TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual - FGV - Marketing

Por:   •  14/11/2021  •  Seminário  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Agosto/2021

[pic 4]

Elaborado por: Renato Raposo Porto

Disciplina: Marketing

Turma: 0721-1_8


Introdução

Sabemos que o marketing é imprescindível para qualquer negócio nos dias de hoje, tendo papel fundamental na definição e execução das estratégias que serão tomadas pelas organizações a fim de atender seus objetivos traçados. Segundo a American Society Association – AMA (2017), o marketing “é o processo de planejar, executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e distribuição de ideias produtos e serviços, a fim de criar trocas que satisfaçam as metas individuais da organização”.

Este trabalho irá propor um plano de marketig para a Mosaic Fertilizantes, empresa cujo seguimento principal é produção de distribuição de fertilizantes fosfatados e potássicos no Brasil e Paraguai, fazendo parte do grupo norte americano Mosaic Company. O plano proposto irá contemplar o ambiente o qual a empresa está inserida, bem como sua análise competitiva, pesquisa de mercado e suposições quanto ao mercado encontrado, atribuindo por fim uma proposta de comunicação.

Durante a apresentação deste estudo será possível verificar a importância do Brasil dentro do mercado de produção de alimentos no mundo, explicitando o papel do mercado de fertilizantes neste cenário, tendo função vital no aumento de produtividade agrícola brasileiro. Neste sentido há uma demanda crescente neste setor, cabendo as empresas definirem as melhores estratégias para sobrevivência e aumento de seus market shares.


Desenvolvimento

História e características da empresa

A história da empresa é o produto da fusão entre duas empresas do ramo de nutrição agrícola. No ano de 2004 a Mosaic foi fundada pela união entre a Cargill Fertilizantes e IMC Global, antiga mineradora de fertilizantes. No ano de 2014 a Mosaic compra as operações de fertilizantes da ADM no Brasil e Peraguai. Em 2016 a Mosaic inicia a compra dos ativos da área de fertilizantes Vale e em 2018 após esta integração surge a formação Mosaic Fertilizantes tendo operações no Brasil como produção, distribuição de fertilizantes e coprodutos, como também distribuição de fertilizantes no Paraguai.

Figura 1 – Linha do Tempo – Mosaic Fertilizantes

[pic 5]

Fonte: mosaicfertilizantes.com.br

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU,2019) a taxa de crescimento da população mundial é de 1,1%, com projeção de que o mundo atinga uma população de 8,5 bilhões de habitantes em 2030 e 9,7 bilhões em 2050. Hoje a população mundial gira em torno de 7,8 bilhões.

Com a tendência de aumento da população mundial, é possível que concluir que a demanda por alimentos no mundo também irá crescer, e ao mesmo tempo a produção destes insumos também precisa aumentar para atender esta demanda. Dentro deste cenário o mercado de fertilizantes cresce visto que é uma opção para aumento de produtividade para os produtores rurais no mundo, sendo assim possível produzir mais alimentos de origem vegetal, tendo uma mesma quantidade de espaço disponível.

Dentro deste ambiente a Mosaic Fertilizantes entra com a missão de “ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa”, transformando a produtividade do campo, sendo uma das maiores empresas em produção, comercialização de fosfatos e potássio combinados, atuando na mineração, produção, importação e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas ingredientes para nutrição animal e especialidades (coprodutos).

Como princípios da organização temos características de responsabilidade, inovação, colaboração e motivação. Na prática a companhia busca atuar com integridade e convicação se responsabilizando pela saúde e bem estar dos colaboradores, preocupando com a administração dos recursos naturais, buscando excelência sabendo que sempre há onde melhorar, colaborando entre departamentos e regiões, promovento inovação e incentivando ideias que transformem em uma empresa melhor.

A companhia em questão é ao mesmo tempo jovem e inovadora como também é experiente com raízes das empresas que já foram adquiridas, tendo este complexo de caracerísticas.

Fundamentação Teórica do Comércio de Fertilizantes

Os fertilizantes químicos mistos utilizados em lavouras de produção agrícola são denominados de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), que são os principais nutrientes primários para qualquer plantio. Para fornecimento destes 3 elementos químicos existem diversas matérias primas que são chamadas de elementos simples que fornecem diferentes teores de cada nutriente, podendo estes elementos simples fornecer apenas um nutriente específico (ex: Kcl 60,5) ou uma combinação de nutrientes na mesma matéria prima (ex: MAP 11% 52% 00) que corresponde 11% de Nitrogênio e 52% de fósforo e 0% de potássio). Estes fertilizantes são vendidos na forma granulada como elementos simples, quando há somente uma matéria prima ou como mistura, quando há combinação de mais de uma matéria prima/elemento simples em uma formulação solicitada pelo cliente. Abaixo estão listados alguns exemplos de matérias primas que são comercializadas no mundo:

  • Cloreto de Potássio 60,5% – KCl
  • Ureia Granulada 46% - Ureia 46%
  • Fosfato Supersimples 23% - SSP 23%
  • Fosfato Monoamônico – MAP 11% 52% 00%

As matérias primas ricas e fósforo e potássio são extraídas de rochas em minérios de fertilizantes. Já o nitrogênio normalmente é extraído através de um processo químico que combina o nitrogênio do ar e o hidrogênio encontrado normalmente no gás natural.

Existem outras matérias primas que fornecem micronutrientes, ou seja, nutrientes complementares (ex: boro, zinco e etc) que são agregados aos macronutrientes principais (NPK), porém não é o foco do trabalho analisar este mercado específico pois já está embutido dentro do mercado principal de fertilizantes granulados em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (903.2 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com