TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: COMO A FIESP INCENTIVA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA SUSTENTÁVEL NA INDUSTRIA BRASILEIRA E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM REALIZA ESTA AÇÃO

Por:   •  22/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  7.302 Palavras (30 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

TÍTULO DO PROJETO

Alberto Souza

Andrea Ramos

Nadiny Dias

São Paulo

2018

Alberto Souza - 41284895

Andrea Ramos - 41448421

Nadiny Dias – 31596770

ESTUDO DE CASO: COMO A FIESP INCENTIVA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA SUSTENTAVEL NA INDUSTRIA BRASILEIRA E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM REALIZA ESTA AÇÃO.

Projeto do Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como exigência para a elaboração da pesquisa de TGI I.

Orientador (a): Prof. (a): Rodrigo Augusto Prando

São Paulo

2018


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

1.1        Problema de Pesquisa        5

1.2        Objetivo Geral        5

1.3        Objetivo especifico        6

1.4        Justificativa        6

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.1        Cultura Brasileira        7

2.2        Cultura organizacional Brasileira        11

2.3        Sustentabilidade        16

2.3.1        Conceito        16

2.3.2        Histórico        17

2.3.3        Responsabilidade social e o desafio das organizações        21

2.4        FIESP        23

3.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        27

3.1        Tipo de Pesquisa        27

3.2        Unidade de Análise        27

3.3        Sujeitos da Pesquisa        27

3.4        Abordagem de Pesquisa        27

3.5        Técnica de Coleta de Dados        27

3.6        Instrumento de Coleta de Dados        27

3.7        Técnica de Análise de Dados        27

REFERÊNCIAS        28


  1. INTRODUÇÃO

Desde as últimas décadas, vem se observando um grande movimento voltado as ações sustentáveis no mundo, seus impactos positivos e negativos para as organizações, indivíduos e relacionado ao ambiente que ambos estão inseridos.

Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a FIESP incentiva e provoca o desenvolvimento da cultura sustentável nas indústrias brasileiras e quais são suas principais dificuldades em realizar essa ação.

O presente estudo será realizado em duas vertentes que possui influência para as análises, a primeira são os conceitos teóricos voltado para a consolidação e evolução da cultura brasileira, a concepção da cultura organizacional, a identificação e consolidação da cultura sustentável nas organizações, conceitos e evolução de ações sustentáveis e algumas evidencias sobre a FIESP, expondo seu histórico, produtos e serviços objetivos e ações realizadas até o presente momento.

 A segunda parte do estudo salienta a atuação da FIESP em realizar seus objetivos, a maneira de impactar ou influenciar as indústrias brasileiras com práticas e desenvolvimento em sua cadeia com produtos e serviços sustentáveis de forma a mudar sua cultura sustentável, evidenciando suas principais dificuldades em concretizar está pratica.

  1. Problema de Pesquisa

A questão de pesquisa que orienta este estudo diz respeito a: Como a FIESP incentiva o desenvolvimento da cultura sustentável nas empresas e quais suas principais dificuldades nesta ação?

  1. Objetivo Geral

Compreender como a FIESP estimula a cultura sustentável na indústria brasileira e identificar suas principais dificuldades em realizar essa ação.

  1. Objetivo especifico

Compreender a constituição e evolução da cultura brasileira, cultura organizacional e cultura sustentável; Identificar os conceitos e histórico da sustentabilidade evidenciando os principais movimentos mundiais voltado a sustentabilidade; Mapear as principais ações efetuadas pela FIESP visando o desenvolvimento de ações sustentáveis dentro das industrias brasileiras que afetam a sociedade e os indivíduos e analisar as principais dificuldades encontradas pela FIESP em incentivar o desenvolvimento da cultura sustentável na indústria brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (297.3 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com