TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Publicas e Sociedade

Por:   •  21/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

Ministério da Educação – MEC[pic 1]

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Diretoria de Educação a Distância – DED

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UECE

DADOS DO PROFESSOR FORMADOR

Profa. Napiê Galvê Araújo Silva

E-mail: pie@ufersa.edu.br

Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP

Bacharelado em Administração Pública

Disciplina: Políticas Públicas

Início da disciplina: 10 de setembro de 2021

1º Tarefa de Políticas Públicas

  1. Assinale verdadeiro ou falso, sobre os conceitos e características da Sociedade. (3 pontos)
  1. ( V ) As regras e instituições têm por finalidade moldar o comportamento das pessoas.
  2.  ( F  ) As pessoas e grupos sociais, sempre possuem uma aderência voluntária as instituições.
  3. ( F  ) As comunidades tradicionais são caracterizadas por regras e costumes não escritos, e que possuem uma maior variabilidade de grupos internos.  
  4. ( F ) As religiões, a divisão do trabalho, a língua, e a distribuição da riqueza gerada , podem ser consideradas formas de instituições sociais.
  5. ( V ) As interações sociais podem ser classificadas em cooperativas, competitivas e conflitavas.
  6. ( F  ) As sociedades complexas se caracterizam pela pequena variedade de grupos que interagem e coexistem entre si.

  1. Cite, explique e caracterize as três formas ideais de Autoridade: (2 PONTOS)

Autoridade carismática:  emana diretamente da força pessoal

do governante, de sua capacidade de convencer e de impressionar

seus súditos, por seus atos e palavras.

Autoridade tradicional: decorre, vale redundar, da tradição: “[...] é assim porque sempre foi assim [...]”.  Os súditos obedecem por força do costume, ou por lhe atribuírem uma inspiração divina.

Autoridade racional legal se fundamenta em regras, que definem expressamente o que é permitido ou proibido, seja ao governante, seja aos governados.

As sociedades complexas ocidentais enquadram-se neste último tipo._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Explique como se caracteriza a Teoria da Ação Coletiva de Oslo (1999). Finalize sua explicação com um exemplo prático e exeqüível.  (3 pontos)

A resposta de Olson (1999) é que aqueles que tiverem maior vantagem pessoal com o bem público – ou que obtenham benefícios maiores do que o próprio bem, em si – são os que se dispõem a pagar os custos da ação coletiva. Assim, as ações coletivas são empreendidas

não por aqueles que colhem benefícios iguais, numa coletividade, mas por aqueles que, além dos benefícios comuns, extraem alguns outros, que só se aplicam a ele.

 Por exemplo: governar um Estado pode ser extremamente custoso: o indivíduo perde, em grande medida, o direito à sua privacidade. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com