TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre o livro: Quem mexeu no meu queijo

Por:   •  7/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  5.329 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS JANUÁRIA

ATIVIDADE SOBRE O LIVRO: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?

Exercício para nota parcial da disciplina Gestão Estratégica, ministrada pela professora Sônia Rodrigues, do curso de Graduação em Bacharelado em Administração.

Acadêmica: Diane Soares Dias

JANUÁRIA (MG) 2017


QUESTÕES

  1. O que você entende que seja o “queijo” E o labirinto?

O queijo é aquilo que almejamos, como sucesso profissional, felicidade em um relacionamento amoroso, ou saúde. E o labirinto é o lugar onde acontecem as buscas por esse objetivo.

  1. O livro apresenta quatro personagens: dois duendes e dois ratinhos. Qual o diferencial apresentado pelos ratinhos que os duendes não possuíam? Faça uma analogia com as empresas apresentando além do conceito, um exemplo prático.

Os ratinhos snff e scury são atentos às mudanças ocorridas no ambiente em sua volta, cheiravam o local onde ficava o queijo todos os dias antes de se alimentarem para detectarem alguma alteração no lugar, bem diferente dos duendes que não avaliavam o local. Preparado par qualquer mudança que pudesse ocorrer, os ratinhos quando retornaram ao posto c não ficaram muito surpresos ao ver que nada mais existia ali, logo partiram a procura de outros postos de queijos.

Aquela empresa que não está atenta ao que pode ocorrer no ambiente externo que não estuda possíveis alterações neste ambiente como economia, politica, estratégias dos concorrentes, entre outros, corre o risco de não se sustentar firmemente no mercado. Se, por exemplo, uma fabrica de embalagens plásticas não ficar atenta às novas leis, organizações não governamentais, novos hábitos de consumo dos clientes, entre outros, poderá ter seu faturamento e futuro comprometidos por não analisar o seu entorno visto que somos um sistema com muitos subsistemas em nosso entorno.

  1. Leia o seguinte trecho:

“cheire o queijo com frequência para saber se está ficando velho.”

Com base no trecho acima faça uma analogia com o planejamento e com a estratégia.


É necessário saber o momento de abandonar um objetivo ou uma estratégia. Deve-se checar se o plano que está sendo executado está de acordo com o planejado, se não é hora de mudar de estratégia e adequar o planejamento a nova situação.

  1. Quais as ferramentas da Gestão Estratégica que poderiam ter sido usadas para antever as mudanças que estavam em curso? Justifique. (Tenha como fundamentação teórica os temas apresentados no Seminário)

  • Analise SWOT que estuda tanto o ambiente externo identificando as ameaças e oportunidades quanto o ambiente interno descobrindo suas forças e fraquezas. Essa ferramenta permite que a empresa pesquise sobre os possíveis acontecimentos que poderão afetar o seu progresso.
  • BSC – Balanced Scorecard essa ferramenta não somente considera a questão financeira, mas também traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos e medidas, além de auxiliar no estabelecimento de metas e melhorando o feedback em fim, é uma ferramenta que mensura o desempenho através da analise financeira, dos clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.
  • 5 forças de Porter, permite analisar os fatores que afetam a competitividade auxilia na medida de rivalidade entre: os concorrentes; barreiras á entrada de novos concorrentes; poder de barganha dos fornecedores; ameaça de produtos substitutos; e poder de barganha dos compradores.
  • Planejamento Estratégico tem a finalidade de solucionar os objetivos podendo se readaptar de acordo com as exigências das condições internas e externas da empresa. As decisões são tomadas em longo prazo. A elaboração do Planejamento Estratégico diminui os riscos que poderão comprometer o futuro.

  1. Cite uma passagem do livro que você julga mais próxima dos conceitos e da aplicabilidade da Gestão Estratégica. Justifique.

“cheire o queijo com frequência para saber se está ficando velho.”

Esta passagem está relacionada com a atenção exigida em eventuais mudanças que podem afetar positiva ou negativamente os objetivos a serem alcançados por qualquer organização, logo está diretamente relacionada com a Gestão Estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com