TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual de Marketing

Por:   •  2/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.438 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Maio/2021

[pic 4]

Elaborado por: Anderson Dresch

Disciplina: Marketing

Turma: 0421-1_33


Introdução

Um plano de marketing é essencial para a gestão de negócios de uma empresa, e ter um planejamento muito claro quanto a estratégia de marketing a ser realizada é fundamental para sustentar o objetivo proposto. Ter definido uma posição competitiva, os mercados específicos que se deseja atuar e um mix criterioso de marketing desenvolvido, conforme Andreasen e Kotler (1996), são elementos cruciais para ter sucesso, ou seja, se diferenciar perante seus concorrentes e satisfazer as necessidades do mercado.

A partir dos conceitos de marketing, o projeto a seguir tem o objetivo de identificar estratégias e definir um plano de marketing assertivo para aumentar o Market Share da empresa Unilin do Brasil, que atua no mercado de pisos laminados no país com sua marca Quick Step, mediante ao levantamento das etapas para um bom planejamento de marca, e avançando, relacionando as ações e campanhas analisando os possíveis impactos.  

A consequência deste desenvolvimento, como resultado, não tem como finalidade limitar alternativas e projeções sobre as necessidades da empresa, visto que está fundamentado em uma busca de informações e pesquisas disponíveis ao público, através da internet, sendo referências o site da empresa, o site do IBA, Reclame Aqui, redes sociais da marca e outras informações relacionadas a Quick Step e ao segmento em outros sites de comunicação, porém, a partir destas, o plano efetivo estará alinhado de forma estratégica aos valores da empresa, sua visão e missão.

A estrutura do plano de marketing para a empresa, contemplará os seguintes tópicos:

•        Análise Ambiental da Unilin do Brasil;

•        Pesquisa de Mercado;

•        Análise Competitiva;

•        Proposta de Comunicação de Marketing;


Desenvolvimento

Um forte foco no design e qualidade e uma sede insaciável por inovação. Esses são os motores que fazem da Quick-Step uma das protagonistas na indústria dos pisos.

A Unilin, criada em 1960, na Bélgica, ligada à indústria do linho, produzindo cartões. Na década de 70, a empresa começa a crescer rapidamente, no entanto, a disponibilidade de linho era limitada, por isso, eles decidiram usar madeira como matéria-prima. A marca Quick Step chega ao mercado em 1990, e com a Quick-Step, a UNILIN é a primeira empresa a introduzir pisos laminados no mercado belga e o primeiro fabricante de laminados a entrar no mercado com sua própria marca. Em 2001, a empresa que já é líder em inovação, revoluciona, finalmente lança produtos com slogan, “aquilo que você sente corresponde àquilo que vê”, tratando do relevo exposto nas lâminas dos pisos e podendo ser sentido no tato, assim sendo muito natural, similar a piso de madeira. A Quick-Step é o primeiro fabricante de laminados a ter sucesso na correspondência perfeita da estrutura da superfície das réguas laminadas com seu padrão natural. Em 2005 a Quick-Step iniciou o tratamento de todos os seus pisos laminados com uma camada antiestática permanente para evitar cargas eletrostáticas desagradáveis, inovando mais uma vez. Em 2007, a empresa cria uma coleção de pisos laminados perfeitamente adequados para áreas úmidas, como cozinhas, lavabos e lavanderias, mudando totalmente o patamar e ampliando as condições e mercado a atuar. Em 2012 a Unilin se instala no Brasil, com fábrica em Piên, no estado do Paraná, iniciando suas atividades com fabricação de pisos laminados com uma segunda marca, a Floorest, até adaptar o processo produtivo as mesmas condições de processos e qualidades realizadas na Bélgica, o que ocorre em 2017, quando a marca Quick Step é incorporada, e já em 2018 os pisos com resistência a água começam a ser fabricados no Brasil, sendo pioneira e única a disponibilizar o produto com essa característica que revoluciona esta linha de produtos, reunindo o que há de mais moderno em termos de tecnologia e design.

Com este forte foco na qualidade e inovação, e com DNA de buscar sempre a perfeição em seus produtos, a marca Quick-Step é reconhecida e se tornou referência, ao tratar de qualidade e design, na indústria dos pisos laminados. No Brasil, utiliza como slogan em sua apresentação a seguinte frase, “EXCELÊNCIA EUROPEIA PRODUZIDA NO BRASIL”.

  1. Análise Ambiental da Unilin do Brasil – Quick Step

Em virtude do crescimento apresentado pela empresa nos últimos 5 anos, acima inclusive do que cresce o mercado, ampliando sua participação, ou seja, Market Share em crescimento, e da análise realizada no mercado, é constatado que o principal consumidor marca pertence a um público de menor expressão na sociedade, a parte mais favorecida em renda, com maior poder aquisitivo. O mercado faz a leitura que os pisos laminados da marca Quick Step são superiores quanto a qualidade, porém ao se tratar de preço, também são mais elevados. De certa forma, essa é uma estratégia de negócios da empresa, que é ofertar os melhores produtos do segmento, porém, para que ocorra um aumento ainda mais expressivo na participação, um movimento precisa ser realizado, que é a busca por penetração na maior fatia de mercado, que é muito dependente de linhas de entrada, com preços mais baixos, e muito presente em negociações diretas ao que chamamos de canal corporativo, negócios diretos com as construtoras e grandes incorporadoras. Conhecendo este mercado, e após pesquisas e análises mais aprofundadas, foram fatores que me motivaram a elaborar este plano, que visa aumentar a participação de mercado no país, se tornando líder não só no segmento que podemos chamar de premium, mas líder no mercado nacional de pisos laminados.

Para uma análise mais efetiva, foi realizado uma análise a partir da matriz SWOT, representada abaixo:

[pic 5]

Oportunidades:

A Unilin – Quick Step, sempre focada em qualidade, inovação e design, tem uma preocupação constante de estar sempre na frente, atualizando o mercado a novas tendências. Mesmo crescendo em Market Share em um mercado que apresenta também crescimento, surgem oportunidades para que a empresa avance ainda mais e seja competitiva em um nicho que hoje não participa, que se identifica como linhas de entrada, com volumes representativos principalmente em canais de vendas diretos, como o corporativo. Expandir a linha, acrescendo um produto com esse intuito aliado a confiança que a marca traduz, pode ser um fator de grande sucesso no aumento dos negócios, participação e crescimento. Para tal, seria necessário um incremento no parque fabril, agregando mais tecnologia, aumentando a capacidade produtiva com redução de custos internos. Quanto a demanda do mercado, existe falta de produto nos pdv’s, com prazos longos de entrega, devido à dificuldade das empresas em atender as demandas com a velocidade solicitada pelo mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (486.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com