TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual de Marketing FGV

Por:   •  2/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR        

Matriz de resposta

Aluno/a: Josias Cristiano Monteiro da Silva

Disciplina: Marketing

Turma: MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Comercial e Vendas - ONL022GY-ENFGCCB02T1

Atualmente, graças à internet, o mundo tem encarado um novo cenário onde as fronteiras físicas podem ser consideradas praticamente inexistentes. Nunca se falou tanto em compras online, delivery, importações, etc. Comprar, que antes parecia uma tarefa maçante por precisar que o indivíduo saísse do conforto de casa e fosse a vários estabelecimentos diferentes em busca do melhor produto e menor preço, além de não ter um acesso tão fácil a avaliações do produto, tornou-se uma atividade simples que pode ser realizada em poucos cliques do conforto de sua casa.

Diante desse cenário, a todo tempo surgem novas empresas com foco em e-commerce tentando ganhar espaço neste mercado tão disputado que tem como ferramenta principal a internet; entretanto, poucas empresas conseguem se estabelecer e alcançar o sucesso a nível global como é o caso da Amazon: ano após ano, reafirmando ser destaque e excelência na maneira de atender e que agora chega ao mercado brasileiro.

Como estratégia, aproveitando-se da comunicação e fortalecimento da marca já construídos ao redor do mundo, a empresa chega ao mercado para gerar valor ao cliente, investindo em relacionamento e tornando o processo de compra ainda mais simples; tal investimento contempla 4 princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por inventar, compromisso com excelência operacional e visão de  longo prazo

(fonte: ).

 Diante do macroambiente de marketing do Brasil, o que se encontra é um cenário desafiador mas com possibilidades na mesma proporção. Com a entrada da Amazon no mercado brasileiro, os concorrentes se veem obrigados a revisar seu posicionamento e traçar novas estratégias que busquem principalmente fortalecer a satisfação dos clientes aumentando assim o nível de fidelização.

Nesta compreensão, o consumidor brasileiro tem buscado cada vez mais a experiência simplificada, humanizada, alinhada a um custo acessível e imediata, dado que a tecnologia já é realidade para a grande parte da população. Então, a partir do alinhamento entre o macroambiente e o microambiente de marketing do mercado, se tornou inevitável o sucesso da empresa no país. Como a logística interna do Brasil e a limitação dos modais de transporte, a estratégia de frete grátis adotada pela Amazon já a coloca à frente da maior parte dos concorrentes.

Por outro viés, a chegada da gigante Amazon pode criar um novo “universo” para os concorrentes que já estavam presentes no mercado, mas que exige um minucioso estudo de mercado e um excelente plano de marketing. Quanto às etapas e os pontos de planejamentos que precisam de mais atenção, é importante ressaltar que os concorrentes devem realizar obrigatoriamente a definição do cliente ideal, seus comportamentos e influenciadores de compra, estudo do potencial de mercado (incluindo também um avançado estudo dos concorrentes), definir qual a participação desejada e, a partir disso, definir as metas e o plano de ação para execução das atividades necessárias.

Diante desse novo cenário gerado a partir da internet e da chegada da Amazon no Brasil, há duas possibilidades para os concorrentes: reinventar-se ou deixar-se engolir pelas gigantes que investem em tecnologia para alcançar e satisfazer as pessoas. O comportamento do consumidor mudou e quem não perceber a tempo, corre o risco de ficar pelo caminho. Por esse motivo, é fundamental que as empresas concorrentes passem a avaliar, acompanhar e entender o novo comportamento de compras do cliente ideal estabelecido para que, a partir disso, invistam em marketing e tecnologia de modo que o cenário, que momentaneamente possa parecer sombrio, transforme-se em uma grande oportunidade de inovar e se reinventar.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (799.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com