TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre as Escolas do Pensamento Estratégico

Por:   •  25/1/2019  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual das dez escolas apresentadas seria a mais adequada para as organizações atuais?

  • Escola de planejamento uma vez que nos dias de hoje as empresas tem que estar sempre atentas e o planejamento costuma ser o vital na vida de uma organização.

  1. Seria possível combinar modelos para serem adotados nas organizações?
  • Na verdade é fundamental ter um pouco de cada moderadamente, um pode ser o complemento da outra, e se você conhecer bem todos os modelos fica mais fácil de entender as estratégias e se sair bem no mercado
  1. Você percebe algum ou alguns destes modelos em organizações?
  • Sim a maioria das empresas possuem algumas dessas escolas de maneira mais ou menos marcante
  1. A partir destes questionamentos construa um texto crítico dissertativo sobre o tema.

        As escolas do pensamento estratégico são de grande importância para os gestores e para as organizações, muitos autores se dedicaram ao pensamento estratégico, que apontam as dez escolas sendo divididas em dois grandes grupos, prescritivas e descritivas relacionando e discutindo seus pressupostos e aspectos centrais.            

       Um grupo engloba as escolas qualificadas como descritivas, são denominadas assim por ser preocuparem menos com a prescrição do comportamento estratégico, seu foco é na descrição de como as estratégias são de fato formuladas. No modo descritivo pode ser entendido como algo que deve ser aprendido para depois ser implantado na empresa, pois cada empresa é única, tendo suas características próprias, culturas diferentes que determinam as ações da empresa. Nesse sentido entende-se que essas estratégias descritivas podem dar certo em uma empresa, mas não necessariamente em outra, mesmo sendo do mesmo ramo de atividade, sendo assim cada empresa deve ter sua estratégia.

       A estratégia organizacional é vital para o sucesso e perpetuação de uma empresa ou negócio. Muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. As conclusões são divergentes, porém, consoante a cada realidade, tornam-se complementares já que as empresas precisar de estratégias para continuar no mercado cada vez mais competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com