TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atendimento

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  16.216 Palavras (65 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 65

 INTRODUÇÃO

O PPI (Projeto Profissional Integrador) do Curso Superior de Gestão em Recursos Humanos do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, tem como foco empreendedorismo e o exercício da prática profissional.
A Lojas Pernambucanas foi a escolhida para esta pesquisa exploratória, onde a interdisciplinaridade das disciplinas estudadas durante os quatro semestres estão contempladas na fundamentação teórica. Suas qualificações, histórico, ambiente de negócios e estrutura de contratação de colaboradores. Metas para o futuro, produtos e serviços oferecidos e sua responsabilidade social.
O objetivo deste projeto é mostrar como a empresa Lojas Pernambucanas elabora seu trabalho em relação à gestão de pessoas.
A metodologia deste trabalho foi elaborada por meio de um estudo de livros, sites e um estudo de caso da empresa Lojas Pernambucanas.
O trabalho está dividido em sete capítulos, a saber:
No primeiro, uma apresentação do trabalho com sua metodologia, apresentação de sua história, empresa lojas Pernambucanas.
No segundo, mostrar a identificação da empresa em relação ao mercado e seus públicos internos e externos.
No terceiro, seus principais nichos de mercado, sua economia, e ambiente de negócios.
No quarto sua estrutura organizacional, organograma e dados de mão de obra.No quinto seus processos de Contratação dentro de uma das subáreas de recursos humanos, recrutamento e seleção e administração de pessoal.
No sexto como acontece à divisão dos cargos e salários, como funcionam os processos e estudos de indicadores da organização.
No sétimo a forma pela qual acontece o desenvolvimento dos colaboradores na organização, desde o estudo estratégico de pessoas até o desenvolvimento dos colaboradores que ali estão.
2- QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA
2.1Histórico

Fundada em 25 de Setembro de 1908 pelo sueco Herman Theodor Lundgren, no estado de Pernambuco. Homem de espírito aguçado, e um desembaraçado desempenho empresarial, sua contribuição ao mercado varejista se deu na inauguração das Casas Pernambucanas.
Por anos foi à maior rede varejista do Brasil, de acordo com o ranking Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo), até 2013, ocupa o décimo quinto lugar em rede varejista do Brasil. Sua responsável e presidente a Sra. Anita Louise Regina Harley, mantém acesa a tradição de sua família. Prestando assistência e consultoria em diferentes lojas casas Pernambucanas, mostrando que são como uma grande família, pois seu maior objetivo e destacar uma loja voltada à família brasileira.
Um Pouco de sua história:
1904- Como bom empreendedor Herman Theodor Lundgren muito bem-sucedido em seus negócios, decide adquirir a Companhia Paulista de Tecidos, em Pernambuco.
1908- Surge a primeira loja Casas Pernambucanas.
Década de 10- A Casas Pernambucanas é cada vez mais ativa no desenvolvimento têxtil do Brasil. Época da 1° guerra mundial, a industrialização começa a sedefinir cada vez mais forte.
Década de 20- Inovação ao criar um manual de procedimentos, onde todos os gerentes tinham instruções sobre fazer o marketing em circos e cinemas.
Propagandas escritas em porteiras, árvores e barrancos, a marca “Olho”, uma das mais tradicionais marcas de tecido no Brasil se torna um ícone Pernambucanas.
Década de 30- O aumento significativo de resultados devido ao marketing, trabalhar em uma Pernambucanas e dado como símbolo de prestigio. Devido ao avanço das ferrovias novas lojas começam a surgir e se expandir.
Década de 40- O foco no consumidor feminino, o policial “Grillo” novo símbolo das Pernambucanas um boneco de madeira ficava exposto ao lado de fora para garantir ao consumidor um lugar seguro e confiável.

Década de 50- Moda feminina em alta, com o marketing da Pernambucanas cada vez maior os folhetos da loja começam a ser lançados em outros idiomas.
Década de 60- Surge a maior estratégia de marketing das Pernambucanas, com comerciais de televisão, com sua famosa música: “Quem bate? É o frio.” Aumentando cada dia mais suas raízes a Pernambucanas se torna a maior rede de lojas no Brasil.
Década de 70- A admissão de mulheres muda o mercado profissional das Pernambucanas, dando mais oportunidades às colaboradoras, um marco da época.
Década de 80- O slogan: “Pernambucanas e você.” Deixa ainda mais caloroso o contato com o cliente.
Década de 90- São lançados os cartões magnéticos, o uso de códigos de barras facilita a identificação de produtos, tudo mais informatizado.
Anos 2000- Celulares ganham perfil de computadores, trazendo novidades ao consumidor eexpandindo ainda mais seu relacionamento com o cliente com o slogan de sucesso: “Da nossa casa pra sua casa”.
( www.lojaspernambucanas.com.br>acesso em 20.05.13, às 9h45).

Quase tudo dentro das organizações está orientado para uma meta, finalidade, estado futuro ou resultado a alcançar. Cada organização define seus próprios objetivos organizacionais. Objetivo organizacional é um estado desejado que a organização pretende alcançar e que orienta seu comportamento em relação ao futuro (CHIAVENATO, 2004, p. 228).

Dentro das organizações todas as metas possuem visão de futuro, procurando seu crescimento e desenvolvimento. As lojas Pernambucanas estão com novos projetos, pretendem inaugurar mais 30 lojas nos próximos quatro anos.

2.2. Contexto

A Arthur Lundgren&Cia. Ltda. Passou a denominar-se Arthur Lundgren Tecidos S./A.- Casas Pernambucanas. Empresa varejista que hoje ocupa o décimo quinto lugar no Brasil, tradicionalmente impulsionada por gerações. Nos últimos anos, para maior satisfação de seus clientes a Pernambucanas entrou também no ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Segundo Chiavenato (2004, p. 430) “a capacidade de ouvir o cliente torna-se o primeiro passo para se desenvolver uma estratégia de atendimento total ao consumidor”.
Destaca-se como seus fornecedores na área de cama, mesa e banho, Teka e Santista. Dentro do ramo de eletroeletrônicos e eletrodomésticos: Philips, Samsung, Arno, Brastemp. Na área de moda possui marca própria, sua confecção é interna, dentre essas marcas características da loja encontramos a Argonaut.

2.3 Ramo de Atividade

Com foco nosconsumidores das classes C/D a Pernambucanas junto a seus fornecedores procura trazer conforto e produtos com durabilidade. Na área Têxtil em produtos de cama mesa e banho e utilidades para o lar. Utilizam-se do composto de marketing para atingir seus consumidores e levá-los à fidelização.
Segundo Kotler (1998, p. 97) “composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo”.
Possuem grande satisfação em atender e surpreender seus consumidores.

2.4 Negócios/Produtos

Com o cliente sempre em foco dentro de seu espaço organizacional a Lojas Pernambucanas sempre se preocupou com a qualidade de seus produtos, durante anos na área têxtil enxergou a necessidade de seu consumidor dentro do lar e entrou como grande concorrente das lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O componente consumidor é o segmento do ambiente de tarefa que é composto dos fatores relacionados com aqueles que compram bens e serviços proporcionados pela organização. Servir os clientes e, sobretudo, encantá-los tornou-se hoje a mais importante tarefa da organização (CHIAVENATO, 2004 p. 76).

O cliente virou o alvo principal das organizações, que procuram diversas formas para agradar as exigências e estilo de cada um de seus clientes e consumidores. Fornecedores e produtos de qualidade foram pesquisados e oferecidos à seus consumidores, com um grande controle de qualidade exercido em seus produtos, mantém a satisfação dos mesmos.
Possuem parcerias com empresas de logísticas para garantir a distribuição de suas mercadorias, principalmente na áreatêxtil e moda, antigamente as peças eram transportadas em caixas de papelão, nesse processo elas eram colocadas dobradas em sacos nas caixas, e por isso ao chegarem à loja final deveriam ser passadas antes de expostas o que gerava demora no processo de venda.
A logística utilizada veio para acelerar esse processo interno, por meio de transporte aéreo são transportadas em troles (carrinhos que andam sobre trilhos suspensos), as peças já chegam às lojas para consumo imediato, o que antes demorava 72 horas para serem distribuídas, hoje não passa de 24 horas uma economia de tempo de até dois dias.

Contudo, algo é evidente: todas as organizações dependem de um tipo de tecnologia ou de uma matriz de diferentes tecnologias para poderem funcionar e alcançar seus objetivos (CHIAVENATO, 2004 p. 364).

Junto com isso melhorou a mão de obra das peças, que eram uma média de 50 peças por homem/ hora e nos dias atuais passaram a ser ate 300 peças por homem/ hora. Atualmente, o auxilio da tecnologia conduz a empresa a aumentar o número de produção e qualidade da mão de obra. 









3 IDENTIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
3.1 Dados macroeconômicos do segmento de atuação da empresa

Com um faturamento anual de até R$ 4.261.061,00 milhões por loja a Pernambucanas possui mais de 270 unidades, espalhadas por sete estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. E um total de 16.615 (dezesseis mil seiscentos e quinze) colaboradores. Além de grandes fornecedores suas marcas próprias se dividem da seguinte maneira: 
Têxtil (cama mesa e banho):Flobelle, Baila, Anik e Greta.
Vestuário (moda feminina, masculina, infantil), Argonaut, Vanguard, Anne Claude, Norton e Giardino.
Adequando-se cada vez mais ao perfil de seus consumidores em todas suas coleções, primavera/verão, outono/inverno. 
Este modo diferenciado de produtos distribuídos em tantos segmentos da área destaca a Pernambucanas como grande varejista desde sua inauguração.
Além de oferecer diversidade em suas formas de pagamento, cartões da loja, de crédito com a bandeira máster, crediário da loja. Uma de suas novidades são os serviços financeiros (empréstimos) o que torna seu espaço ainda mais completo. Oferecendo aos seus clientes garantias estendidas e seguros.
O cartão que garante ao seu cliente adquirir bens ou até mesmo serviços, com pagamentos a prazo e condições acessíveis, busca a fidelização de seu cliente que é seu maior bem, serviços de garantia estendida caso ocorra contratempos em produtos adquiridos na loja, o que traz conforto e confiabilidade.
O inovador “Saque Protegido” em caso de desemprego involuntário, internação, invalidez ou morte garante o pagamento do saldo devedor do cliente.
Programa de proteção financeira, que reembolsa até mesmo pagamentos de contas pessoais como luz, água e telefone.

3.2 Participação da empresa no seu mercado de concorrência.

A loja Pernambucanas possui grandes concorrentes em todos seus segmentos de atuação, na área têxtil, moda, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, entre elas: Casas Bahia, Americanas, Riachuelo, Magazine Luiza. Mesmo diante tamanha concorrência, mantém sua qualidade de uma das lojas mais completas para afamília brasileira.

As organizações não existem no vácuo. E nem estão sozinhas ou isoladas no mundo. Elas vivem e operam em um meio ambiente que lhes serve de nicho. E nesse ambiente estão muitas organizações e empresas, algumas em cooperação, outras em competição e confronto aberto entre si. (CHIAVENATO, 2004, p. 68)

Cada empresa ou organização não existe por um acaso, possuem metas objetivos, ideais a serem alcançados. As oportunidades de mercado existem para todas, que ainda assim disputam entre si seu nicho.
Além de ser uma das cinco maiores lojas de seu ramo que é o varejo entre: Magazine Luiza, Zelo, Marisa e Casas Bahia, tem como sua maior concorrente a loja “Marisa”, que mantém seu foco em apenas uma pessoa, a Mulher.
Pensando nisso as Pernambucanas sempre manteve seu foco na família, mostrando em seus comerciais e propagandas a importância da família, a união e como preserva firme sua identidade de casa da família brasileira.
A loja Pernambucanas mostra com clareza como alcançou algumas de suas metas, tornando-se grande concorrente abrindo seu mercado, e abrangendo outras áreas como eletrodoméstico e eletroeletrônicos.












4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA
4.1 Organograma

A figura 1 apresenta o Organograma Lojas Pernambucanas.





Fonte: (fornecida pelo Edilson Almeida- Gerente Pernambucanas loja Valo Velho).


4.2 Dados sobre mão de obra

As lojas Pernambucanas esta localizada em uma região com classes predominantes C/D. Atualmente, tem sido significativo a quantidade de clientes que pertencem a essas classes, pelo menos 65% das pessoas possuem algum tipo debenefício ou auxílio o que faz com que a renda familiar aumente, levando ao aumento respectivo de consumo.
Em relação à mão de obra, as Lojas Pernambucanas exige o melhor atendimento por isso qualificam seus colaboradores, por meio de cursos e treinamentos oferecidos dentro de seu espaço. Dando preferência a colaboradoras, ou seja, as mulheres que possuem maior senso de empatia e maternal.
Atualmente possui mais de quinze mil colaboradores distribuídos em mais de 280 lojas, na maior parte das regiões como o Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Sudeste (Minas Gerais, e São Paulo), e Sul (Santa Catarina e Paraná).

4.3 Regime de contratação

Por ser um ícone na área de varejo um dos focos das Pernambucanas e atender com excelência seus clientes, a fim de manter o relacionamento empresa/cliente com a mais qualificada mão de obra. Seus processos de seleção acontecem dentro da área onde a empresa esta fixada, para dar oportunidade aos moradores da região.
Utiliza o projeto Jovem Aprendiz que contratam jovens e adolescentes, dando-lhes oportunidade de aprender uma nova função. Contrata dentro do regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), a partir dos 18 anos de idade, o colaborador deve ter o ensino médio completo e não é necessário experiência anterior, pois a própria empresa se responsabiliza em oferecer o treinamento.
Existem as vagas temporárias principalmente em datas comemorativas, alguns exemplos em que se encaixa esse regime de contratação e no período do Dia das Mães e no Natal, Por serem datas de grande consumo. Essas vagas existem dentro de contratosde 45 dias podendo ser prorrogados para mais 45 dias
5 RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
5.1 Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional é o processo de conhecimento de um interesse de uma organização, a fim de manter ligações entre ela e seus colaboradores de forma clara e objetiva. Sua principal função é estabelecer uma relação de característica formal ou informal dependendo do grau de intensidade que a informação necessita.
Dentro da Pernambucanas é possível deparar-se com diversos meios de comunicação interna que a loja possui uma das principais delas são os murais que ficam geralmente em pontos estratégicos, a fim de deixar seus colaboradores e clientes sempre bem informados. Assim como as televisões interativas que estão espalhadas em diversos pontos da loja.
Toda forma de comunicação interna dentro da Loja acontece de forma objetiva o que leva o colaborador a se sentir parte da “Família Pernambucanas” que é o foco principal desde sua fundação, quando o colaborador esta bem ele tem mais facilidade em tomada de decisões e sente-se mais motivado em seu ambiente profissional.
As emoções positivas também aumentam a capacidade de resolução de problemas, de modo que as pessoas positivas encontram melhores soluções para os problemas. Um estudo recente com funcionários de empresas brasileiras concluiu que de fato, quanto mais positivo o estado afetivo de uma pessoa melhor o seu desempenho na resolução de problemas complexos. (ROBBINS, 2010, p. 109)

Um dos meios de comunicação dentro da organização são as reuniões que acontecem semanalmente, para informaçõesdesde o que se passou na semana anterior até as metas para a semana que se iniciam, essas reuniões periódicas mantém os colaboradores bem informados e cientes do que precisam melhorar.
Nas organizações conhecemos os famosos “Rádio- Peão”, pessoas que não passam as informações de maneira correta o que pode prejudicar a imagem da Pernambucanas, devido a isso essas reuniões são de extrema importância, pois diminuem esses ruídos de informação e evitam conversas ou assuntos desnecessários ao ambiente profissional.
Chiavenato (1994, p. 26) explica a relação de comunicação empresarial quando define a importância das tomadas de decisões em conjunto: “A partir daí as empresas são visualizadas como sistemas de decisões, onde as pessoas percebem, sentem, decidem e agem, definindo seus comportamentos frente às situações com que se deparam”. 
A imagem das Pernambucanas durante todos esses anos permanece como uma loja para toda a família, pois é construída em cima de fortes indicações de diversos clientes que satisfazem suas necessidades ao adquirir um produto na mesma.
5.2 Legislação Social e Trabalhista

A Legislação Social e Trabalhista visa atender e proteger os direitos dos colaboradores. É uma relação de emprego, busca proteger o lado mais fraco dentro das forças de relação do trabalho. Estabelecendo regras e normas para assegurar melhores condições as partes reclamantes. 

O direito do trabalho surgiu como consequência da questão social que foi precedida pela Revolução Industrial do século XVIII e da reação humanista que se propôs garantir ou preservar a dignidade do ser humano ocupado notrabalho das indústrias, que, com o desenvolvimento da ciência, deram nova fisionomia ao processo de produção de bens na Europa e em outros continentes. (NASCIMENTO, 2011, p.32).


A Pernambucanas está sempre atenta em relação a seus colaboradores, procurando atende-los em suas necessidades a fim de evitar demandas jurisdicionais que possam agredir direta ou indiretamente sua imagem.
Com nenhum processo trabalhista na loja onde é realizada a pesquisa de campo, observou-se o cuidado que os gestores utilizam ao lidar com os colaboradores e vice-versa.
Visa o cuidado ao colaborador temporário, que são recrutados principalmente em épocas de festas comemorativas. Em casos de grande necessidade ou até mesmo por mostrarem suas competências, esses trabalhadores são automaticamente registrados de acordo com o regime CLT e passam a ser contratados sem período definido. (Lei 6.019/74)
Martins (2009, p.17) explica que “o direito do trabalhador tem o fundamento melhorar as condições do trabalho, desde a questão financeira até o local de trabalho adequado a sua saúde física e mental, interferindo diretamente na sua convivência social”.
Dessa maneira a Lojas Pernambucanas estabeleceu em cada uma de suas lojas alguém responsável em manter contato direto com sindicato da categoria, essa pessoa participa das reuniões do sindicato e analisa com cuidado a convenção, são atentos, para que não deixe de ser cumprida nenhuma das clausula que o mesmo contém.
5.3 Recrutamento e Seleção de Pessoal

A loja oferece dentro do processo de seleção várias oportunidades, onde o futuro colaborador é treinado para quemelhor se adapte ao perfil profissional da organização. Com grandes processos de seleção, procuram buscar colaboradores que possam manter a sua tradição de atender da melhor forma possível a família brasileira. 
Chiavenato (2009, p. 68) “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização”. 
O processo de recrutamento e seleção consiste agregar profissionais, visando suas competências e habilidades de acordo com o perfil de cada organização. Dentro desse contexto é possível realizar testes psicológicos e dinâmicos, a fim de conhecer melhor seu candidato para à vaga em aberto, com isso tentar administrar de forma assertiva suas contratações, evitando custos desnecessários.
Stoner (1999, p.279) diz: “A capacidade de uma organização de recrutar empregados costuma depender tanto de sua reputação e da atratividade de sua localização quanto da atratividade da oferta de trabalho específica”.
Anúncios são efetuados em jornais regionais, geralmente para áreas mais operacionais, as vagas administrativas e gerenciais são recrutadas dentro da própria organização, dando oportunidades de crescimento aos colaboradores.
O processo de Recrutamento e Seleção dentro da Pernambucanas possui duas etapas, a primeira dela é o recrutamento interno para cargos como os administrativos, onde vendedores são entrevistados e passam por dinâmicas para subir de cargo, o segundo consiste no recrutamento externo onde são captados novos currículos para as vagas que ficam à disposição após a primeiraetapa do recrutamento. 
As dinâmicas geralmente abordam o trabalho em equipe e facilidade de interagir com pessoas e lidar com problemas.
Após o processo de dinâmicas de grupo todos os selecionados participam de uma entrevista pessoal com o gestor da loja, que prepara com antecedência a entrevista que será realizada, no intuito de conhecer o máximo possível cada um.
Esse processo de seleção pode durar de duas semanas até um mês, dependendo do nível hierárquico que será ocupado.
Todos os colaboradores participam regularmente de treinamentos para seu desenvolvimento dentro da Pernambucanas, com o intuito de garantir vendedores motivados e atualizados sobre sua área.
O recrutamento e seleção acontece no próprio espaço da loja, no piso superior, que possui uma sala ampla onde acontecem todas as dinâmicas em grupo, o espaço é preparado com antecedência para evitar eventuais atrasos ou contratempos.
5.4 Relações de Trabalho e Rotinas Trabalhistas

Rotinas trabalhistas e a área burocrática da empresa que busca melhorias para os departamentos, englobam as atividades administrativas como folha de pagamento, contratação e demissão de pessoal e serviços terceirizados. A fim de evitar demandas judiciais, busca passar toda informação possível ao seu colaborador explicando-lhe sobre seus direitos e deveres, dentro da organização.

A empresa, motivando-se a estabelecer direitos complementares a seus trabalhadores, depara-se com a dificuldade de precisar manter sua competitividade, para que esses direitos adicionais não comprometam sua atuação no mercado, no qual ela deve permanecer prospera econtinuar oferecendo emprego a seus trabalhadores. (GARCIA, 2010, p.245)

Segundo Garcia (2010, p.245), é possível analisar a necessidade que hoje as organizações encontram para manter seus colaboradores satisfeitos, ao mesmo tempo em que a organização deseja lucros, seus colaboradores desejam melhores condições de trabalho e financeira.
Dentro da loja é possível encontrar os processos de admissão até o desligamento do colaborador de forma clara e objetiva, após o processo de seleção os candidatos selecionados participam de uma reunião de integração onde são passadas todas as informações necessárias, desde o horário de entrada até o horário de saída do colaborador.
Esse setor é responsável por transferir ao colaborador como deverá ser cumprida sua jornada de trabalho, suas folgas, férias, forma de pagamento de salários e remuneração.
Fidelis (2011, p.21), explica o modo pelo qual é importante salientar ao colaborador detalhes de sua contratação da seguinte maneira: “O candidato deve entender que todos os documentos são de extrema importância, para que não restem dúvidas quanto ao preenchimento de todos os registros previstos pela Legislação Trabalhista”.
Devido a esse fato observa-se o cuidado que a Loja Pernambucanas tem com cada colaborador que são suas peças de maior importância dentro da organização.
O período de experiência é de 45 (quarenta e cinco) dias, que podem ser prorrogados por mais 45 (quarenta e cinco). 
O horário é controlado por meio de um ponto eletrônico digital, que informa ao gestor da loja o horário de entrada, almoço e saída de cada um, e todos os colaboradoresrecebem no próprio ponto eletrônico um demonstrativo de seus horários que é retirado cada vez que ele registra seu itinerário dentro da loja.
Para cada cargo na Pernambucanas existe sua descrição, piso salarial (que geralmente é a média exigida no mercado), valores e quantidade de benefícios de forma bem explicativa, para que não fique dúvidas a respeito dos direitos de cada um.
É importante para a loja Pernambucanas o cuidado ao contratar novas pessoas, devido a isso muitas vezes necessitam de referências de outras organizações, exceto quando é a primeira experiência do candidato. Mas reconhecem a importância de contratar colaboradores que atendam principalmente a expectativa de seus clientes/consumidores.
Após a contratação o colaborador é informado dos processos que irá cumprir dentro da loja, desde o seu exame admissional até os documentos necessários para sua contratação e exigidos por lei como:
Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) Atualizada
2 fotos 3x4
2 xerox do RG
2 xerox CPF
1 xerox do comprovante de residência com CEP
1 xerox do certificado de reservista
1 xerox da Certidão de Nascimento ou Casamento
1 xerox da carteira de vacinação dos filhos menores de 5 anos
1 xerox da carteira de habilitação
1 xerox do Titulo de Eleitor e último comprovante da votação
1 xerox do comprovante de Escolaridade
1 xerox do cartão do PIS (nesse caso quando não é o primeiro emprego)
Exame médico admissional

O horário de trabalho de cada um é definido de acordo com os turnos que funcionam dentro da loja que abre das 9 horas até as 20 horas de segunda a sábado e das 9 horas às 14horas no domingo, todos trabalham 8 horas por dia e 44 horas semanais, exceto menor aprendiz que sua carga horária é menor.
Em relação às férias o colaborador adquiri a mesmas apenas passados 12 meses de seu contrato de trabalho, não sendo concedidos ao mesmo em seus período aquisitivo incompleto.
Podem ser parcial ou integral, onde poderá vender não mais que um terço de suas férias, sua remuneração está integrada ao salário mais cinquenta por cento de seu 13° salário se o mesmo assim solicitar.
As férias são dadas de acordo com o artigo 130 da CLT que diz:
Artigo 130 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
Art. 130. O direito a férias é adquirido após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho.
Art. 130 - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977).
Parágrafo único. O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do período aquisitivo terá o seu período de férias reduzido à metade. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.164-41, de 2001).

As faltas não justificadas são descontadas nas férias do colaborador, entretanto isso funciona a partir de cinco faltas, quando existe menos faltas são computados em um banco de horas, e o colaborador cumpre sua carga horária respondendo as horas do dia que faltou.
O colaborador pode perder o direito a férias em caso de mais de 32 faltas injustificadas, ter se afastado do trabalho por mais de 180 dias recebendo auxilioprevidenciário conforme cita o art. 133, inciso IV da CLT.
Todos recebem seu FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço), de forma correta, que é depositado em conta na Caixa Econômica Federal, referente a 8% (oito por cento) de seu salário bruto mensal, e a cada três meses recebem em sua residência um informativo do banco que demonstra seus depósitos, que são efetuados mensalmente.
Utilizam os principais contratos de trabalho: Prazo Determinado, Indeterminado, e temporários.
Em caso de acidente do trabalho existe uma grande preocupação da organização, que zela pelos colaboradores e por sua integridade física, sempre os mantém alertas a perigos com acidentes, não se localizou nenhum tipo de acidente na loja onde esta sendo realizada a pesquisa de campo, mas é nítida a preocupação do gestor, caso aconteça a loja dispõe de recursos para atendimento de imediato, e garante ao colaborador todo suporte necessário.
Em sua rescisão, ou seja, no seu termino de contrato de trabalho a loja Pernambucanas emite as duas vias da comunicação do desligamento que é anexada ao histórico do colaborador. Ainda nesse processo o mesmo é encaminhado para o exame médico demissional. 
5.5 Sistemas de Informação de Recursos Humanos.

O sistema de Informação é formado a partir de um conjunto de dados, onde pode incluir pessoas, atividades ou recursos. Seu principal objetivo é melhorar a administração tecnológica dentro das organizações. É possível encontrá-los desde as pequenas empresas até as multinacionais, são softwares que auxiliam os processos de logística, recrutamento e seleção, distribuição e controle demercadorias.
Atualmente, as organizações tem como foco otimizar tempo e dinheiro com os softwares oferecidos pelo mercado da tecnologia, entre eles é possível coordenar, dirigir e administrar, tempo, recursos, e principalmente o controle de pessoas.

O computador passou a ser uma ferramenta essencial para execução dos trabalhos “braçais” do escritório, sendo de grande utilidade para a realização de atividades rotineiras, tais como cálculos de salários, emissão de duplicatas e relatórios em geral, anteriormente realizadas por máquinas elétricas ou manuais. (SILVA, 2007, p. 31).

As lojas Pernambucanas utiliza o sistema WIS ™ , que diminui o tempo de entrega de mercadorias nas filiais, esse software é responsável por toda logística da organização. Houve uma melhora de mais de cem por cento de aproveitamento na distribuição, todos os produtos recebem uma etiqueta com um código de barras que informa a data de entrada, venda e saída das mercadorias.
Nos dias atuais os sistemas da loja Pernambucanas não estão interligados entre si, pois o sistema WIS ™ funciona somente para a logística.
Segundo Cruz (2010, p.183), software além das máquinas, mudaram também a forma dos sistemas de informação e a maneira como eles eram desenvolvidos e executados e principalmente mudou o sistema operacional.
Em caso de recrutamento e seleção de pessoal, já não utilizam nenhum tipo de software, dão preferência por banco de dados ou arquivos manuais. Os currículos são recolhidos dentro da própria região onde a loja esta localizada, a fim de dar oportunidades de emprego às pessoas que ali vivem. Nesse caso utilizam adivulgação das vagas por meio da tecnologia em seu site.
Utilizam de forma bem moderada a tecnologia, pois seus processos de seleção quando são menores ou imparciais, ou seja apenas para uma loja, são efetuados de forma manual, onde recebem os currículos ainda na loja e ali efetuam a triagem necessária.
Somente a central das Pernambucanas utiliza-se de um software interno para Seleção de Pessoal, nesse caso em grandes seleções geralmente efetuadas para o Centro de Distribuição da Loja. Esse software não é disponibilizado para pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (109.8 Kb)   pdf (236.6 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com