TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Midias Sociais No Empreendedorismo

Por:   •  29/3/2023  •  Monografia  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 11

     UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO EMPREENDEDORISMO

     Beatriz de Carvalho Mesquita

     Sthefany Gomes de Lomes

     Yorran Nery Xavier

     Prof ª Cecília Montibeller Oliveira

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em um mundo digital, onde a facilidade de acesso à internet mudou drasticamente a realidade na qual a sociedade está inserida, dentro desse contexto, as redes sociais surgiram com forte influência dentro do contexto social, impactando e facilitando diferentes situações do cotidiano. De acordo com o Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (CETIC) houve um aumento impressionante no uso da internet no Brasil, por causa dos smartphones, causando um salto de 41% para 79% de pessoas com acesso à internet.

O marketing digital, atualmente dentro da era digital, é uma ferramenta fundamental para o crescimento de um negócio, sendo definido como um conjunto de ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet e outras fontes digitais para divulgação de produtos e serviços aprimorando sua rede de relacionamentos. Outro termo importante a ser definido atrelado ao marketing digital é a mídia social, que por sua vez é caracterizada como todo conteúdo ou vínculo de comunicação que se baseia na distribuição de informação através da internet. (KOTLHER, 1967)

Diante disso, as mídias sociais se tornaram uma ferramenta potente dentro do empreendedorismo nos últimos anos, principalmente nos últimos dois anos frente ao quadro de pandemia do Covid-19, onde o meio digital criou grande força e se instaurou como fundamental fonte de marketing. Segundo Philip Kotler (1967), o marketing é peça chave no empreendedorismo isso por que não é só um processo administrativo, mas também social no qual o indivíduo obtém o que necessitam através de produtos, valores e serviços.

  1. JUSTIFICATIVA DO TEMA

É fundamental estudar e entender de quais formas a utilização das mídias sociais impactam o empreendedorismo e como essa ferramenta pode ser boa na divulgação e captação de clientes, bem como na consolidação desses clientes para o crescimento do empreendedor, destrinchando esses métodos e sua importância econômica.

Empreender e consolidar um negócio desde o início exige muita dedicação no campo de criação de estratégias fundamentando o crescimento de uma empresa por isso é importante estudar e fundamentar essas estratégias. A divulgação é uma das ferramentas fundamentais nesse contexto com a utilização das mídias sociais, que tem grande importância e força, segundo o estudo de Kotler e Amstrong (1998), existem inúmeras vantagens dentro do marketing digital pois através dele se tem uma maior oferta e procura, alimentando a diversidade e opções para o cliente e dessa forma fomentando a construção de um bom negócio.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Dentro do tema proposto, pretende-se fazer um estudo da importância da utilização das mídias sociais no empreendedorismo, abordando como e quando essas contribuições são benéficas e os impactos que elas causam, bem como entender de quais formas o uso dessa ferramenta pode ajudar no desenvolvimento de um produto ou serviço.

  1. PROBLEMA DA PESQUISA

Frente a uma sociedade atualmente digital, de quais formas as mídias sociais podem desenvolver um produto ou serviço impactando positivamente o empreendedorismo?

  1. HIPÓTESE

Com o passar dos anos a internet e a informatização chegou impactando e facilitando os processos de comunicação, frente a isso as redes sociais passaram a implementar o cotidiano das pessoas. O uso facilitado através dos celulares possibilita o contato entre as pessoas sem nem ao mesmo se deslocarem de casa, toda essa comodidade permitiu que as compras online crescem desenfreadamente, também favorecidas pelo período pandêmico do Covid-19 nos últimos 2 anos, compondo a ideia de segurança na compra de produtos.

Diante desse cenário, a divulgação de produtos e serviços nas mídias sociais se tornou peça essencial e estratégica para o crescimento e consolidação de diversas empresas embasadas na informatização social e no tempo que as pessoas atualmente passam conectadas as redes sociais. Estudos mostram que o tempo de utilização das mídias tem relação direta com o aumento do poder de compra, e que o uso das mídias sociais além de todos os benefícios facilitadores quem tem também favorece o empreendedor com o baixo custo.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Analisar a importância estratégica do uso das mídias sociais no empreendedorismo.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO
  • Entender como o uso de mídias sociais podem favorecer o empreendedorismo;
  • Analisar quais estratégias permeiam o uso das mídias sociais;
  • Analisar os impactos negativos e positivos do uso das mídias sociais no empreendedorismo;

  1. METODOLOGIA

Para esse estudo o embasamento foi teórico sendo a pesquisa uma revisão bibliográfica integrativa e a abordagem qualitativa e de caráter exploratório, realizada na base de sites eletrônicos que são eles: Dados da biblioteca eletrônica SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: Empreendedorismo, mídias sociais, marketing e redes sociais.

Os critérios de inclusão das publicações foram: artigos, livros e revistas originais, relevantes para a temática, tomando por base compreender com informações atuais sobre o tema que estivesse disponível na integra gratuitamente na internet ou no acervo da biblioteca da instituição onde este estudo foi realizado. A escolha dos artigos foi feita de acordo com a resposta ao tema proposto de forma que a problemática seja respondida.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

  1. IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo pode ser definido segundo Verga e Silva (2014) como o estudo, descoberta e pesquisa de produtos, processos, mercados, entre outros, com o objetivo de criar um negócio. Nos últimos anos, pesquisas mostram o crescimento do empreendedorismo no Brasil, o estuda da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em 2018 apontou um aumento de 11,8% nos últimos 10 anos representando 38% da população como empreendedora. (Global Entrepreneurship Monitor, 2018)

Mesmo com todo esse crescimento, a taxa de empreendedorismo inicial (TEA) por muito tempo foi maior entre homens do que mulheres, contudo nos últimos anos a mulher tem ocupado papel de destaque empreendendo no país, sendo o Brasil o 7° país com a maior quantidade de mulheres com empreendedorismo inicial entre os países. (Sebrae, 2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (204.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com