TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes e Comunicação de Dados

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.481 Palavras (30 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1  SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        

2.1.1  Automação Comercial        

2.1.2  Hardware e Software        

2.1.3  Banco de Dados        

2.1.4  Redes e Comunicação de Dados        

2.2  SISTEMAS EMPRESARIAIS        

2.2.1  ERP        

2.2.2  SCM        

2.2.3  PRM        

2.2.4  CRM        

2.2.5  BI        

2.2.6  BSC        

2.2.7  EIS        

2.3  ESTRATÉGICA EMPRESARIAL        

2.3.1  Definição de Estratégia        

2.3.2  Estratégias Genéricas de Michael Porter        

2.3.3  Estratégia de Liderança em Custo        

2.3.4  Estratégia de Diferenciação        

2.3.5  Estratégia de Enfoque ou Foco        

2.4  TOMADA DE DECISÃO        

3 CONCLUSÃO        



1 INTRODUÇÃO

Toda organização necessita de apoio na tomadas de decisão e para tal é necessário buscar ferramentas que auxiliem nessa difícil tarefa. Os Sistema de Informação dispõem de inúmeras ferramentas avançadas de organizar, analisar e dar inteligência ao negócio.

A partir da análise da organização podemos estruturar as estratégias mercadológicas, que serão a base para todas as decisões que visam manter o negócio funcionando.

Sendo assim, o presente trabalho explora as ferramentas avançadas que suportam os sistemas de informação, como o ERP, SCM, SRM, etc., os fundamentos da estratégia do negócio e processo formador da tomada de decisão voltada a empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

De acordo com ... o processo de tomada de decisão é essencial para o desempenho de qualquer atividade na organização – seja ela relacionada à função planejamento, organização, controle ou produção. De outro modo, a tomada de decisão pode ser compreendida como o processo responsável por converter informações em ação.

Trata-se, portanto, de uma das etapas mais relevantes da atividade administrativa, já que

[...] as decisões da administração são indispensáveis à integração das atividades rumo aos objetivos e à manutenção de uma organização viável em um equilíbrio dinâmico. A informação constitui ingrediente chave dos processos de tomar decisões, e é importante que as organizações voltem sua atenção à esquematização de sistemas adequados a um bom fluxo de informações. (KAST; ROSENZWEIG, 1976).

        Os fluxos de informações, tão importantes à tomada de decisão, que se estabelecem dentro e entre as atividades de uma organização acabam se constituindo, em verdade, nos chamados Sistemas de Informação.

A organização precisa contar com Sistemas de Informação que ofereçam um apoio adequado tanto às operações como às atividades de gestão. Diante do exposto, acompanhe os objetivos para a instalação de Sistemas de Informação, segundo Araújo (2001, p. 156).

  • Estabelecer uma estrutura organizacional com delegação de autoridade e responsabilidade (processo decisório) bem definidas e objetivamente expostas.
  • Elaborar normas de conduta bem confeccionadas e concebidas adequadamente e que possam ser postas em prática sem maiores dificuldades, quando se tratar das diretrizes e políticas de desenvolvimento, ou ainda de planejamento e programas.
  • Criar uma filosofia e uma estrutura de comunicações e de treinamento que assegurem conhecimento adequado e preparação apropriada para o desempenho das tarefas a cargo do pessoal dos escalões superiores, em nível operacional.
  • Criar Subsistemas de Informação que incluam formulários, registros, análises, consultas e recomendações que possam fornecer rápida e eficientemente as correntes informativas necessárias à tomada de decisões.
  • Possibilitar a instalação de programas de auditoria, em condições de proporcionar à administração superior um instrumento a mais de avaliação e controle, capaz de fomentar a integridade, o vigor e o ímpeto de crescimento de toda a organização.

2.1.1 Automação Comercial

        A automação comercial tem por objetivo automatizar diversas atividades de uma loja, abrangendo de forma integrada os setores operacionais e gerenciais, da automação do ponto de venda até a consolidação de informações gerenciais.

        Dentre as diversas vantagens de se adotar a Tecnologia da Informação (TI), destacamos:

  • alta confiabilidade de informações;
  • apresentação imediata dos dados apurados;
  • aumento da produtividade e das operações de caixa;
  • rápido atendimento aos clientes; e
  • acompanhamento gerencial das operações realizadas na loja.

Segundo Costa e Santos (1997), são cada vez mais necessários investimentos em treinamento de pessoal, em tecnologia de informação e automação comercial (controle global de estoques, troca de dados automática entre fornecedores, clientes e parceiros financeiros, telecomunicações, coleta de dados no local de vendas etc.) e em agilidade nos processos de distribuição e comercialização. A automação comercial e o processamento automático de informações, com o objetivo de melhorar o desempenho a partir da gestão de compras, de estoque, de preços e de vendas, têm se revelado instrumentos mais eficientes para a concretização deste novo parâmetro operacional e poderoso instrumento de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)   pdf (408.2 Kb)   docx (999.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com