TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

A empresa: Natura

A Natura é considerada uma das maiores empresas brasileiras fabricantes de cosméticos, produtos de higiene e de perfumaria.

Desde sua origem, seus passos foram guiados e inspirados por duas grandes paixões: a cosmética, como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas, e as relações humanas, como grande expressão da vida, ou seja, ela é uma empresa que busca criar valores para a sociedade como um todo, gerando resultados tanto na dimensão econômica, como na social e ambiental.

A natura e sua pratica organizacional

Carbono Neutro

Com o intuito de promover uma redução da emissão de Gases do Efeito Estufa e amenizar o impacto causado por ele, a Natura criou em 2007 o programa Natura Carbono Neutro.

Esse programa tem como objetivo atuar em todas as fases do negócio, ou seja, desde a produção da matéria-prima, até a destinação pós-consumo, evitando o aumento de emissão de gases de efeito estufa.

O programa é dividido em três etapas, onde orientam como devemos agir para melhorarmos e aperfeiçoarmos os processos. Cada etapa nos ajudará a identificar oportunidades para potencializarmos nossas ações.

A primeira etapa é o inventário, que é onde medimos e registramos nossas emissões, desde a extração de recursos naturais para a produção de matéria prima, até o descarte final dos conteúdos e embalagens pós-consumo.

A segunda etapa é a redução, que são ações e processos que nos comprometem a reduzir nossas emissões.

E por fim a terceira etapa que é a compensação, ou seja, é a parte do processo pelo são apoiados projetos de compensação que apresentam benefícios ambientais e sociais, no qual neutralizam as emissões que não puderam ser evitadas.

Segundo a Natura “Conhecer a extensão do impacto, medi-lo e monitorá-lo é o primeiro passo para poder promover a gestão e identificar as oportunidades de redução de emissões em toda a cadeia”.

Antes da criação do Programa Carbono Neutro, a Natura já havia iniciado algumas medições referentes à quantidade de gases de efeito estufa que ela emitia, porém era apenas possível saber a quantidade de gases emitidos por processos internos, ou seja, apenas aquilo que estava ao alcance da empresa.

Após a criação do programa, implantaram-se na própria Natura as medidas exigidas por ele.

Na etapa 1 onde foi medido e registrado as emissões que envolveram todas as cadeias, um exemplo de melhoria foi a substituição do álcool convencional pelo álcool orgânico como ingrediente das formulações.

Na etapa 2 foi estabelecido compromissos para atingir metas , incentivando assim outras organizações a trilharem o mesmo caminho, um dos compromissos da Natura foi reduzir a até 2011, 33% das emissões por quilo de produto faturado.

Na etapa 3 para completar o ciclo de atuação da Natura, as emissões que não puderam ser evitadas foram compensadas por meio de apoios a projetos. Temos como exemplo o Carbono Socioambiental do Xingu, um projeto florestal que consiste na recuperação de áreas degradadas, por isso nos concede créditos futuros, já que

as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com