TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais lições do caso KODAK.

Por:   •  21/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

Nomes: Amanda Trindade, Camila Mendes, Matheus Knaut, Raphael Olivira, Vinicius Luís.

Dissertação: As principais lições do caso KODAK

A moral da história da KODAK, basicamente, se resume na frase “Viva o presente, planejando o futuro, para não cometer os mesmos erros do passado”. Uma grande organização, que teve como resultado de suas péssimas decisões, a queda e a demissão de milhares de pessoas. Faltou preparo por parte dos executivos e responsáveis para determinar os rumos da empresa, visto que o mercado já apresentava vestígios da revolução digital que estaria por vir. A KODAK simplesmente não soube inovar e aproveitar as oportunidades e necessidades de mudanças que estavam sendo geradas em âmbito global, enquanto que outras empresas menores aproveitaram seu melhor e puderam desenvolver seus negócios.

Um executivo e profissional de administração deve ser capaz de olhar para o futuro e enxergar as oportunidades, melhorias, inovações, mudanças e crescimento e tomar decisões certas na hora certa, tendo em vista o bem da organização. Como se tratava de uma organização de grande importância no âmbito mundial (multinacional), seus administradores e tomadores de decisões deveriam ter essa visão, sabendo que tudo muda a todo momento, e que a organização deveria estar pronta para a mudança.

Quando foi percebida a movimentação das novas inovações que estavam chegando, a empresa deveria avaliar as oportunidades que poderiam ser implantadas no produto ou se era viável investir num reposicionamento de marca e produtos. Era necessário ter o apoio da organização como um todo, principalmente da alta direção, pois um processo de se reposicionar no mercado não é fácil e demandaria tempo e esforço, além de investimento capital. Quando a KODAK percebeu isso era tarde demais.

Resumindo, os principais erros da KODAK foram falta de comunicação e entendimento de conselheiros, acionistas, diretores, e alta administração como um todo, pois é essencial comunicação para alcançar objetivos. Também não houve um entendimento do cenário do mercado naquele momento, para entender que a empresa precisava se reinventar e mudar seu rumo, por mais esforços que precisasse fazer, mas tentando garantir o futuro. E principalmente medo de INOVAR, já que possuíam a tecnologia desenvolvida e não queriam dissemina-la por medo de estragar outras atividades da empresa, como a venda filmes.

Crises em empresas monopolistas como a Kodak são inevitáveis em qualquer setor. Muitas vezes a falência de grandes empresas, que são referência em seus campos de atuação é um processo que ocorre devido a mudanças tecnológicas. Depende muito da empresa, se ela colocar seu valor somente sobre determinado produto ou atividade ou se consegue criar algo tecnológico e interessante. Um grande exemplo disso é a APPLE, que criou o computador pessoal, passou por uma crise em meados de 1990, e hoje com sua gama de produtos tecnológicos como: celulares, tabletes, reprodutores de mídia, relógios e ainda assim os computadores pessoais, conquistou a posição de empresa mais valiosa do mundo, pois soube se reinventar.

Um dos princípios básicos para os dias de hoje na administração é: empreender, inovar e gerenciar, não se atendo ao presente e sim as mudanças que o futuro reserva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com