TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  17/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina:Gestão de Pessoas

Módulo: Todos

Aluno:

Turma: 1021-1_14

Tarefa: Plano de Desenvolvimento pessoal dos colaboradores da empresa Farmacêutica

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

O cenário da gestão de pessoas mudou profundamente nos últimos anos, sendo essa mudança fruto de sucessivos estudos, desenvolvimentos e inovações. Consequentemente, a crescente atuação nos processos de fabricação. O termo "Indústria 4.0" tornou-se um assunto cada vez mais relevante nos últimos anos (Gisele Sartori, et al – 2018).

Em decorrência disso, foi necessário que a liderança no escopo da indústria 4.0 também fosse alterada, tal liderança foi chamada de liderança 4.0. Conforme falado pelo consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weile, o líder atual precisa atualizar os seus conceitos, deixando de lado os antigos padrões de hierarquia e usar as aptdões e habilidades de todos os colaboradores em prol do objetivo da empresa.

Em um future próximo, o mercado buscará por líderes cada vez mais humanizados, com estilo de gestão personalizado para cada um de seus liderados. De acordo com Patrícia Fagundes Cabral, professora da Unisinos, em tempos tão voláteis e complexos, o senso de presença é um dos maiores desafios para os líderes atuais.

A Farmacêutica é uma empresa com mais de 30 anos de existência. Nos últimos 3 anos ela vem passando por uma grande transformação corporativa. Para isso, muitos novos gestores foram contratados para mudar o antigo panorama de liderança, na qual se haviam diversas reclamações de colaboradores com relação aos seus líderes. Porém, a empresa ainda não implementou um programa amplo e generalizado de líderes e muitos dos altos gestores da companhia ainda parecem possuir conceitos e padrões da antiga hierarquia.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

A Farmacêutica é uma das maiores indústrias farmacêuticas do ramo hospitalar da américa latina, contando com mais de 1.500 colaboradores. Nos últimos 3 anos, o conselho da empresa decidiu fazer uma transformação na governança corporativa, atualizando e capacitando os gestores para que estes estejam preparados para os desafios da liderança 4.0.

Para essa transformação, a diretoria da companhia decidiu iniciar o programa por alguns setores específicos, como o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Porém, diversos outros setores parecem ainda não possuírem liderança com comportamentos e atitudes mais modernas. A empresa ainda conta com a resistência de alguns antigos com mais tempo de casa sobre tais mudanças. Esse comportamento de resistência é notável nas discussões com as gestões mais novas do P&D.

Essa diferença nos estilos se torna um grande desafio para o departamento de Recursos Humanos (RH) que está coordenando esse projeto de inovação nas lideranças.

Além de tudo, por ser uma empresa familiar, diversas culturas e conceitos e estão enraizadas no dia-a-dia da companhia e o maior desafio do RH neste projeto é justamente mudar a mentalidade dos colaboradores com mais tempo de casa, demonstrando as vantagens de uma gestão mais próxima e humanizada com seus liderados.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Devido ao expansivo crescimento da empresa nos últimos 5 anos, a vem aumentando seu quadro de funcionários de modo acentuado. Com os novos colaboradores entrando, a companhia precisa preparar seus líderes para as gestões futuras.

A nova geração de trabalhadores traz consigo características nunca antes vista no mercado de trabalho. Profissionais cada vez mais capacitados, com perfis imediatistas, que preferem trabalhos cada vez mais dinâmicos, vem ocupando cada vez mais as novas vagas no mercado de trabalho. Com isso, empresas que possuem alguns padrões de liderança mais enraizados precisarão se preparar para que haja a retenção de seus talentos.

A, pensando nisso, começou a investir em desenvolvimento de pessoas. Reforçou seu time de RH no último ano e implementou o setor de Business Partner (BP). O trabalho iniciou com o setor de P&D e irá se extender para os demais.

O Recursos Humanos da empresa conta com uma série de reclamações de funcionários sobre seus líderes, inclusive algumas reclamações em sites de avaliação de empresas. Devido a isso, o plano de desenvolvimento da sua liderança deve acontecer de forma mais intensa no início de 2022.  

Porém, já é notável a motivação superior dos colaboradores do setor de P&D com relação aos demais colaboradores da empresa com relação as suas gestões, sendo indicativo de que com um estilo mais moderno e personalizado de gestão realmente faz diferença no trabalho da equipe. Dessa forma, fica claro que o estímulo à liderança moderna trará diversos benefícios para a companhia nessa nova fase em que ela se encontra.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

  • Controle sobre as pessoas;
  • Centralização de autoridade;
  • Chefe;
  • Confrontar;
  • Resistência às mudanças;
  • Foco nos objetivos dos departamentos;
  • Inflexibilidade;
  • Rigidez nos processos, dentre outros.

  •  Líder como facilitador;
  • Desenvolve as pessoas;
  • Visão estratégica;
  • Perfil colaborativo;
  • Valores compartilhados;
  • Foco nos objetivos holísticos;
  • Flexibilidade na gestão;
  • Liderança personalizada.
  • Mudança do mindset de líderes mais antigos na empresa;
  • Incentivar e orientar o trabalho de feedback;
  • Desenvolvimento cde habilidades como comunicação, flexibilização e confiabilidade.

A maioria dos líderes da ainda possuem comportamentos mais tradicionais, onde a falta de confiança em seus liderados e a grande autoridade ainda são fatores extremamente evidentes.

A empresa necessita impulsionar alguns comportamentos de seus gestores, como a comunicação e a confiabilidade para que seus colaboradores fiquem cada vez mais retidos e motivados dentro da companhia.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

  • Setores com alto turnover de funcionários;
  • Alguns setores possuem colaboradores extremamente descontentes com suas gestões.
  • Equipe composa

  • Retenção dos talentos e diminuição do turnover;
  • Equipe cada vez mais diversificada e com profissionais com características de criatividade para impulsionar a empresa de um segmento que tanto visa a inovação;
  • Equipe com capacidade de negociação e comunicação assertiva.
  • Trabalho em equipe;
  • Inteligência emocional;
  • Responsabilidade e pensamento de dono;
  • Habilidade de comunicação e negociação.

 Devido ao plano de expansão da, a empresa necessita fazer um programa de retenção de talentos. Para isso, treinamentos de desenvolvimento pessoal podem ser um fator motivante para os times. A Empresa possui alguns problemas de comunicação interna e a melhoria desse item específico pode ser o primeiro gatilho para que as equipes sejam mais eficientes em suas entregas.

Considerações finais

É inegável que o fato de que muitos colaboradores acabam deixando as empresas por conta dos seus líderes. Em momentos tão complexos e dinâmicos como os dias atuais, os líderes precisam se atualizar cada vez mais para gerenciarem com eficiência suas equipes.

A Farmacêutica possui diversos problemas com líderes de alguns setores. Reclamações no RH e até publicas ligaram o alerta da companhia de que o desenvolvimento pessoal moderno é o caminho para que essas situações sejam extremamente diminuídas.

O líder 4.0 precisa se moldar a cada um de sua equipe, diferente dos líderes tradicionais que faziam com que suas equipes se moldassem a ele.

Líderes que inspiram confiança e que saibam lidar com situações complexas e personaliza-las de acordo com a situação e o liderado serão cada vez mais procurados no mercado.

Vendo isso, a vem iniciando um processo de desenvolvimento pessoal na empresa, implementando o setor de BP para ficar mais próximo de seus colaboradores.

Esse processo trará diversos benefícios para a empresa e com certeza reduzirá insatisfações e turnover na companhia.

Referências bibliográficas

Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná. As Principais Competências do Gestor 4.0. Disponível em: https://aerp.org.br/geral/as-principais-competencias-do-gestor-4-0/, acesso em 28/10/2021.

Benefhealth. As dez competências para 2025. Disponível em: https://benefhealth.com.br/as-dez-competencias-para-2025/, acesso em 29/10/2021.

FGV – Teorias de Liderança: Um breve passeio

FGV – Apostila da Disciplina de Liderança e Motivação

FGV – Conteúdo da disciplina de Gestão de Pessoas.

Gestão RH. As dez competências mais valiosas para 2022. Disponível em: https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/artigos/7894-as-dez-competencias-mais-valiosas-ate-2022, acesso em 29/10/2021.

Mundo Vuca. Conceito de Liderança. Disponível em: https://www.umov.me/lideranca-mundo-vuca/, acesso em 29/10/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com