TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa desenvolvimento economico

Por:   •  25/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade Colaborativa

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Economico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Marcia De Paula Langamer Oliveira ).

  • Introdução:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os governos que marcaram o Brasil, com seus respectivos governantes. Histórias, caracteristicas que fizeram com que Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek,  Itamar Franco e o Regime Militar marca-se para sempre o pais.

.Desenvolvimento:

1.1 Era Getulio Vargas

Getulio Dorneles Vargas, nasceu na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de Abril de 1882. Foi presidente da republica (1930 até 1945 e entre 1950 a 1954 ) e fez mudanças revoluncionárias que fizeram do Brasil um dos principais paises da America Latina.

Vargas assumiu o poder em 1930, apos liderar a Revolução de 1930.

Com um governo marcado pelo nacionalismo e populismo. Fechou o Congresso Nacional no ano de  1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo governando de forma controladora e centralizadora.

Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo.Perseguindo opositores politicos, principalmente partidários e simpatizantes ao socialismo.

Realizações Importantes de Vargas: Criou a Justiça do Trabalho em 1939.

Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salario minimo, Consolidação das Leis de Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira Profissional e ferias remunerada.

Vargas muito investiu nas areas de infraestrutura como a criação de Companhia Siderurgica Nacional,Companhia Vale do Rio Doce.

Mesmo tendo sido o candidato derrotado nas eleições de 1929 Getulio Vargas seria presidente durante toda decada de 1930. Por que ele recebia apoio de alguns estados brasileiros. A chamada Revolução de 1930 colocou fim ao periodo da Republica Velha. E Getulio assumiu a presidencia do pais e ficaria por muito tempo no cargo.

Em 34 deveria haver uma nova eleição porem Getulio conseguiu uma manobra politica para se manter no poder ate a proxima eleição que seria em 1938.  As eleições já estavam marcadas para Janeiro de 1938, mais ainda em 1937 ocorreu uma denuncia de que os comunistas estavam tramando para tomar o poder no pais. Naquele momento o comunismo ja havia ganhando muita repercurssão negativa e o povo se comoveu . Então o Golpe de 1937 permitiu que Getulio ficasse no poder, não havendo mais eleições . Ele se torna ditador estabelecendo uma nova Constuição para o Brasil e governaria sem limite de mandato. O golpe inicio conhecido como Estado Novo, e só chega ao fim em 1945.

1.2 Era Jk

Nas eleições de 195, Juscelino Kubitscheck foi eleito presidente da republica, e seu vice - presidente foi João Goulart.

Ficou conhecido pelos seus planos de metas,fazendo com que seu governo teria um desenvolvimento economico mais rapido.

Jk conquistou seus eleitores e garantiu para si a presidência do Brasil,com uma duração de mandato de 1956 e foi ate 1961.

Jk pretendia fazer com que o Brasil que era uma potencia sub- desenvolvida se tornasse desenvolvida de cinquenta anos em cinco de governo. Era famoso Plano de Metas,que consistia e investir nas areas de mais importancia para o desenvolvimento economico.

Mesmo com sua chegada ao poder, Jk ainda teve que enfrentar outros problemas, de pouca expressão que desmonstrava o interesse dos militares em assumir o governo.

O seu grande objetivo era modernizar a industria nacional por meio de diferentes ações politicas.Ao fim de seu mandato JK, conseguiu que nosso parque industrial crescesse.

Porem com um pensamento tão visado em alcançar o topo economico em pouco tempo, Jk realizou muitos investimentos. Muitas emissões de papel moeda e abriu nossa economia para o capital estrangeiro.

Fazendo com que a nossa moeda se desvalorizasse e a inflação aumentasse.

1.3 Regime Militar

O regime militar durou mais de 20 anos ( entre 1964 e 1985).

No dia 1 de Abril de 1964, o governo de João Goulart foi deposto a partir de um golpe de estado e o regime militar teve inicio alguns dias depois.

Neste periodo, tambem conhecido como a "Quinta Republica Brasileira", o pais presenciou a ausencia dos principios da democracia,e uma massante perceguição politica e censura.

Vários direitos constitucionais foram violados durante a ditadura militar brasileira e inumeras pessoas que se posicionavam contra o regime foram torturadas e mortas por militares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com