TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias e a Prática do Comércio Internacional

Por:   •  9/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Introdução à Economia

1.  Sobre as Teorias e a prática do Comércio Internacional:

a) Explique com suas palavras o que é a Teoria da Vantagens Absolutas de Adam Smith e como a Teoria das Vantagens Comparativas surgiu posteriormente para complementá-la/melhorá-la

Em 1776 Adam Smith expressa no livro a riqueza da nações, onde deram suporte a Teoria das Vantagens Absolutas, desde modo cada pais deveria concentrar naquilo que produz a um preço mais baixo e trocar parte da produção por produtos que custassem menos em outras nações, e assim é considerado ate os dias atuais o pai da economia moderna.

Em 1817, David Ricardo aperfeiçoou as idéias de Adam Smith(vantagens absolutas) com a Teoria das Vantagens Comparativas, onde mostrou que mesmo que um pais possuísse vantagens absoluta sobre o outro na produção de todas as mercadorias, ainda assim o comércio poderia ser proveitoso para ambos.

b) Você acredita que a teoria das vantagens comparativas é valida ainda hoje, para todas economias , independente do seu grau de de desenvolvimento? Justifique a sua resposta.

Sim, não foi contestada até os dias atuais,  e valida para todas economias independente do seu grau de desenvolvimento, onde mostrou  que poderia ser proveitoso para ambos países.

C) Analise as principais formas de protecionismo que os países podem adotar na prática do comércio internacional. Existe alguma instituição que pode atuar de forma amenizar/solucionar possíveis conflitos? Explique.

Impostos de importação, quotas à importação, subsídios à exportação, política cambial, regulamentações administrativas. A OMC- Organização Mundial do Comércio  tem como finalidade impor regras e normas para estabelecer um entendimento entre países e as instituições internacionais que atuam no campo econômico.

2) Sobre Taxa de câmbio:

a) Dê a definição de taxa de câmbio.

É o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades ou frações(centavos) da moeda nacional.

b) Diferencie um processo de valorização ( apreciação ) cambial e de desvalorização ( é agentes econômicos ( exportadores, importadores, turistas, etc.)

A redução na taxa cambial real é uma apreciação, significa uma queda na competividade internacional.

Um aumento na taxa cambial real é uma desvalorização, consequentemente aumenta competividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.

c) Observe a Tabela a seguir, que mostra o comportamento da taxa de câmbio de 1995 até 2007.

                Taxa de câmbio (médias mensais/venda) R$/US$ Brasil: 1995-2007

Ano

Taxa média

1995

0,91

1996

1,00

1997

1,07

1998

1,16

1999

1,81

2000

1,83

2001

2,35

2002

2,92

2003

3,07

2004

2,92

2005

2,43

2006

2,17

2007

1,94

Fonte: Ipeadata.

Sabendo-se que: O primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) ocorreu no período 1995-1998 e o segundo no período 1999-2002. Com base nas informações da tabela e da leituras/aulas, responda:

c1) Um cidadão brasileiro estaria em melhor situação se fizesse uma viagem de volta ao mundo no primeiro ou no segundo mandato de FHC? Por quê?

 No primeiro mandato, porque a economia brasileira manteve estável sobre controle do plano real, com maior fluxo de dólares para o Brasil,  consequentemente valorizava a moeda nacional. Diante da desvalorização do dólar o cidadão brasileiro estaria em  melhor situação para a viagem de volta ao mundo.

2) Um empresário brasileiro, importador de mercadorias estrangeiras, estaria em melhores condições em meados da década de 1990 ou de 2000? Porquê?

Estaria em melhores condições em meados de 1990, quando fixou em 31/12/1994, o artigo primeiro tratado de Assunção estabelece que o Mercosul tem por objetivo a livre circulação de bens e serviços, e fatores produtivos entre os países visando a  construção de um mercado comum, e a adoção de uma política comercial que abrange uma tarifa externa comum a livre circulação em relação a terceiros países.

3) Sobre Balanço de pagamentos (BP):

 

a) Apresente a definição de Balanço de pagamentos e explique como são compostas as suas duas principais contas (Transações Correntes e Movimentos de Capitais).

Balanço de pagamentos é o nome dado ao registro contábil de todas as transações econômicas e financeiras de um pais com seus similares.

. Transações correntes- é composta pelo saldo da balança comercial, balança de serviços e

Transferências unilaterais, onde são registrados as transferências de bens e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com