TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas Módulo: Todos

Aluno: Turma: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tarefa: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

O papel da liderança nas organizações sempre foi muito discutido no mundo corporativo, sua figura é tida como peça essencial para o atingimento das metas da companhia e desenvolvimento da equipe em que atua. Para a correta condução das atividades de suas equipes na mesma direção dos objetivos da empresa, o líder precisa alinhar as expectativas pessoais de cada liderado junto aos valores e a missão da empresa, mantendo-os os entusiasmados e produtivos. A liderança do futuro, ou melhor, a liderança do presente exige muito mais mais do que conduzir, desenvolver e prepara pessoas, é importante influenciá-los a tomarem as melhores decisões para o negócio, não só empresariais, mas também sustentáveis e boas para a sociedade.

O Fórum Econômico Mundial (WEF) divulgou o seu famoso relatório anual “The Future of Jobs” [1] que mapeia os empregos e as habilidades do futuro. A previsão é, que até 2025, 50% dos funcionários precisarão de requalificação nos próximos cinco anos, principalmente em habilidades como: pensamento analítico, aprendizagem ativa, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e criatividade.

Em “A quarta revolução industrial”, o autor Klaus Schwab aponta que estamos diante de uma transformação digital nunca antes vista, impulsionada pelas características do VUCA: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade [2].

Essa transformação não ocorre somente no ambiente interno das empresas, nesse novo cenário mundial de restrição de mobilidade, os colaboradores também estão cada vez mais utilizando meios digitais pra tudo, e o trabalho em home office ganhou força, exigindo, consequentemente, uma forma de gestão de pessoas diferente, sendo mais compartilhada e linear.

Esse novo conceito de liderar, vem sendo chamado de Liderança 4.0 e visa promover: (i) agilidade das informações; (ii) atenção às constantes mudanças do mercado; (iii) potencialização do time interno; (iv) utilização das competências dos colaboradores; e (v) implantação estratégica da tecnologia [1].

A proposta deste trabalho é apresentar um plano de desenvolvimento de equipe, baseado na experiência empresarial do autor. Plano este, orientado pelos conceitos de Liderança 4.0 [8], pelo conteúdo disponibilizado na disciplina de Gestão de Pessoas da FGV [11] e outras referências citadas ao final.

A empresa em questão é do mercado segurador, já a área é Data Analytics e sua composição se dá por 6 pessoas, sendo uma a líder.

Importante destacar que este trabalho foi elaborado a partir da experiência do autor no mundo corporativo, em uma das áreas que atuou. O que inviabiliza o fornecimento de detalhes específicos por conta da confidencialidade, o que limita, de certa forma, a exploração de alguns itens aqui apresentados.

A estrtura deste trabalho se dá da seguinte forma:

1. Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

a. Cenário atual da empresa/área e desafios

b. Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

2. Plano de desenvolvimento da liderança

3. Plano de desenvolvimento da equipe

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

Conforme citado anteriormente, a empresa em questão é do setor segurador. De acordo com um levantamento realizado pela CNseg (2021) [3], a pandemia produziu danos a todas as atividades econômicas, mas seu impacto foi sendo gradualmente reduzido no mercado segurador a partir do do segundo semente de 2020, tendo seu melhor resultado nominal no mês de dezembro, alta de 15% em arrecadação, comparando mesmo período de 2019. No comparativo anual, a alta foi de 1,3%.

Agora, com um olhar para o futuro e voltado para o negócio, em um mundo com muitos dados disponíveis, clientes com perfil digital e a entrada de insuretechs, se faz necessário evoluir os processos pautados por tecnologia e dados para ter escalibilidade nas soluções, disponibilidade de atendimento e inovação. A seguir é destacado 3 desafios importantes do setor:

1. Open Insurance: Em breve será lançado o Open Insurance [4], ou seja, onde as empresas compartilharão suas informações de clientes e negócios, reduzindo barreiras de entrada para novos concorrentes. O uso de analytics nas informações disponibilizadas trará vantagens ao concorrente que faz o uso eficiente para entrega de experiências melhores, aumentando ainda mais a competitividade do setor.

2. Consumidor digital: Mudança no comportamento do cliente que exige soluções mais simples, inovadoras, flexíveis, personalizadas e digitais. Assim, a oferta e o atendimento devem ocorrer amplamente em todos os canais possíveis e de forma integrada.

3. Novos players: Novos entrantes, principalmente as insuretechs, trazem modelos de negócio que oferecem experiências superiores, mais simples e flexíveis aos clientes. Com o crescimento acelerado de empresas desse tipo, sua participação do market share pode aumentar de forma acelerada.

Todos os 3 pontos citados possuem o uso da tecnologia e dados como suporte ao respectivo processo, o que torna importante e estratégica uma área de Data Analytics nas empresas. Ainda mais importante, é desenvolver as competências essenciais da liderança e das pessoas da área, para um futuro do tipo VUCA e com alto grau de transformação digital.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Um ponto importante a ser destacado na gestão de pessoas na questão do desenvolvimento, é a área de RH/Gestão de Pessoas é responsável pela gestão de pessoas, mas o líder da equipe uma responsabilidade complementar, que é a gestão das pessoas.

Segundo FERREIRA (2018) [5], o líder acaba sendo a chave mestra dos incessantes e inconstantes processos de mudanças tão presentes nessa sociedade do conhecimento, investir na sua formação e desenvolvimento acaba sendo uma estratégia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com