagens e produtos para o corpo e cabelo”.

Baby Boti, “linha de produtos de higiene e cuidados com o bebê que respeita a natureza delicada de crianças até 3 anos de idade, ajudando a estimular o seu desenvolvimento por meio de cores, formas e toques”.

X-Boy (2009), “uma linha composta por produtos para meninos que têm a diversão correndo nas veias e sabem aproveitar cada minuto do seu dia”.

Spulókis (2010), “linha desenvolvida especialmente para deixar a hora do banho da criançada muito mais animada”.

O Boticário desenvolveu uma linha produtos para as garotas adolescentes, a linha de produtos Capricho, a perfumaria elencou as principais características das garotas Capricho, que são: “jovem, alegre, dinâmica, diferente, com personalidade e que ama muito a sua alegria de viver, composta por perfumes, desodorante, maquiagens e produtos para a pele, corpo e cabelo”. (O BOTICÁRIO... 2006)

Em relação aos grupos étnicos, O Boticário tem em seu mix de produtos segundo a gerente de marketing de João Pessoa a maquiagem Make B. indicado para a pele negra. Outra linha direcionada a esse grupo é o Intense (informação verbal) .

2.1.2 Ambiente Tecnológico

Segundo Kotler (1994, p.151),

[...] Todas novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com