TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Atividade Colaborativa

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome BIANCA PEREIRA DA SILVA CARDOZO

RA 8091886054

Atividade Colaborativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor.

Introdução

O processo de desenvolvimento econômico brasileiro, desde os primórdios da ocupação econômica até o período de expansão urbano-industrial causou intenso e veloz movimento migratório campo-cidade sem que ocorresse a concomitante oferta de infraestrutura urbana e habitações, o que resultou em assentamentos precários e com impactos ambientais e sociais bastante significativos.

PASSO 1

1.1 GETÚLIO DORNELLES VARGAS: nascido em 19 de abriu de 1882, na cidade de São Borges do Rio Grande do Sul. Governou durante dois mandatos o primeiro aconteceu entre 1930 á 1945, com um regime nacionalista e populista, além de muitas atitudes importantes criou inúmeros principios, tais como:

Em 1934 é promulgada a constituição sob seu governo;

No ano de 1937 é fechado o Congresso Nacional e instalado o Estado Novo;

Com a criação do Estado Novo ele passa a governar de forma Ditatorial, centralizada e controladora;

Criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, com a finalidade de controlar e censurar qualquer tipo de manifestação que fosse contrária ao seu governo;

Perseguição a políticos da oposição, principalmente os do partido comunista;

Envia para o governo nazista a esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, Olga Benário;

Justiça do trabalhador, 1939;

Consolidação das leis do trabalho;

Direitos trabalhistas;

Na área de infraestrutura criou támbem várias empresas para um melhor desempelho do país como: IBGE, Companhia Siderúgica Nacional, Vale do Rio Doce, Hidrelétrica do Vale do São Francisco.

No segundo mandato, entre 1937 á 1945, fase chamada de Estado Novo,com um regime Democrético vargas se alio com os nacionalistas e com os liberalistas. Neste mesmo mandato continuou a criar novas empresas estatais como a Petrobrás e a Eletrobrás.

Vargas foi uns presidentes que mais investiu na infraestrutura do trabalhador brasileiro. Após seu suícidio, encontrou-se uma carta testamento na qual havia escrito suas últimas palavras " DEIXO A VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA''.

1.2 JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA: nasceu em 12 de setembro de 1902, em Diamantina Minas Gerai. Após assumir a presidência em janeiro de 1955 com a promessa de realizar “cinqüenta anos em cinco”. A reação à política de JK veio com a eleição do populista Jânio Quadros, que renunciou ao mandato no ano seguinte. Na época, especulou-se que a renúncia foi uma estratégia usada pelo presidente para conseguir que o Congresso lhe oferecesse poderes totais. JK lançou o plano de metas, um programa que reinua 31 medidas de estímulo á ecônomia, centrando-se no setor de eneergia e transporte. Com isto conseguiu capitalistas estrangeiros para investir na ecônomia brasileira.

No seu governo ampliou setores como o de fabril. O que levou a criar e implantar prjetos, tais como:

Planejamento e urbanização de Brasília;

Plano de metas;

Apoio á entrada de multinacionais e transnacionais;

Superintendência do desenvolvimento do Nordeste.

No entato, o presidente tratou também de atender reivindicações específicas da corporação militar, no plano dos vencimentos e de equipamento. Tentou manter, tanto quanto possível, o movimento sindical sob controle. Além disso, acentuou-se a tendência de indicar militares para postos governamentais estratégicos. Fora criado também a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), destinado a promover o planejamento da expansão industrial do Nordeste.

Portanto, no governo de Juscelino Kubitschek ocorreu uma definição nacional-desenvolvimentista de política econômica. Promoveu-se uma ampla atividade do Estado tanto no setor de infra-estrutura como no incentivo direto à industrialização, mas assumiu também abertamente a necessidade de atrair capitais estrangeiros, concedendo-lhes inclusive grandes facilidades.

1.3 REGIME MILITAR: teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Durante o regime militar, ocorreu um fortalecimento do poder central, sobretudo do poder Executivo, caracterizando um regime de exceção, pois o Executivo se atribuiu a função de legislar, em detrimento dos outros poderes estabelecidos pela Constituição de 1946. O Alto Comando das Forças Armadas passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que era referendado pelo Congresso Nacional.

A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes transformações na economia do Brasil, de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.

1.4 ITAMAR FRANCO: nasceu no ano de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, e o registro de seu nascimento foi feito na capital da Bahia. No governo de Itamar Franco foi elaborado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com