TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 10

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RAYANA CRISTINY GOMES VILAR CARVALHO

RA

6821483061

Atividade de Autodesenvolvimento

        

Anhanguera educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Anhanguera educacional

2015

Introdução

Neste trabalho abordarei os principais fenomenos da Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS. Para entermos sobre a globalização é dividida em  processo de integração econômica, cultural, social e política; a economia se dá a partir de conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo  de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.

BRICS é um agrupamento economico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado de modo formal com estatuto e carta de princípios.

outsourcing é um termo usado em ingle, mas tem seu significado em nossa lingua como terceirização, ou seja, uma grande empresa contrata uma outra organização terceirizada para presta serviços em determinada área dessa suposta empresa que a contratou. Está relacionada com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos apresenta mais rendimento para determinada empresa, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora.

Como exemplo de empresa que se aptou a mudanças e se inseriu na realidade da globalização posso citar a Coca-Cola Company desta forma, com os estudos realizados irei mostrar e exemplificar como a Coca-Cola aplica estratégias glocais em seu composto mercadológico para criar vantagem competitiva de mercado.

Descrição das definições de globalização

 A globalização podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

Segundo historiadores, afirma que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas, neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. No entanto, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, abriu portas para o processo de globalização econômica. Empresas multinacionais se sentindo saturados, por conta foram a busca na conquista de novos mercados consumidores, que teve como objetivo principalmente nos países recém saídos do socialismo, então esses países foram foco importante para melhorar essas empresas que não estavam mais conseguindo manter seus gastos e suas vendas.

          Por conta da grande concorrência entres empresas fez com que as mesmas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baixar o custo e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. No entanto, começam a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc. Um ponto interessante é a busca das empresas pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias.

 Certas empresas produzem seus materiais em outros países com intuito de pagar o menor preço em imposto, em materiais, mão de obra, energia e etcs, isso faz com que elas diminuam os custos altos, podemos da um exemplo de uma bolsa pode ser planejado nos Estados Unidos, produzido pela China e com a matéria-prima do Brasil e ser comercializada em diversos países. O uso da internet ajuda bastante na economia, pois as empresas usam esse meio para criar um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial, investimentos, pagamentos e transferências bancárias, podem ser feitos em questões de segundos através da internet ou de telefone celular.

Por causa dessas mudanças nos processos econômicos, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, com objetivo principal é o aumento das relações comerciais entre os membros. Dentro disso surgiram então a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Essa união de blocos faz com que fortaleçam cada vez mais e ter uma relação entre si. Quando o país pertence a um bloco econômico, eles conseguem obter forças nas relações comerciais internacionais.

Definir sobre a conceituação do que seja a globalização e demonstrar, com exemplos, como e quando ela se dissemina ao redor do planeta. Mas tudo o que tem seu lado positivo, existi também o oposto é claro. Um dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância. Um caso que ocorreu foi a crise econômica de 2008 ocorrida nos Estados Unidos. Com grande avanço dessa crise, ela se espalhou pelos quatro cantos do mundo, gerando desemprego, falta de crédito nos mercados, queda absurda em bolsas de valores, falências de empresas, diminuição de investimentos e muita desconfiança. O mesmo aconteceu em 2011 com a crise econômica na Europa, isso gera um caos para o mundo todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (182.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com