TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As relações de trabalho surgiram na revolução industrial

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As relações de trabalho surgiram na revolução industrial onde a força bruta de trabalho dos homens era vendida e em troca recebiam uma remuneração, onde o objetivo era puramente a sobrevivência. Com o passar das décadas o cenário mudou não se trabalha puramente pela remuneração, se tornou importante o significado que o trabalho da para a pessoa, pois além de dar-lhe direção, também é um fator motivacional para o crescimento conjunto empresa e pessoa. Os elementos que darão significado ao trabalho: possibilidades de desenvolvimento e aprendizado propiciando um papel social para a o individuo dentro das atividades da sociedade, promover a sensação de contribuição, pertencimento, apreciação, produzindo auto estima, estar envolvido na produção de bens e serviços importantes para a sociedade e promover a satisfação pessoal.

Um pouco mais tarde no século XIX surgiu o termo carreira onde transmitia a ideia de um caminho estruturado e organizado no tempo e lugar que pode ser seguido por alguma pessoa porém as pesquisas sobre carreiras tiveram inicio na década de 70 por um grupo de pesquisadores do Massachusetls Institute of Technology. Com esse estudo resultou em quatro contribuições ao construto de carreira. A primeira contribuição concerne ao caráter unívoco do conceito que pode ser aplicado a todas as pessoas em diferentes tipos de trabalhos, constituídos ou não no âmbito organizacional; enquanto a segunda contribuição reporta-se ao reconhecimento da carreira como um mediador-chave do relacionamento entre o indivíduo e a organização. A terceira contribuição, por sua vez, está no estabelecimento do estudo interdisciplinar da carreira, envolvendo a psicologia, a sociologia, a antropologia, ciências políticas e econômicas, dentre outras. Por fim, a quarta contribuição diz respeito à visão dualista sobre a mesma situação de carreira. De um lado há a perspectiva objetiva pela interpretação institucional, seja da sociedade ou da organização; e de outro lado existe a perspectiva subjetiva pela interpretação do próprio indivíduo diante de sua situação de carreira (ARTHUR, 1994).

Cada sociedade possui seus valores, crenças e estruturas diferentes, o que resulta como consequência de tais disparidades sociais é a influencia diretamente na escolha da carreira que será seguida por cada individuo. De acordo com a ciência do comportamento humano, toda e qualquer experiência, mesmo que fora do ambiente de trabalho são relevantes para o desenvolvimento de carreira. De acordo com Dutra existe a carreira não tradicional (termo empregado onde esse tipo de carreira é voltada pela experiência de uma sequencia de trabalhos que o individuo já realizou).Carreira tradicional (carreira organizacional, em que mantem o foco em alguma especialidade).

Objetivo de carreira / autoconhecimento

Hoje me encontro como acadêmica de engenharia civil, 4° período e ao que se pode vislumbrar é a realização de sonhos, de esperança, e saber que felizmente a garota negra da periferia, filha de pedreiro e dona de casa conseguiu chegar onde está. Na minha vida sempre gostei de desafios e detestei a monotonia. Então a profissão estereotipada masculina foi a que mais me chamou atenção onde tinha como parâmetro “Por que ele consegue e “ela” não?” (As mulheres estão quebrando, ano a ano, o mito de que exatas não é coisa de menina. Segundo os dados do Confea, entre 1º de janeiro e 8 de agosto de 2017, 20.813 pessoas fizeram o registro no conselho na modalidade de engenharia civil. Destes, 14.971 eram homens e 5.842 eram mulheres. A presença feminina neste ano representou 28,1% do total de novos engenheiros e engenheiras com registro no órgão. Os dados do Censo mais recentes são referentes a 2015.). Gosto de quebrar padrões, me inventar e reinventar para obter bons resultados. O meu proposito de vida é que seja em qualquer atividade que eu faça me sentir feliz e confiante, tendo o máximo de aproveitamento no que eu me propuser a fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com