TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ADMINISTRAÇÃO

PRÁTICAS EMPRESARIAIS III

VANESSA BENTO DUARTE DANIEL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINANCEIRO: ANÁLISE AMBIENTAL

Rio de Janeiro

2019

VANESSA BENTO DUARTE DANIEL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINANCEIRO: ANÁLISE AMBIENTAL

Planejamento Estratégico Financeiro apresentado ao curso de Administração, da Universidade Veiga de Almeida, como requisito parcial para aprovação na disciplina Práticas Empresariais III.

Orientador: Prof. Hélio Darwich Nogueira

Rio de Janeiro

2019

RESUMO

A análise do ambiente é a primeira etapa do planejamento estratégico, com o objetivo de conhecer a empresa interna e externamente mostrando qual a sua situação atual. Após uma minuciosa análise do ambiente, é possível responder questionamentos básicos sobre o negócio: Qual a situação real da organização? Quais as forças positivas e as forças negativas do ambiente no presente e no futuro que podem afetar a organização? Quais são os pontos fortes e os pontos fracos da organização? Diante das informações e respostas obtidas através desses questionamentos, o gestor poderá definir: Para onde a organização pode e quer ir e qual caminho deverá ser tomado para chegar lá. Definido os objetivos a serem alcançados a criação e implementação de estratégias, devem ser colocadas em prática, sendo constantemente monitoradas, para que tudo ocorra conforme o planejado.

O objetivo geral desse estudo é analisar a capacidade financeira da empresa ADQ Quality Administradora, e elaborar um planejamento estratégico financeiro que ajudará no gerenciamento dos recursos financeiros da empresa. Através do planejamento, a empresa poderá alcançar: maximização dos lucros, da riqueza dos proprietários, das vendas, maior participação de mercado etc.

        Salienta-se que a ADQ Administradora Quality foi escolhida por ser a organização a qual atuo como estagiária, o que me permitiu ter acesso às informações com facilidade, e pela determinação que ela possui em ser uma administradora que acompanha as novas tendências de mercado, prestando serviços inovadores e em curto prazo, diferentemente das demais administradoras que estão há muito mais tempo no mercado.

Palavras-chave: capacidade financeira, planejamento estratégico, maximização de lucros

SUMÁRIO

Resumo...........................................................................................................................3

1. Introdução..................................................................................................................5

1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA         6

1.1.1 Missão         7

1.1.2 Visão        7

1.1.3 Valores        7

1.1.4 Objetivos da empresa        7

  1. METODOLOGIA...................................................................................................7

2. FORÇAS COMPETITIVAS        8

2.1 Modelo Porter: as cinco forças competitivas........................................................8

2.1.1 Poder de Negociação dos Fornecedores        8

2.1.2 Poder de Negociação dos Clientes        9

2.1.3 Concorrentes        9

2.1.4 Ameaça de Novos Entrantes        10

2.1.5 Substitutos        10

3. CAPACIDADE FINANCEIRA DA ADQ ADMINISTRADORA......................11

3.1 MATRIZ SWOT        12

3.11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Frequentemente os noticiários mostram um grande número de empresas decretando falência. O motivo dessa situação, deve-se a falta de preparo das mesmas para cuidar dos aspectos financeiros que envolvem qualquer tipo de empresa. A análise de ambiente, também conhecida como diagnostico estratégico, é uma das etapas dos processos que compõe o planejamento estratégico que irá prevenir o risco de falência de uma empresa. Costa (2006, p. 51) define diagnóstico estratégico, como sendo “um processo formal e estruturado que procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento de transformações para a construção de seu futuro”. Diante de um cenário de incertezas, o diagnóstico estratégico deve ser feito de forma contínua, pois lidamos com um cenário de incertezas constantes. A organização em estudo atua no segmento de prestação de serviços de Administração Financeira de Condomínios, de Empresas, Locação e Compra e Venda de Imóveis. O objetivo dessa primeira etapa será analisar o ambiente interno e externo da A.D.Q Administradora e posteriormente elaborar um planejamento estratégico financeiro. Nesta primeira fase, o trabalho foi formulado em três etapas, sendo que a primeira consiste na Apresentação da Empresa, Levantamentos de Oportunidades, Objetivo do Plano e Metodologia. A segunda etapa apresenta a Análise Estratégica e Operacional. A terceira etapa apresenta Posicionamento de Mercado. Através da análise de ambiente a empresa não caminhará as cegas e terá mais possibilidade de sobreviver, os negócios serão ampliados alcançando a satisfação dos stakeholders.

  1. Apresentação da Empresa

A organização escolhida possui 3 anos de mercado e tem por denominação ADQ Administradora Quality LTDA, cujo nome fantasia é ADQ Administradora. Trata-se de uma Empresa de Responsabilidade Limitada, no segmento de Gestão e administração da propriedade imobiliária, Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis, Corretagem no aluguel de imóveis. A ADQ Administradora Quality está localizada na Rua do Rosário, número 108, Centro, no Município do Rio de Janeiro (RJ), administrada atualmente pelos Diretores Aldo Luiz da Cunha Gonzaga, Roberto Luiz Leal Galvão e Vinicius Costa Rocha. Possui 1 sócio, 4 colaboradores e 1 estagiário. Atualmente administra 38 imóveis de locação, 12 Condomínios e 2 empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com