TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Atividade individual

Aluno: Felippe Bacega

Turma:MBA em Gestão Empresarial - Gestão de Pessoas-0820-0_1

Introdução

O Trabalho trata dos perfis de lideranças mais comuns nas empresas, onde serão apresentadas suas principais características e traços, vantagens e desvantagens e posteriormente será analisado brevemente qual o perfil mais comum nas empresas.

Serão abordados os perfis estudados por Kurt Lewin (1973), que são os perfis, autocrático, participavo e liberal.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Primeiramente será falado sobre o líder autocrático, os líderes autocráticos são centralizadores, normalmente tomam decisões sozinhos, sem consultar outras pessoas, ajusta modo de execução até de tarefas operacionais e tem um controle sobre os processos (METIDIERI, 2011).

Na Tabela 1 são apresentadas as principais vantagens e desvantagens desse perfil de liderança.

Vantagens

Desvantagens

Decisões ágeis, uma vez que a mesma é centralizada em uma única pessoa

Foco em processo, tendo em vista que o líder é quem tem o conhecimento deles.

Pode levar a insatisfação dos subordinados devido a pouca participação dos mesmos.

Exaustão do líder, devido a centralização das atividades e processos sobre o mesmo

Decisões baseadas em uma única visão.

Tabela 1: Vantagens e desvantagens liderança autocrática, elaborado a partir de MAESTROVIRTUALE (2020)

Como pode ser visto a liderança autocrática, devido a sua centralização e tomada de decisão baseada em uma única visão, pode ser útil com equipes inexperientes e para situações emergenciais, onde não haveria tempo para discutir o tema em busca de alguma solução.

Outro estilo de liderança mencionado é o estilo participativo ou democrátio, o estilo de liderança participativo caracteriza-se pela abertura do líder aos liderados para que eles sejam parte integrante das decisões, através de abertura para ouvir a opiniões e sugestões, delegação de atividades e retorno sobre os temas tratados(LEWIN, 1973).

Na tabela 2 são apresentadas as vantagens e desvantagens da liderança participativa.

Vantagens

Desvantagens

Bom relacionamento interpessoal com os subordinados.

Líder acessível

Excesso de preocupação com a opinião de outras pessoas.

Aversão ao risco.

Evasão de conflitos, mesmo quando é necessário.

Tabela 2: Vantagens e desvantagens liderança participativa, elaborado a partir de NICHOLAS (2018)

Conforme tabela 2 e explanado anteriormente, a liderança participativa visa sempre ouvir os envolvidos de modo a ter uma participação direta dos subordinadas nas decisões, mesmo nas mais estratégicas, adicionalmente, nesse tipo de liderança há sempre a possibilidade de retorno sobre o desempenho dos colaboradores, bem como espaço opara implementação de melhorias.

Com relação ao estilo de lideranção liberal, é consideradoa a mais permissiva, permitindo ao grupo de subordinados liberdade para decidir por qual caminho seguir, normalmente só participa da tomada de decisões quando solicitado (SEBRAE).

Na tabela 3 são apresentadas as principais vantagens e desvantagens do estilo de liderança liberal.

Vantagens

Desvantagens

Crescimento pessoal dos membros da equipe.

Incentiva inovação.

Autonomia dos liderados para tomada de decisão.

Passividade do líder.

Pouca responsabilidade do líder.

Pouca interação entre líder e liderados

Incerteza sobre as tarefas a serem desempenhadas

Tabela 3: Vantagens e desvantagens liderança liberal, elaborado a partir de CHERRY (2020)

Conforme Tabela 3, a liderança liberal tende a ter um nível de participação mais baixo, pois permite que os funcionários tenham autonomia para resolver os problemas, bem como para encontrar soluções, podendo gerar algum tipo de distanciamento entre o líder e os liderados, pode ter impacto positivo no desenvolvimento individual dos liderados dependendo do nível de engajamento dos mesmos.

Dentre os estilos de liderança supra citados o que mais é comum no ambiente empresarial nacional é o participativo (MELO, 2013).

Em função da necessidade de que as organizações detenham o conhecimento e de esse conhecimento estar basicamente ligado as pessoas, sejam líderes ou liderados, o estilo de liderança apontada como a mais abrangente mostra-se de acordo com as necessidades do mundo corporativo atual.

Com a constante transformação que o mundo vive e com a necessidade cada vez maior que os consumidores vem demandando das empresas, com soluções cada vez mais customizadas, hoje em dia o maior bem que uma empresa tem é o conhecimento e como parte dessa nova sociedade e dessa nova relação que as empresas têm com os colaboradores, faz-se necessário que a liderança saiba escutar o que os liderados tem para agregar.

Considerações finais

Com os aspectos apresentados acima, conclui-se que o tipo de liderança vai depender muito do perfil da empresa e do perfil da equipe que será liderada, para uma equipe que os profissionais possuem um nível de engajamento elevado um líder autocrático funcionaria como um freio para o entusiasmo e a implementação de novas idéias que essa equipe poderia trazer, ao mesmo tempo que para um equipe totalmente operacional com colaboradores inexperientes e com um engajamento médio ou baixo o líder autocrático seria o mais compatível.

Diante do exposto é interessante utilizar a teoria da liderança situacional (Hersey e Blanchard, 1986) que defende um tipo de liderança diferente para cada perfil de equipe, existem equipes que exigem um controle maior, outras que necessitam de persuasão algumas de compartilhamente e, no caso das equipes mais maduras, apenas de delegação de tarefas e atividades.

Embora exitam perfis mais praticados no mercado de trabalho, o interessante é que o líder adeque-se a necessidade da equipe.

Referências bibliográficas

LEWIN, Kurt. Princípios da psicologia topológica. São Paulo. Cultrix, 1973.

METIDIERI, G. Estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. mar. 2011. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal. Consultado em 29/08/2020

Líder autocrático: características, vantagens e desvantagens. Disponível em: https://maestrovirtuale.com/lider-autocratico-caracteristicas-vantagens-e-desvantagens/. Consultado em 29/08/2020

NICHOLAS, K. Liderança democrática: vantagens e desvantagens do líder democrático, out. 2018. Disponível em: . Consultado em:30/08/2020

 SEBRAE.Três estilos de Liderança e os Impactos sobre os Colaboradores. jun. 2014. Disponível em: https://web.archive.org/web/20160218165927/http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Tr%C3%AAs-estilos-de-lideran%C3%A7a-e-os-impactos-junto-aos-colaboradores. Consultado em 30/08/2020.

CHERRY, K. Pros and Cons of Laissez-Faire Leadership, jul. 2020. Disponível em : https://www.verywellmind.com/what-is-laissez-faire-leadership-2795316. Consultado em 30/08/2020.

MELO, L. Os estilos de liderança mais e menos adotados no Brasil out. 2013. Disponível em : https://exame.com/negocios/os-estilos-de-lideranca-mais-e-menos-adotados-no-brasil/. Consultado em 30/08/2020.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo. EOU, 1986

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (274.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com