TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As finalidades do comportamento organizacional

Artigo: As finalidades do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Artigo  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

1. Cap. 2 - Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa .

Como as organizaçoes exercem função na vida do ser humano, modelando o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidade e motivos dos indivíduos, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas estratégias administrativas variadas.Através da complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e politica.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa o Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para

uma empresa.

Cap. 3 - Visão Sistêmica

Em relação a empresas é quando conseguem literalmente "ver" a empresa como um todo, em todas as suas partes, interna e externamente, seja qual for seu tamanho ou setor. A forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.

A visão sistêmica veio como uma evolução natural, possibilitando uma maior aproximação da realidade da ciência que estuda os sistemas.Com o passar dos tempos, observamos a necessidade de desenvolver nossa visão do todo. Tomar um decisão sem analisar a situação geral, pode trazer danos ao profissional e a organização, gerando assim, decisões unilaterais, isoladas, inconsistentes, sem credibilidade e com prejuízo.

Ter a visão sistêmica de um problema, é saber usar a intuição, a sensibilidade, a emoção e também a razão na tomada de decisão, tendo a consciência do que sua decisão pode causar na resolução desse problema e quais consequências podem trazer. Analisar atentamente cada detalhe, nos fará escolher a decisão, a qual consideramos ter o resultado mais positivo.

Assim visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e o futuro. É um exercício de percepção. E para melhorar nossa capacidade de decidir e compreender o encadeamento de ato/conseqüência, é necessário treinar nossa observação (Visão Sistêmica).

Cap.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com