TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar Aprovada

Por:   •  7/2/2022  •  Dissertação  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

Jobs - Filme 2013 -  Netflix: O filme sobre os bastidores da criação da empresa Apple nos oferece um leque de visões quando trazidos para o olhar da Administração. Analisando Steve Jobs como indivíduo, na Gestão de Pessoas,  demonstra ter problemas com trabalho em equipe, e convive com uma sequência de conflitos até alcançar seu futuro Grupo Organizacional  e que em um determinado momento esse comportamento de Jobs lhe custa a diretoria da sua própria empresa sendo expulso por socios investidores dirigentes.

Jobs não gosta de dividir ideias e tarefas, gosta de trabalhar em seus projetos sozinhos e adota uma postura centralizadora. Se mostra empreendedor, criativo e visionário, mas poderia ser enquadrado no perfil do líder-autocrático, pois centraliza as ideias e consegue ter decisões rápidas, possui especialização ímpar em suas atividades e acredita que seus propósitos, objetivos e metas serão alcançados, se desenvolvidos exclusivamente da forma que ele impor. Se utilizássemos a ferramenta do Gride gerencial Jobs seria um líder 9,1 tendo sua liderança (9) focada em tarefas e (1) nada focado nas pessoas e esse posicionamento afeta inclusive sua relação pessoal que de forma bem incisiva foi mostrado no filme quando ele se afasta da família e a abandona filha recém nascida, para não perder o foco no seu trabalho.

 A empresa Apple, por sua vez, surgiu na garagem da casa dos pais de Jobs, apoiado pelos amigos de faculdade que entraram como sócios e mão de obra especializada. A empresa quando trazida para visão administrativa em seu início pula ou executa de forma falha algumas etapas do Ciclo PODC - Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. No que se trata de Planejamento a empresa apresenta em seu início a Missão - de ser o primeiro computador pessoal. Tem como Visão - o sonho  de que todos os lares teriam um computador pessoal da Apple. E quanto aos Valores - a Apple apoia o bem estar de seus usuários, tornando suas tarefas do dia a dia mais ágil, acessível e de custo-benefício justos.

Na segunda etapa do ciclo a Organização, a Apple mostra sua falha, sem estrutura física adequada, não possui estoque mínimo de matéria prima e nem capital de giro. Quadro que só vem evoluir quando recebe investimentos e ao trabalhar por encomenda.   A etapa da Direção é uma fase que flui de forma conflituosa, pois Jobs não tem habilidade para trabalhar em equipe, seus sócios são submetidos a mero executores dos planos audaciosos de Jobs. Por fim,  na quarta etapa do PODC, o Controle, as atividades realizadas pela empresa funcionam de forma ativa e experimental é continuamente incrementada por novas versões e testagem, para gerar melhor desempenho e acessibilidade dos computadores pessoais, de forma cíclica e contínua, levando a Apple a ser reconhecida como sinônimo de qualidade e   status social nos dias de hoje.

Esse filme foi sugerido no livro texto da disciplina  Introdução da Educação a Distância, e me possibilitou não só conhecer o lado da evolução tecnológica dos primeiros computadores pessoais proposta principal da disciplina, mas também permitiu fazer uma análise do lado comportamental do personagem principal o Jobs , assim como ter uma visão da organização estratégica da empresa Apple, em seus primórdios, voltada para o curso de Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com