TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa - Desenvolvimento Econômico

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 7

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Cleber Barbosa Pavão.


[pic 5]

Introdução

Através da elaboração do trabalho poderemos observar as principais ações econômicas que marcaram os governos Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Regime Militar e Itamar Franco. 

Vamos analisar os aspectos positivos e negativos desses governos e suas principais diferenças, além de citar as transformações da economia brasileira.

Vamos estudar como a trajetória e as transformações econômicas auxiliam ou atrapalham na inserção do País no cenário internacional.

O trabalho será importante para conhecermos mais sobre a história da economia do nosso país e poder entender melhor a situação econômica atual em que vivemos.

 1 - As principais diferenças entre o desenvolvimentismo da Era Getúlio Vargas e o da Era JK

JK foi um grande desenvolvimentista que fundamentou seu governo de acordo com o capital estrangeiro e nos interesses das multinacionais ligando o Brasil à tecnologia internacional e, sobretudo à norte-americana.

Já Getúlio era nacionalista que visava os interesses econômicos brasileiros, muitas vezes afrontando com os interesses norte-americanos.


Durante o comando de JK, teve um considerável avanço industrial especialmente nos setores da indústria de base e na produção de bens de consumo. O governo buscou atrair o capital estrangeiro para investir no país, obtendo empréstimos e estimulando empresas internacionais a se instalarem no Brasil. 


As grandes empresas estatais brasileiras surgiram no governo de Getúlio Vargas, que almejava desenvolver o Brasil independente do capital estrangeiro. Ele compreendia que a médio-prazo o Brasil teria que abrir ao mercado externo, mas buscava criar uma tecnologia suficiente aqui, para então abrir a economia para o mundo.

Já Juscelino kubitschek  abriu a economia rapidamente, privatizou empresas estatais e usou de capital estrangeiro para tentar cumprir seu slogan de campanha '50 anos em 5'.  

Por causa disso, o Brasil conseguiu contrair uma tecnologia avançada e um rápido desenvolvimento, especialmente na área automobilística e de rodovias. Porém foi em  decorrência desse governo a concentração de riquezas, cada vez maior da Região do Sudeste, a crescente desvalorização da moeda brasileira e a falta de uma tecnologia própria, e o aumento da dívida externa, nos tornando extremamente dependentes da américa do norte e Europa.

2 - Os aspectos positivos e negativos do desenvolvimentismo autoritário dos militares e seu “Milagre Econômico”

Assim que os militares assumiram o governo, criaram um programa a fim de combater a inflação e realizar reformas estruturais (com a mínima participação da sociedade civil no processo decisório), fizeram obras gigantescas, criaram estatais e através da “estabilidade politica” os recursos estrangeiros retornaram ao Brasil fortemente. As medidas tomadas pelo responsável da economia surtiram efeitos e os investimentos em empresas estatais renderam muitos lucros, o processo de industrialização chegou ao Brasil trazendo milhares de emprego.

Porém nos anos seguinte, o milagre econômico trazia efeitos colaterais, como a desigualdade social, crescimento desordenado das cidades e como consequência favelização dos centros urbanos, a crescente divida externa adquirida para financiar as grandes obras de infraestrutura, e o choque do petróleo causado no oriente médio fez com que houvesse uma inflação global com juros altos que automaticamente elevou as dividas externas do Brasil e dos outros países. Em decorrência  disso o país quebrou e iniciou os anos 80 com grave recessão, altas taxas de desemprego e  inflação crescente, iniciando a chamada “década perdida”

3 - Aspectos positivos e negativos do Plano real entre 1994 a 1999

Após o regime militar cair depois de perder a simpatia da pequena parcela da população que lhe apoiava, o Brasil passou por diversos planos econômicos que fracassaram até a implantação do plano real por Itamar Franco.

O plano real instituiu uma nova moeda, os reajustes de preços só poderiam ser anualizados, correspondendo a uma planilha de custos que os justificasse.

Com isso, o cambio foi valorizado artificialmente, fazendo com que o dólar e o real tivessem uma paridade de 1 para 1, a taxa Selic foi aumentada limitando acesso ao credito e deprimindo o consumo.

Também houve aumento dos impostos e corte de despesas do governo, com menos dinheiro circulando foi valorizado o cambio os preços controlados, pela primeira vez em anos a hiperinflação ficou controlada pois começou a ceder.

Aconteceu também a diminuição do tamanho do estado, que provocou diversas privatizações causadas pelo governo e houve redução dos investimentos em infraestrutura.  Incentivou-se a abertura do mercado interno para as importações, a adoção de valores de mercado na economia e a conservação da livre concorrência.

Apesar de o plano real ter ocasionado estabilidade para a economia, teve também algumas dificuldades, como diminuição do emprego e da renda, encarecimento dos produtos brasileiros no mercado internacional, e elevou os preços das importações de insumos para a indústria local. Por tanto existiu uma diminuição considerável das reservas cambiais, o Brasil se tornou uma presa fácil de crises internacionais.

4 - Descrição das políticas econômicas e suas consequências

4.1 - Era Getúlio Vargas

Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos de forma contínua de 1930 a 1945, esse período marcou a história brasileira por causa das inúmeras alterações tanto social como econômicas feitas por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (345 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com