TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Atividade individual FGV

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Setembro/2020

[pic 4]

Elaborado por: Alexander Augusto dos Santos

Disciplina: Marketing

Turma: Gestão Empresarial


Introdução

Plano de marketing é um documento no qual uma empresa detalha a sua estratégia de divulgação voltada a uma marca, produto ou serviço. O instrumento relaciona quais ações serão realizadas para alcançar os objetivos determinados. É por meio desse plano que as empresas formulam estratégias competitivas que estejam à altura das demandas do mercado, além de idealizar os resultados que deseja atingir.

Nesta atividade individual, irei demonstrar um plano de marketing da empresa BMW (abreviação de Bayerische Motoren Werke), atuante no mercado automobilístico.

A história da BMW começou de forma modesta em 1916 quando ocorreu a fusão de dois fabricantes de motores de avião da cidade de Munique, na Alemanha. Ao longo das próximas décadas, a marca foi desenvolvendo carros com motores potentes e confiáveis, formando carros de luxo para públicos de alta renda

Analisando e compreendendo o mercado automobilístico de alto valor agregado e seus perfis de clientes, é extremamente necessário adequar o plano de marketing, tendo em vista que essa ferramenta de gestão mantem a empresa competitiva no segmento de atuação

Neste trabalho, o plano de marketing contemplará os seguintes tópicos:

-  Análise do objeto de estudo, sua história, sua posição de mercado e dados relevantes para a pesquisa;  

- Análise Ambiental - SWOT;

- Pesquisa de Mercado – Análise dos principais concorrentes;

- Análise Competitiva – 5 forças de Porter;

- Planejamento: Plano de Ação 5W2H

Desenvolvimento

Seguindo a metodologia das etapas do Plano de Marketing, farei a análise do ambiente interno da marca BMW.

  1. Segmentação de Mercado:

O crescimento da BMW explodiu nas décadas de 1980 e 1990, quando identificou o alvo do crescente mercado de baby boomers e vupoles que colocavam o trabalho em primeiro lugar e queriam um carro que demonstrasse o seu sucesso profissional.

Nos anos 2000, a marca começou a inovar ainda mais na tecnologia e designer de seus carros, deixando mais esportivo e atraente para o público mais jovem e bem sucedido, mudando a maneira que o segmento via a marca, ou seja, carros de baby boomers para as gerações mais novas.

A empresa cultiva esses consumidores fiéis e continua pesquisando, inovando e atingir grupos específicos de segmento ano após ano, mas não antera a imagem de ser um carro de elite, ou seja, não pratica o desenvolvimento de carros populares para que todos tenham acesso. A segmentação de mercado vem ao encontro de elitizar e demostrar que a marca está ligada aos vencedores.

  1. Estratégia de produto:

A BMW utiliza uma grande variedade de propaganda para atingir cada um de seus público-alvo, mantendo o slogan The uttimate driving machine (no Brasil, “Puro prazer de dirigir") por mais de 35 anos. A marca mantém seus consumidores fiéis através de pesquisas e inovação ano após ano.

  1. Estratégia de preço:

A estratégia de preço de prestígio consiste em cobrar preços elevados para fixar um posicionamento de qualidade e exclusividade. Marcas de luxo utilizam essa estratégia para demonstrar aos seu público alvo que seus produtos são diferenciados, escassos e únicos. Caso ocorra uma redução dos preços, essa situação pode denegrir a imagem desses produtos e consequentemente da marca em questão

  1. Estratégia de promoção:

Com relação a promoção, a marca faz alguns destaques nas formas de pagamento com alguns modelos apenas, contudo a atratividade está nos test drives. Algumas concessionárias fazem eventos em pistas fechadas para atrair os amantes da velocidade e também para demonstrar a estabilidade de seus carros. Os eventos costumam ter itens de grandes eventos com comes e bebes com as melhores marcas, colocando os interessados empatar de futuros clientes especiais.

  1. Atendimento pós-venda

A BMW tem um atendimento especializado no seu pos venda, mantendo seu público sempre informado sobre as revisões próximas e com serviços de “leve e traz” e em alguns casos disponibilizam carro reserva para que o cliente não fique sem o conforto da BMW.

Como padrão de toda montadora, em caso de recall, os clientes são contatados para realizar os reparos necessários sem custo adicional, porém não é comum acontecer com esse padrão de veículo, trazendo ainda mais a confiança no produto vendido ao mercado.

  1. Apresentação visual e limpeza

A apresentação visual das concessionárias e do site da BMW deixa claro o nível de cliente da marca. As lojas físicas são construídas com alto padrão de acabamento e com vendedores capacitados para a interação que o cliente deseja.

Com relação a limpeza, é importante observar as condições das oficinas das concessionárias. A organização, e o ambiente clean passa a sensação que seu carro será bem trabalho no serviço solicitado.

O próximo passo a ser analisado é o ambiente externo da BMW

  1. Econômicos

Nos fatores econômicos, observando o mercado brasileiro, é claro que não se trata de um carro comum, que pode ser facilmente adquirido, portando, os fatores econômicos estão ligados ao poder de compra de grandes executivos ou donos de grandes negócios.

  1. Sociais

Interligado com os fatores econômicos, os fatores sociais ligados a marca deixam claro para a sociedade que um proprietário de um carro da BMW é bem-sucedido em sua profissão, podendo ser considerado a elite da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (410.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com