TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa - Desenvolvimento Econômico

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

No trabalho apresentado veremos um pouco sobre os principais aspectos e transformações da economia brasileira ao longo dos anos XX, de que como os empréstimos exteriores causaram impacto sob a política e o Regime Militar.

Veremos também sobre as principais ações econômicas de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, do Regime Militar e de Itamar Franco. O que eles fizeram, quais foram suas conquistas e sua trajetória no meio econômico.

Na década de 1980, sob o regime militar, o país sofria por um colapso por conta do petróleo. A política de empréstimos internacionais se tornava cada vez mais inviável por conta dos recursos e prazos curtos, tudo por conta dos juros no mercado externo que havia subido a cada semana, afetando assim o balanço interno. Toda a política de pegar dinheiro emprestado para ter um crescimento, teve que ser revisto para não continuar, pois sem o dinheiro entrando, as taxas de juros internos aumentavam cada vez mais. O baixo investimento privado decretou o aumento do desemprego e a diminuição dos salários até 1983, pois sem dinheiro entrando, as taxas de juros internos aumentaram consequentemente.

A partir da década de 1984 o caos não tinha se findado, a queda do valor do barril de petróleo no mercado mundial, ajuda a recuperar a economia brasileira. Porém, a inflação se mantém alta. E no ano de 1985 marcaria o fim da ditadura e a primeira eleição em muito tempo. Todos esses fatores trouxeram a perspectiva de bons momentos na economia brasileira durante o século XX.

No decorrer dos anos, o governo Sarney, obteve várias atitudes, entre elas, mudar a moeda, o cruzeiro perderia três zeros e teria um novo nome, o cruzado. Junto, o salário mínimo foi também reajustado, com base na média do último semestre acrescido de um abono de 8%. Com isso surgiram os “famosos” Fiscais do Sarney, que supervisionavam todo aumento, desde a mercadoria da esquina até as grandes redes varejistas.

A economia brasileira no final do século XX obteve uma lição, que política econômica não se faz por decreto. E descobriu também que o governo rapidamente teve que rever, pois congelar preços e promover o aumento compulsório de salário fez surgir um valor cobrado a parte do valor tabelado.

As principais ações econômicas

• Era Getúlio Vargas:

Getúlio Vargas administrou pela segunda vez o brasil, entre os anos de 1951 à 1954 e legou assim modificações muito importantes para a sociedade e a economia. A política econômica ao longo dos três anos de sua gestão obteve repercussão decisivas para o surto de desenvolvimento para o ano de 1950.

Vargas obteve medidas de defesa do setor cafeeiro sem ter que pegar empréstimos externos, além de tomar iniciativas de dar sustentabilidade à economia, expandindo o crédito e a base monetária, desvalorizando a moeda e controlando as operações cambiais. E isso ajudou muito à rápida recuperação da economia brasileira.

Em seu governo, autorizou o governo federal a intervir no domínio econômico para assegurar a livre distribuição de produtos ao consumo do povo; dispôs sobre o retorno de capital estrangeiro, limitando a 8% do total dos lucros de empresas estrangeiras par o país de origem; deu liberdade a imprensa; criou a Instituição “Superintendência da Moeda e do Crédito” (Sumoc), criou também o Banco do Nordeste, o BNDES e o Instituto Brasileiro do Café (IBC)

• Era JK (Juscelino Kubitschek):

Juscelino Kubitschek ficou conhecido como o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Seu lema usado foi “Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo”. Para cumprir assim todas as suas promessas, foi elaborado um Plano de Metas, que seu objetivo era um acelerar o crescimento econômico a partir da expansão do setor industrial, com investimentos na produção de aço, alumínio, metais não-ferrosos, cimento, papel e celulose, borracha, construção naval, entre outros.

Para tudo isso dar certo, JK apoiou a entrada de multinacionais para o Brasil, e como consequência, houve um agravamento na inflação, fazendo com que a abertura da economia ao capital estrangeiro gerasse uma desnacionalização econômica, por que essas empresas começaram a controlar setores industriais da economia do Brasil.

No seu Plano de Metas, o desenvolvimento industrial estava centrado na produção de veículos, principalmente automóveis. A indústria automobilística foi a grande alavanca que impulsionou a industrialização brasileira nos anos 50 e 60.

• Regime Militar:

Entre os anos de 1964 e 1985, o Brasil foi governado pelos militares. Na política, vemos que o regime militar diminui os espaços de participação política dos cidadãos. O governo naquela época permitia que somente dois partidos políticos participassem: a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

No Momento em que o regime militar ganhou forças, os grupos de comunistas e socialistas foram desarticulados pelos militares. Alguns integrantes desses grupos decidiram pegar armas para lutar contra o regime militar, formando assim as chamadas guerrilhas. Essa situação acabou gerando vários conflitos de violência.

Em relação do campo econômico, o Brasil experimentou situações bem diferentes. No começo do regime militar a inflação e as mazelas sociais tomavam conta de toda a nação. Para tentar superar esse problema, os militares abriram a economia para o capital estrangeiro, buscaram financiamento no exterior e realizaram grandes obras. Essa situação acabou criando o nome “Milagre Econômico”, no qual o país teve grande índices de desenvolvimento econômico.

• Itamar Franco:

Itamar Franco foi empossado na presidência da República depois da renuncia de Fernando Collor de Melo. O Governo Itamar Franco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com