TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  23/5/2021  •  Artigo  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Dalmo S. Barbosa

Turma: MBA Gestão Empresarial

Introdução

As pessoas são diferentes e esse é um fato que aprendemos desde quando eramos crianças. Ora pelas qualidades, ora pelos defeitos, ora pelo temperamento explosivo, ora pela calma. São varias as características que nos tornam indivíduos únicos. Essas diferenças são refletidas diretamente nas relações de trabalho e em diversas situações do nosso dia a dia.

Em nosso trabalho encontramos pessoas com diversos estilos de liderança e é importante entender o que de fato é ser um líder, quais são as características comuns e como podemos desenvolver essa habilidade.

É importante saber que liderança pode ser desenvolvida ao longo da vida, e que para cada situação, um determinado estilo é mais eficiente do que outro. Dessa forma, conhecer os diversos estilos de liderança e qual situação utilizar-las, levará os gestores a resultados melhores. Um líder maduro e de alto desempenho, tem essa habilidade.

A seguir, apresentaremos os diferentes perfis de liderança, suas vantagens e desvantagens.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Lider coercitivo:

O líder coercitivo comanda utilizando a força, e o poder, amedrontando as pessoas a fazer o que ele quer. Nesse estilo, o líder ve o trabalhador apenas como mão de obra, que não possui voz.

As vantagens são: Geralmente em situações de emergência, onde não há tempo para convencimento, mandar fazer é mais fácil.

As desvantagens são: ambiente de trabalho pesado, profissionais extressados, nervosos e desmotivados resultando em perdas de talentos, trazendo prejuízos ao ambiente de trabalho.

Lider democrático:

O líder democrático envolve o time na tomada de decisões, consegue a cooperação da equipe, cria consenso por meio da participação do grupo, considerando que o membro da equipe tem maturidade e conhecimento para poder participar.

Vantagens: Ele cria o consenso e consegue a cooperação do grupo.

Desvantagens:  As vezes ele é indeciso, não funcionando em situações de emergência ou quando a equipe não tem maturidade necessária para emitir uma opinião consistente.

Lider autoritário:

O líder autoritário é caracterizado pelo controle individual de todas as decisões. Geralmente fazem escolhas com base em suas idéias e julgamentos e raramente aceitam conselhos de seus seguidores.

Vantagem: A liderança autoritária traz benefícios quando a decisão precisa ser tomada rapidamente, sem consultar um grande numero de pessoas.

Desvantagens: Essa liderança desencoraja o pensamento em grupo, ignoram o conhecimento e experiência e abala a moral da equipe.

Lider Marcador de Rítimo:

É de alto desempenho, focado no microgerenciamento das atividades, consegue que tudo saia de acordo com o planejado. Essa liderança é voltada a resultados rápidos.

Vantagens: É de alto desempenho, do tipo que lidera pelo exemplo, voltado a resultados rápidos.

Desvantagens: Muito impaciente com pessoas de ritmo mais lento, costuma sofrer muito por esta razão. Também pode gerar desconfortos no ambiente de trabalho pois cada pessoa tem a sua energia e nem sempre estão no mesmo patamar.

Lider Paternal:

O líder paternal constrói laços fraternais similar entre a relação pai e filho. Eleoloca a necessidade das pessoas em primeiro lugar, e é capaz de construir uma equipe voltada aos relacionamentos.

Vantagens: É muito bom em resolver conflitos internos.

Desvantagens: Cria pessoas dependentes emocionalmente.  Tem dificuldade de dar feedback negativo, podendo apresentar riscos à estabilidade e ao crescimento da empresa.

Lider Treinador:

O líder treinador é concentrado em desenvolver o potencial da equipe.  Ele busca identificar talentos, competências e habilidades e desenvolve as pessoas sendo líder de muita ação, tipo: "tente de novo", "você pode", capaz de identificar pontos fortes e fracos com extrema rapidez.

Vantagens: Desenvolve a performance das pessoas e de novos lidere além de aumentar a direção, clareza, maturidade e compromisso.

Desvantagens: Geralmente não é efetivo quando as pessoas não estão dispostas a mudarem e progredirem. As vezes compromentem as entregas de curto prazo para investir no crescimento do colaborador.  

Lider Centralizador:

Nesse estilo, as decisões são normalmente são tomadas pelo líder. Muitas vezes, o líder centralizador toma descisões sem consultar a equipe ou quando delega, será preciso passar por sua aprovação.

Vantagens: Este estilo pode ser utilizado em momentos de urgência e principalmente quando os profissionais envolvidos possuem baixa maturidade para caminhar sozinhos

Desvantagens: A liderança centralizadora contamina negativamente a equipe, instigando competição, fofocas, perdas de importantes talentos e desmotivação, A falta de delegação nas atividades pode desestimular a equipe e causar queda no rendimento final da tarefa além de gerar auto turnover.

Lider Liberal:

O líder delega poderes para um ou mais membros da equipe e fica a disposição para o que for necessário. O nível de maturidade e conhecimento das tarefas pelos profissionais da equipe, nesse caso, precisa ser bem alto para que possam desenvolver um bom trabalho.  Este tipo de liderança pode funcionar bem quando os seguidores são pessoas instruídas e maduras.

Vantagens: Gera confiança na capacidade dos colaboradores em tomar decisão e trabalhar de forma independente.

Desvantagens: A empresa pode ficar mais sicetivel a erros por descentralizar descisões e exigir uma autogerencia rígida. Se os projetos não estiverem muito bem estruturados, com prazos, cronogramas, fluxos de trabalho e papéis bem definidos, as coisas podem dar errado e equipe pode ficar completamente perdida e o projeto final completamente comprometido

Lider Visionário:

O líder visionário tem a capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro.  Cria projetos em longo prazo construtivos e atraentes para a organização. Para ele, o futuro é que dá sentido à ação do presente. Liderança capaz de reconhecer talentos com facilidade.

Vantagens: Cria projetos em longo prazo construtivos e atraentes para a organização. Possui autoconhecimento profissional, autoconfiança, crença no sucesso, criatividade, habito de planejar e a responsabilidade pessoa.

Desvantagens: Pode ter problemas na realização de tarefas em curto prazo e de manter a motivação constante em sua equipe.

Considerações finais

A motivação é o resultado de uma triagem feita tanto nos fatores intrínsecos, como os extrínsecos. É a relação no ambiente de trabalho que envolve os sujeitos, lideres e liderados.

É importante que as atividades realizadas pelas pessoas sejam interessantes ao ponto de vista daquele que a desenvolve. Esse trabalho deverá possibilitar aos funcionários que tenham autonomia e responsabilidades, possibilitando assim, como forma de retorno a auto-realização e o reconhecimento. Outro ponto importante é a oportunidade de crescimento dentro da organização.

Assim, deve ser observado vários pontos, por parte dos líderes. Esses pontos devem ser não só os externos, como internos, que dizem respeito a cada um dos membros da sua equipe, adequando assim ferramentas motivacionais à cada um deles.

Liderar é ter influência sobre o ambiente de trabalho e aos seus subordinados, criando assim um ambiente motivador, que tenha como frutos, resultados produtivos, trazendo satisfação não apenas para a empresa, como também os liderados. É importante estabelecer formas de lideranças, criando atividades que resultem em grandes produtividades. Gerar formas de lideranças, priorizando um comportamento positivo nos colaboradores, como: clima confiável entre colaboradores e líder, respeitar a visão da equipe e uma boa comunicação entre todos.

A função do líder não é apenas o liderar o perceptível. Liderar é também ajudar seus colaboradores a amadurecer, alcançando assim um crescimento profissional. Deverá assim, o líder, proporcionar atividades motivadoras e desafiadoras, e para tanto, é obrigatório que conheça bem sua equipe, bem como às necessidades de seus funcionários.

Frente a essa  explanação, pode-se concluir que é de total necessidade que haja um aperfeiçoamento nas lideranças, através de uma melhor programação e objetivos da empresa, focando também às necessidades dos liderados, de um modo geral.

Referências bibliográficas

https://p3k.com.br/blog/profissionais-com-perfil-de-lideranca-saiba-como-identifica-los/

https://rockcontent.com/br/blog/perfil-de-lideranca/

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/lideranca.htm

https://febracis.com/lider-coach-sobre-outras-liderancas/

https://hsmuniversity.com.br/blog/tipos-de-lideranca/

https://startupcreator.com.br/blog/lideranca-liberal/

https://aiesec.org.br/6-estilos-de-lideranca-e-as-vantagens-e-desvantagens-de-cada-um-deles/

https://blog.runrun.it/lideranca-liberal/

BERGAMINI, Cecília. Liderança: Administração do Sentido. São Paulo: Atlas, 1994.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. Rio de Janeiro

DRUCKER, Peter Ferdinand. Administrando para o futuro: os anos 90 e a virada do século. Tradução de Nivaldo Montigelli Júnior. São Paulo: Pioneira, 1996

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (239.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com