TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais teorias administrativas são: Teoria Administrativa

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

As principais teorias administrativas são:

Administração científica, a Teoria da Burocracia, a Teoria Clássica, a Teoria das Relações Humanas, a Teoria Estruturalista, a Teoria dos Sistemas, a Abordagem Sociotécnicas, a Teoria Neoclássica, a Teoria Comportamental, o Desenvolvimento Organizacional, a Teoria da Contingência, e Novas Abordagem.

3. Teoria Clássica (1916): Também conhecida por Fayolismo, a teoria clássica da administração surgiu na Europa junto com o advento da Revolução Industrial. Ela foi idealizada por Henri Fayol e se caracterizava pela ênfase na estrutura organizacional, pela busca da máxima eficiência e pela visão do homem econômico. Junto com sua teoria, Fayol também elencou 14 princípios que para ele eram fundamentais. Foram eles: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, remuneração, interesses gerais, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade, iniciativa e espírito de equipe.

Desses 14 princípios básicos, 03 me chamaram atenção:

Divisão do trabalho: Todos tem que estar especializados, desde o operário ao líder, assim favorece a eficiência da produção.

Disciplina: Pois precisaremos das regras ao trabalho pois, a ausência delas, geraria um caos na organização

É correto afirmar que cada conceito surgiu como uma resposta para os problemas industriais e corporativos de sua época, mas também é certo dizer que todas foram muito bem-sucedidas ao apresentarem soluções específicas para os problemas enfrentados.

Pode-se afirmar que a administração é um fenômeno global do mundo moderno, onde cada organização requer o alcance de objetivos dentro de um cenário de alta concorrência.

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Ele Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais, Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Disciplina, Prevalência dos interesses gerais, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade e Estabilidade dos funcionários.

http://www.portal-administracao.com/2017/08/principais-teorias-da-administracao.html

http://disciplinas.nucleoead.com.br/pdf/Livro_ta_atual.pdf

http://www.portal-administracao.com/2017/09/teoria-classica-da-administracao.html

https://administradores.com.br/artigos/teoria-classica-da-administracao-segundo-henri-fayol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com