TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade- Estratégia de Marketing

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

l

[pic 1]

 Tipo da Avaliação –     Atividade 1                   Data: 13/05/2016

Curso: Administração

Professor: Luciano Ferreira da Silva

Disciplina: Estratégias de Marketing

Vale até 5 pontos

Nome do Aluno: Reginaldo Oliveira Pacheco

RA: 2315100574

INSTRUÇÕES:

  • Ler as aulas correspondentes a atividades 1 – cronograma enviado por e-mail.
  • Classificar os produtos de acordo com os quadrantes da matriz BCG (ex.: produto “a” é vaca leiteira, pois .......).
  • Relacionar os produtos com sua respectiva contribuição na receita da empresa (ex.: o produto “D” contribui com 70% da receita da empresa, mas este é um produto abacaxi que possui tais característica ......, o que pode impactar ....... (positiva ou negativamente em ...).
  • Identificar e relatar brevemente a realidade competitiva da empresa (usar principalmente o conceito de vantagem competitiva sustentável).
  • Propor estratégias de mercado, principalmente para a política de preços, para este portfólio e para a empresa no futuro.

QUESTÃO

[pic 2]

Com base na matriz BCG podemos dizer que uma empresa que possui um portfólio com 3 produtos, a saber:

a) Alto crescimento de mercado e baixa participação no mercado;

b) Alto crescimento de mercado e com alta participação no mercado;

c) baixo crescimento de mercado e com alta participação de mercado.

Tendo esse portfólio proporcionado respectivamente contribuição no faturamento desta empresa de: a) 40%; b) 30%; c) 30%.

Analise a situação desta empresa, faça um breve comentário e proponha uma ação estratégica futura e proponha também uma política de preços para este portfólio.

Resposta:

                Quando falamos em gestão de marketing não podemos deixar de falar da Matriz BCG que tem como base o ciclo de vida do produto, seu método equivale no cruzamento do índice de market share relativo (participação de mercado) e do índice de crescimento esperado com o objetivo de se identificar as características e determinar as prioridades de cada produto na formação pois, propicia uma visão clara do fluxo de recursos da empresa comprovando os pontos geradores e os pontos consumidores destes recursos.

                Conforme a matriz dessa questão (A) será a oportunidade, (B) será a estrela, (C) será a vaca leiteira e (D) será o abacaxi. Os três produtos desta empresa contribuem no faturamento da mesma da seguinte forma: a) alto crescimento de mercado e baixa participação no mercado; sendo que este produto representa 40% deste faturamento ele na matriz é representado pela letra (A), este produto exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa; b) alto crescimento de mercado e com alta participação no mercado; sendo que este produto representa 30% deste faturamento, ele na matriz é representado pela letra (B), este produto é líder de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”; enfim, c) baixo crescimento de mercado e com alta participação de mercado; sendo que este produto representa 30% restante deste faturamento, ele na matriz é representado pela letra (C), este produto não demanda grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.

                No caso desta empresa tendo como (A) seu principal produto, ela tem mais interesse em lançar este produto, pois, este é inserido no mercado com elevadas taxas de crescimento, o problema é que fazendo isso raramente ela será líder deste mercado. Por exemplo, a maioria dos produtos, quando são lançados, estão inseridos no quadrante das "Oportunidades". Com as alterações de mercado um produto pode evoluir do quadrante das "Oportunidades" para qualquer um dos outros quadrantes. Não há uma evolução pré-determinada do percurso que um produto fará dentro da Matriz BCG. Entretanto, um produto com sucesso em determinado mercado tenderá a passar pelas quatro fases. Se uma "Oportunidade" tiver sucesso transforma-se numa "Estrela", isto é, o produto torna-se líder num mercado em forte crescimento. Com o passar do tempo a taxa de crescimento do mercado reduz-se e o produto migra para o quadrante das "Vacas Leiteiras" onde ainda é líder de mercado. Quando a empresa perde a liderança de mercado nesse produto este transforma-se num "Abacaxi". Os pontos de interrogação são os produtos que apresentam baixo market share em um mercado em plena expansão, gerando grande necessidade de investimentos para aumentar a sua participação no mercado, porém, apresentando um retorno muito baixo para empresa. Neste caso, 40% do faturamento desta empresa é consolidado pelo produto (A) que apesar dos riscos é o que mais vem contribuindo para o faturamento da mesma, sendo que ele pode vir a se tornar um produto (b) mais conhecido como estrela. O produto (B) tem 30% do faturamento desta empresa ele possui alto índice de market share em um mercado em plena expansão, necessitando de altos investimentos para manter e melhorar a sua participação, mas ao mesmo tempo gerando o mesmo nível de retorno para esta empresa. E por fim, o produto (C) que contribui também com 30% do faturamento da empresa sendo este o produto que apresenta baixa participação de mercado em um mercado que não apresenta nenhuma perspectiva de crescimento futuro, mas que, apesar da má situação, necessita de pouco investimento para manter sua posição não afetando de forma alguma o fluxo de recursos da organização, pois geram a quantidade de caixa necessária para se manter.

                Portanto, sugiro a esta empresa que invista mais no produto (B) para que seu lucro seja maior e mais abrangente, investindo menos no produto (A) que é considerado um produto de risco, pois, fazendo desta forma seu lucro será maior e mais sólido. O produto (C) está sendo investido da forma correta, pois, ele é a base desta organização, não deixando a mesma ficar no prejuízo caso o produto (A) se torne o produto “abacaxi”. Vantagem competitiva é sempre uma posição relativa dentro do seu mercado ou segmento de atuação. Para que esta empresa adquira uma vantagem competitiva no mercado sugiro que invista em marketing de qualidade nos produtos (A) e (B) para que o produto (A) se torne (B) e o (B) se mantenha no mercado sendo líder. Quanto a prática de preços o produto (A) é novidade e este não pode ser muito caro, como o lançamento de um smartphone, quando se trata de lançamento é um risco e o preço não deve ser alto, quando este mesmo smartphone se torna uma produto (B) ou seja, estrela, ele passa a ser valorizado e seu próximo lançamento pode ser com um preço superior pela qualidade do produto e por ter sido um produto bem sucedido no mercado, gerando assim o lucro estimado pela empresa. Enfim quando se pensa em um preço para o produto (C) ou seja, vaca leiteira, penso como exemplo o arroz, que sempre tem a procura, mas é um produto que não tem uma alta no preço, é um preço tabelado, médio e sempre há procura no mercado, sendo este a base desta empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (261.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com