TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa AVA

Por:   •  15/5/2016  •  Artigo  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Anhanguera Passo Fundo/RS

 NOME

LETICIA DE OLIVEIRA

 RA

9023446588

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Anhanguera Passo Fundo/RS

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Lucimara Cristina Frasson Pontes).

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

1. Introdução

Quando se trata de escravidão, logo pensamos dos anos passados, onde pessoas viviam em senzalas, acorrentadas, tratadas como “bichos”. Hoje em pleno século XXI, ainda temos em algumas das grandes cidades, relatos de trabalhos escravos, mesmo com todas as tecnologias existentes. O trabalho escravo caracteriza-se por trabalho forçado, com condições degradantes que ferem os direitos fundamentais dispostos na Constituição de 88.  Existem várias formas e práticas de trabalho escravo.  

Falando do Brasil, infelizmente temos muitos relatos de tipos de escravidão, nos dias atuais; pessoas que trabalham em minas de carvão, pedras preciosas, fábricas de roupas clandestinas e até mesmo em canaviais, por exemplo, trabalhando em péssimas condições, sem o uso de equipamentos de segurança, trabalhando em troca de sua própria alimentação, muitas vezes.

2. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores

No Brasil, segundo pesquisa realizada em um site de notícias, mais de 2 mil pessoas são libertadas da escravidão, por dia média de 5 pessoas. Um resultado bastante significante, pois muitas pessoas não sabem se quer que exista escravidão nos dias de hoje.

O principal agente causador desse tipo de trabalho com certeza é a classe social, ou a necessidade econômica de certas pessoas. Extrema pobreza, fome, são aspectos que levam essas pessoas que vivem em tais condições ao trabalho escravo. A condição miserável em que se encontram essas pessoas vem agravando cada vez mais a escravidão pelo mundo. Em busca de sobrevivência, os trabalhadores não tem outra opção a não ser aceitar qualquer proposta de emprego que lhe são ofertadas. Elas são seduzidas facilmente por propostas a primeira vista agradáveis, como garantia de salário, alojamento e comida, quando na verdade são forçados a trabalhar sem nenhum destes beneficio.

         Existem diversos agentes ao que estão envolvidos para que o trabalho forçado seja abolido de uma vez por todas. Entre eles estão grupos de fiscalização do Ministério do trabalho e Emprego, que são compostos de fiscais do trabalho, procuradores do trabalho e policiais federais que atuam com o intuito de apurar denuncias, aplicar multas e resgatar pessoas em situações de trabalho desumanas. Na luta pelo combate a escravidão encontram-se também sindicatos e cooperativas de trabalhadores que ao identificar ou receberem denuncias de abusos por parte dos empregadores encaminham essas para que o Ministério do Trabalho e Emprego verifique a denuncia.

3. Escravidão e ética

Escravidão é a prática em que os seres humanos são tratados como uma propriedade, ao qual é imposta condições por meio de força, condições precárias e sem pagar mais do que o alimento e o abrigo. Na antiguidade os escravos eram legalmente definidos como mercadoria e seus preços eram definidos de acordo com suas condições físicas, idade e habilidades profissionais.

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social. Nesse sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, esta relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

As pessoas se dizem éticas e serem contra qualquer tipo de trabalho forçado, no entanto o que vemos frequentemente são pessoas ignorando os diversos casos de escravidão que os menos favoráveis são impostos diariamente, achando que estes tipos de problemas não mais existam ou mesmo que são casos pequenos e isolados e que não fazem parte da sociedade atual. Usam argumentos que as colocam contra esses tipos de abusos, no entanto suas atitudes frente a esses problemas não condizem exatamente com o que pregam. É da cultura do ser humano achar que o problema não é tão grave até que este atinja a si próprio. As pessoas dizem ter ética e, no entanto são incapazes de tomar qualquer atitude no intuito de acabar com as ilegalidades presenciadas. Se a sociedade como um todo tomasse a real ciência da gravidade do trabalho escravo, talvez esse fosse combatido com mais frequência e de uma forma mais eficaz. Afinal de contas quem melhor para ajudar no combate a escravidão que a própria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (323.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com