TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Praticas Empresariais

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Aluna: Taiza de Brito Martins

Matrícula: 20121103900

Curso: Administração

Disciplina: Práticas Empresarias I

1 Introdução

  1. Apresentação da empresa

A L’Oreal é uma empresa multinacional francesa de cosméticos, sendo sua sede em Clichy. Ela que surgiu em 1909 pelo químico Eugène Schuelle. O primeiro produto desenvolvido por ele foi uma tinta de cabelo, fazendo com que as colorações de cabelo fossem o foco da empresa naquela época.

Hoje a L’Oreal é uma empresa mundial de grande porte, que já tem mais de 110 anos de mercado e é especialista em produtos para os cabelos, perfumes, protetores solares e dermocosméticos.

A empresa está atua hoje em 130 países e é líder global no mercado de cosméticos. Ela é composta por 67 mil funcionários, que estão distribuídos entre as suas 42 fábricas espalhadas pelo mundo. A L’Oreal possui um faturamento de mais de 14 bilhões de euros.

Em 2017 ela foi considerada a 3ª marca francesa mais valiosa, sendo avaliada por 24,533 bilhões de dólares.

A L’Oreal chegou ao Brasil em 1959, porém a sua primeira fábrica só foi inaugurada em 1969, no Rio de Janeiro, com apenas 16 funcionários. Hoje ela possui um portfólio de 19 marcas, entre cuidados com a pele, cabelo, perfumaria, maquiagem, coloração e unhas.

1.1.1 Missão

A missão da L’Oreal é fornecer os melhores produtos de beleza de luxo a todas as pessoas. Investindo sempre na inovação de forma responsável. Além disso, hoje a empresa pensa em ser mais sustentável, com objetivo de substituir todos os frascos de xampu por plástico reciclado ou reciclável.

1.1.2 Visão

A Visão da L’Oreal é ser reconhecida por colaboradores, parceiros, clientes e segmentos onde atua, como uma das mais importantes referências mundiais em beleza, e, concomitantemente, fazer com que suas ações para a preservação da natureza estabeleçam uma forte identificação com a sociedade.

1.1.3 Objetivos da empresa

O objetivo da empresa é ser uma das empresas mundiais mais exemplares do século. Para isso, o grupo faz de tudo para promover satisfação pessoal e profissional dos seus colaboradores desenvolvendo atividades em benefício da comunidade, fortalecendo a sua cidadania coletiva nos mais de 120 países que está instalada, além preservar o meio ambiente.

 

  1. Levantamento de oportunidades

Um dos objetivos da L’Oreal é conseguir fazer com que todos os seus consumidores, independente de raça, cor e gênero, possam se identificar e usar a marca. Com isso o Grupo L’Oréal tem investido em pesquisa de novas tecnologias para desenvolver os melhores produtos para o consumidor.

Levando em consideração as necessidades de cada mercado e se adaptando à uma política sustentável, a L’Oreal pensou na criação de um protetor solar, o Anthelius Airlicium, de La Roche-Posay, com objetivo de atender todos os tipos de pele da mulher brasileira.

1.3 Objetivos do estudo

O objetivo desse estudo é de fazer com que a empresa consiga criar um produto que seja que consiga atender as expectativas do seu publico alvo, além de garantir a sustentabilidade, que também faz parte do novo projeto da empresa, preocupada com o meio ambiente.

  1. Metodologia

Para saber qual é a necessidade de seus consumidores, a empresa fará pesquisas através de questionários, para saber qual é o real interesse do consumidor. É necessário também fazer pesquisa com o responsável do marketing, para que ele consiga auxiliar nos aspectos econômicos e nos materiais bibliográficos. Também é necessário fazer uma entrevista com o responsável ambiental, para que o produto seja o mais sustentável possível, além de identificar o melhor método de trazer embalagens recicláveis para reduzir a poluição ambiental.

2 Marketing estratégico

2.1 Forças competitivas

As 5 forças de Porter, ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes, são os principais pilares de uma empresa. Ela serve para mostrar qual a posição da empresa no mercado, indicando os pontos positivos e negativos.

2.1.1 Fornecedores

O protetor solar é produzido no Brasil, pela empresa da L’Oreal, e tem como fornecedores empresas brasileiras, já que o produto foi desenvolvido especialmente paras as peles brasileiras.

Como é um produto que possui tecnologia de inovação, seus ingredientes são de alta qualidade.

2.1.2 Clientes

O público-alvo são mulheres brasileiras com pele oleosa.

E como o produto tem a opção de ser incolor ou com tonalidades, ele consegue atender a vários tons de pele.

Como é um produto dermatologicamente testado, possui um valor que ele acaba tendo como público-alvo a classe média e alta.

2.1.3 Concorrentes

As principais empresas concorrentes são algumas empresas que também fazem protetores solares com a mesma proposta do Anthelius Airlicium, como o potetor da Vicky, que também é destinado à pele oleosa e possui uma linha com protetores com cor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com