TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Ergonômicos Físico-ambientais

Por:   •  2/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

História

A Ergonomia teve a sua primeira definição no auge da revolução industrial em 1857 pelo polonês Wojciech Jarstembowsky, onde o mesmo estabelece a ergonomia como uma ciência do trabalho requer que entendamos a atividade humana em termos de esforço, pensamento, relacionamento e dedicação (JARSTEMBOWSKY, 1857).

A história da Ergonomia é bem antiga, porém a ergonomia teve sua aplicação mais efetiva a partir da Segunda Guerra Mundial, em 1949. Com a Guerra, surgiram novos armamentos e muitos dos soldados não tinham o preparo adequado para a utilização dos mesmos, o que ocasionou muitas mortes desnecessárias. Diante dessa situação, foram feitos estudos e pesquisas com profissionais da área de Medicina, Ciência e Engenharia com o objetivo de melhor adaptação dos soldados no uso desses equipamentos.

Aspectos Ergonômicos fiísico-ambientais

Os aspectos ergonômicos físicos-ambientais incluem: ruído, temperatura, umidade, luminosidade. A NR-17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalhamos diante das características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcional certo conforto no ambiente de trabalho. Segundo a NR-17 os  níveis de ruído devem estar de acordo com a NBR-10152. É caracterizado como ruído um som desagradável. Deve-se ficar atento ao tempo exposto diante desse ruído desagradável e ao quanto ele pode ser prejudicial, por isso há as normas regulamentadores para definir o tempo que pode-se ficar exposto a tal ruído. A exposição em tempos maiores do que o regulamentado pode ser prejudicial a vida do trabalhador, causando perda auditiva temporária ou permanente.

Em relação às questões térmicas, como temperatura e a umidade, podem afetar o conforto do trabalhador. De acordo com a Norma Regulamentadora NR-17, o índice de temperatura efetiva deve ser entre 20°C (vinte graus centígrados) e 23° C (vinte e três graus centígrados), a velocidade do ar não superior a 0,75m/s, a umidade relativa do ar não inferior a 40% (quarenta por cento). É interessante deixar a temperatura do ambiente de trabalho dentro dessa norma para proporcionar um maior conforto no ambiente de trabalho.

A iluminação é outro fator importante para levar em consideração pois a falta de luminosidade no ambiente de trabalho pode causa fadiga na vista e prejudicar o sistema nervoso.

Doenças ocupacionais LER e DORT

As lesões por esforço repetido (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), foram detectadas no início do século XVIII porém somente após 1970 que essas doenças foram relacionadas ao ambiente de trabalho. Entre os fatores causadores dessas doenças, os mais comuns são: os trabalhadores realizam suas atividades de maneira incorreta, não mantem a postura adequada; ausência de pausas para descanso e o estresse pode acarretar irritabilidade e descontrole emocional. Os distúrbios de DORT são referentes a força excessiva, alta repetição de uma mesma tarefa.

Antropometria

O estudo etimológico da palavra Antropometria vem do grego, em que anthropos significa homem e metron, medida. Dessa forma, pode-se dizer que a Antropometria é o estudo que avalia e mensura as medidas físicas do corpo humano como um todo ou de suas partes como, por exemplo, altura, peso, medida de mãos e seus dedos, braços, pernas, coxas, quadril, ombros etc. (IIDA, 1997). É um estudo relacionado também a postura do trabalhador, seja essa postura sentado, em pé, segurando algo, como a cabeça está posicionada entre outros. Conforme a IIda (2005), existem três tipos de estrutura do corpo humano: Ectomorfo, Endomorfo e Mesomorfo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com