TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento Direito e Legislação

Por:   •  22/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

No Brasil, as pessoas jurídicas e pessoas físicas tem como obrigações o pagamento de tributos às organizações governamentais. O Principio da capacidade contributiva serve para controlar o tributo cobrado a pessoa jurídica e pessoa física, para que dessa forma não haja injustiça no processo de contribuição obrigatória da parte do contribuinte. Então dessa forma o Princípio da capacidade contributiva tem como base na aplicação dos tributos as pessoas da seguinte maneira:

Dentro da sociedade, contribui mais, quem tem uma renda maior; E contribui menos, quem tem uma renda menor. Assim o contribuinte consegue cumprir com outras obrigações e ainda se sente motivado a crescer mais, trazendo mais benefícios para si e para o país.

No nosso país, a receita federal tem como base a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física que tarifa o tributo de acordo com a renda de cada pessoa. Podemos observar ao analisá-la que até um determinado valor de renda, não  é cobrado o tributo para a pessoa, ou seja, essa tabela tem um valor mínimo, pois a receita compreende através do Principio da Capacidade Contributiva que não é justo cobrar tributo para valores que vão até o valor mínimo determinado pela tabela.

Podemos assim dizer que a Tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física  está totalmente fundamentada no Principio da Capacidade Contributiva, para que assim possa ser cobrado tributos dos contribuintes de forma justa e eficiente, e igual.


Referências bibliográficas

  • O PRINCÍPIO da Capacidade Contributiva como instrumento da Justiça Tributária.

Arquivo em PDF disponibilizado pelo responsável do aplicamento da atividade no portal da Anhanguera.

  • http://www.receita.fazenda.gov.br/Aliquotas/ContribFont2012a2015.htm

Página da receita federal contendo a Tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (460.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com