TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÍDIAS SOCIAIS NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Artigos Científicos: MÍDIAS SOCIAIS NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  3.723 Palavras (15 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 15

UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RESUMO

O surgimento e a expansão dos recursos da Tecnologia da Informação, tendo como expoente a Internet, afetaram o desempenho empresarial. No atual cenário competitivo, a área de Recursos Humanos também necessita ser estratégica e executar seus processos da melhor forma possível. Sendo assim, a utilização das mídias sociais nos processos de Recrutamento e Seleção é uma forma eficiente para a atração de profissionais. Nesse contexto, surge o presente artigo com o objetivo de analisar se a utilização de mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção tem sido uma forma eficiente de escolha de profissionais. Percebe-se que cada vez mais a utilização das mídias sociais se torna eficiente no processo de recrutamento de profissionais por parte das organizações.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Mídias Sociais. Recrutamento e Seleção.

1. INTRODUÇÃO

As organizações necessitam definir suas diretrizes e planejar suas estratégias e operações levando em consideração a realidade na qual se encontram. Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação se apresentam como componentes organizacionais de grande importância, estando presentes em praticamente todas as ações realizadas pelas empresas. Estas tecnologias certamente têm influenciado o desempenho empresarial. Entretanto há de se considerar qual a importância dada às tecnologias e qual nível de utilização das mesmas por parte da organização (ALBERTIN, 2005).

Para que a área de recursos humanos consiga vencer os desafios de um mercado em constante mudança, ela precisa que seus processos sejam executados da melhor maneira possível. Dentre estes processos cabe destacar o Recrutamento & Seleção. As organizações têm apostado na Internet como maneira de recrutar talentos e reduzir seus custos com o processo de provisão (ARAÚJO; RAMOS, 2002).

Dentre os recursos que a Internet proporciona à área de RH das empresas cabe destacar as mídias sociais, sendo estas, mídias online que possuem características específicas que as tornam ferramentas poderosas para a atração de profissionais talentosos, estando estes disponíveis ou não para contratação (MAYFIELD, 2008; DINIZ; SOUZA; MONTE; 2011).

É neste contexto que o presente artigo se insere, tendo por objetivo analisar se a utilização de mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção tem sido uma forma eficiente de escolha de profissionais. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma das maiores empresas do setor de tecnologia da cidade de Florianópolis. A Softplan, empresa estudada, atua no mercado desde 1990 e hoje já é considerada uma das maiores empresas de sistemas de gestão do país.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

A Administração de Recursos Humanos (ARH), segundo Dessler (2003) é conceituada como as políticas e práticas utilizadas nas necessidades do gerenciamento de pessoas no ambiente de trabalho, como por exemplo, a contratação de colaboradores, seu treinamento, avaliação e remuneração, estando sempre atento a oferta de um ambiente de trabalho bom e seguro para seus funcionários.

A importância da Administração de Recursos Humanos, hoje em dia também chamada de Gestão de Pessoas por alguns autores, é justamente evitar que erros graves aconteçam, como contratação de pessoas erradas para os cargos organizacionais, gerando assim alta rotatividade e altos custos para a empresa. Outra grande importância é manter os colaboradores sempre motivados, para que rendam mais e dêem o melhor de si. Entre muitos outros motivos que a ARH é essencial para uma organização também está, por exemplo, evitar processos judiciais por parte de ex-colaboradores e manter os funcionários sempre bem atualizados e treinados (DESSLER, 2003).

Gestão de Pessoas, termo usado para ARH por diversos autores, é representada pelas organizações e pelas pessoas, sendo que se não existir uma delas não há necessidade de existir a Gestão de Pessoas. Isto ocorre uma vez que as empresas precisam dos indivíduos para atingir suas metas e alcançar sua missão. Da mesma forma, as pessoas necessitam da empresa para poder alcançar seus objetivos individuais (CHIAVENATO, 2004).

2.2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

De acordo com Schermerhorn Jr. (2007, p. 267), o recrutamento é “um conjunto de atividades que objetivam atrair um número de candidatos qualificados para trabalhar em uma organização”. Desta forma, um recrutamento eficiente e eficaz precisa fazer com que as oportunidades de emprego chamem a atenção das pessoas cujas capacidades e habilidades atendam as exigências e especificações do cargo. (SCHERMERHORN JR., 2007).

Assim, de acordo com o autor, os três passos para um processo de recrutamento típico envolvem:

1. Anuncio da vaga de emprego;

2. Contato preliminar com potenciais candidatos; (entrevistas breves + currículos)

3. Filtragem inicial para criar um número de candidatos qualificados.

Neste contexto, Chiavenato (1997, p. 206) afirma que o “recrutamento é basicamente um sistema de informação, onde a empresa disponibiliza e divulga oportunidades de emprego que pretende preencher”.

O subsistema de administração de recursos humanos subseqüente ao recrutamento é a seleção. A seleção pode ser compreendida como o “processo que envolve escolher, entre um grupo de candidatos, a(s) pessoa(s) que oferecem o maior potencial de desempenho” (SCHERMERHORN JR., 2007).

O autor propõe alguns passos básicos para o processo de seleção, que são:

1. Preenchimento de um formulário de inscrição (declaração formal de que a pessoa esta se candidatando a vaga. Este preenchimento documenta o histórico pessoal e qualificações do candidato. Geralmente, vem com um currículo anexado);

2. Entrevista (é o momento onde empregador e o candidato podem aprender um sobre o outro);

3. Testes (realizados para identificar inteligências, aptidões, personalidade e interesses. Estes instrumentos devem atender a critérios de confiabilidade e validade, feitos pela empresa. As simulações e testes práticos são os testes mais recomendados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com