TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As funções básicas da Administração

Por:   •  21/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

As funções básicas da Administração

Planejamento

O que se quer fazer, aonde se quer chegar? Um bom administrador é aquele que pensa no futuro. Ele desenha um plano de ação antes de iniciar um trabalho. Isso permite analisar se o que se pretende fazer é o mais indicado, em termos de eficiência e eficácia, e ter uma visão global do trabalho ao implementar o planejado. Por isso, a primeira função da Administração é o planejamento.

Organização

Uma vez que planejamos o que se vai fazer, é preciso reunir, organizar e alocar os recursos necessários para realizar a atividade pretendida: máquinas, escritórios, recursos financeiros, informações, tecnologia. Também são necessárias pessoas, a quem se atribuem tarefas e funções. A esse trabalho de estruturação corresponde a segunda função administrativa, a organização.

Direção

Montada a estrutura, com todos os recursos necessários, é hora de fazê-la funcionar. E para isso é preciso uma liderança segura, que motive as pessoas e garanta boas condições de trabalho. Também são necessários processos de trabalho claros e definidos. Esse esforço de fazer a estrutura movimentar-se e trabalhar de acordo com o planejado, e de orientar e liderar pessoas, constitui a terceira função da Administração, conhecida como direção.

Controle

Estamos trabalhando na direção certa? O planejamento realizado é implementado da melhor maneira possível? Estamos trabalhando com o máximo de eficiência? Somos eficazes? O planejamento que fizemos precisa ser adaptado? O trabalho da organização tem que ser avaliado, para que possa ser ajustado e tornar-se cada vez melhor.

Essa avaliação sistemática dos rumos da organização, que permite corrigir imperfeições nos processos de trabalho, ajustar a organização ao seu ambiente, aproveitar novas oportunidades, constitui a quarta função da Administração, chamada controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (711.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com